Visitantes que estiverem em Belo Horizonte poderão conhecer o interior do prédio histórico e curtir atrações musicais gratuitamente
Praça da Liberdade, Belo Horizonte (Foto/Divulgação)
Passeio natalino no Palácio da Liberdade está aberto à visitação do público em Belo Horizonte. A programação especial abrange presépio, exposição, decoração e música, convidando os visitantes a circular pelo interior e pelos jardins do espaço.
A entrada é gratuita e a visita é permitida de quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (última entrada às 17h), e aos sábados e domingos, das 10h às 17h (última entrada às 16h30).
Inaugurado em 1898, o Palácio da Liberdade foi construído para ser a sede e o símbolo do governo mineiro. A arquitetura eclética do prédio histórico reflete a influência do estilo francês. No interior do Palácio podem ser vistos os candelabros em bronze dourado, lustres em cristal e também o requinte da escadaria principal encomendada a uma empresa da Bélgica.
Além de se apreciar o luxo do ambiente do prédio, o visitante que chegar ao palácio será recebido por um tapete vermelho que o conduzirá à escadaria principal onde está instalada uma intervenção artística, que reproduz o cenário do nascimento de Jesus.
Presépio no Palácio da Liberdade pode ser visitado aos domingos (Foto/Agência Minas)
Na sequência, o público é convidado a entrar no espaço pela lateral direita. No caminho, visitantes serão conduzidos pela reprodução do toque dos sinos das igrejas de Minas Gerais, expressão que é reconhecida como patrimônio histórico.
Seguindo os passos até o hall principal, encontrará a representação do Menino Jesus na manjedoura, em escala real, com uma iluminação específica, dando as boas-vindas.
A imagem pertence à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem e poderá ser vista pelo no local até 24/12, quando retornará à paróquia em razão da Missa do Galo.
Na sala ao lado do hall principal, está montada a exposição “É noite de Natal: pinturas do artista Hélio Faria”, que celebra o encontro entre a tradição natalina e a cultura mineira. O itinerário continua até os jardins, onde está a árvore de Natal e a tenda, na qual haverá uma série de shows do projeto com artistas mineiros. Além disso, a programação musical inclui cantatas, que se somarão às diversas atrações em cartaz ao longo deste mês e até 6 de janeiro de 2024.