Programa federal oferecerá crédito para impulsionar turismo nacional, mas medida está aberta para todos (Foto/Freepik)
O Ministério do Turismo anunciou na semana passada um novo programa para viabilizar parcelamento de pacotes de viagens nacionais. A ideia do programa é ofertar crédito aos brasileiros que querem viajar e dar mais opções de vendas aos prestadores de serviços turísticos.
Por meio de parceria com o Banco do Brasil, a proposta é oferecer ao consumidor a possibilidade de pagar por passagens aéreas e hospedagens pelo Brasil em até 60 vezes para popularizar o turismo no país.
Para fazer parte do programa, os prestadores de serviços turísticos deverão possuir cadastro ativo no Cadastur. Entre as vantagens oferecidas para as empresas que aderirem estão vantagens como o aumento no número de parcelas da compra e sem custo adicional, bem como o recebimento do valor integral da venda via Pix, sem desconto.
Já para o consumidor, o Ministério do Turismo informou que o programa inicialmente será liberado para quem for correntista do Banco do Brasil. A pessoa poderá contratar até R$ 20 mil em crédito para comprar pacotes ou serviços turísticos pelo Brasil, com juros de 1,79% ao mês.
A data de acesso ao financiamento ainda não foi anunciada pelo governo federal. A partir do início efetivo do programa, a contratação poderá ser feita pelo consumidor diretamente pelo aplicativo do banco ou em uma agência física. O processo começará quando o viajante ler o QR Code associado à compra na empresa parceira.
Para quitar toda a compra, o cliente poderá ser escolher o prazo de dois meses a 60 meses, mas a primeira parcela precisa ser paga em até 60 dias. Cada parcela deve ser de, pelo menos, R$ 50 e debitada automaticamente na conta.
Entretanto, nem todos os correntistas do banco vão poder participar do programa. A iniciativa só será liberada a quem tiver limite de crédito ativo e chave Pix cadastrada.
Ainda segundo o governo federal, a parceria com o Banco do Brasil é o ponto de partida, mas existe a possibilidade de estender o programaa correntistas de outras instituições financeiras que atuam no país. Ainda não foi divulgado cronograma para que o financiamento esteja disponivel a clientes dos demais bancos.