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Playcenter pode se tornar parque temático de chocolate

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 26/02/2024 às 14:25
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Atiçando a curiosidade de quem foi criança na década de 90 e início dos anos 2000, a Cacau Show anunciou este mês a compra de todas as marcas do saudoso Playcenter e deu o primeiro passo para a entrada no setor de entretenimento no Brasil. 

O Playcenter em São Paulo já foi o maior parque da América Latina, mas fechou as portas em 2012 e alguns brinquedos foram desmontados para serem levados a outros parques no Brasil e no exterior. Hoje, o grupo têm apenas mini parques indoor em alguns shoppings, cuja operação também será assumida pela Cacau Show.

A transação ainda está em análise pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e detalhes do negócio não foram divulgados até o momento, não havendo informações sobre o valor do investimento, a continuidade do nome Playcenter e previsão de início do funcionamento do novo parque.

No entanto, a Cacau Show já confirmou os planos para criar o próprio parque temático de chocolate. "Durante os nossos primeiros 35 anos de história, o Cacau e o chocolate sempre estiveram presentes em nossa marca e, agora [e nos próximos anos], chegou o momento de enfatizarmos ainda mais o nosso show, que agora vai além do nosso produto”, declarou o fundador da empresa, Alexandre Costa, em vídeo publicado nas redes sociais.

A notícia sobre a compra da marca Playcenter vem logo depois da fabricante de chocolates revelar no fim do ano passado o projeto para a construção de um parque temático em Itu, às margens da Rodovia Castelo Branco, no interior de São Paulo.

As informações sobre o projeto foram apresentadas ao vereadores de Itu em dezembro. Os parlamentares da cidade paulista relataram que a intenção da empresa é montar o maior parque temático da América Latina, com previsão de investimento em torno de R$ 2 bilhões no complexo de entretenimento.

Também foi informado que o parque deverá ser inaugurado no prazo de 36 meses após o início das obras e contará com duas áreas: uma área aberta ao público e outra fechada, que dá acesso ao parque.

Para viabilizar a criação do parque temático, os vereadores de ITU aprovaram mudança na Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação de Solo para permitir a instalação de empreendimentos voltados à Expansão e Fomento do Desenvolvimento Turístico na área às margens da rodovia. Também foi aprovada a  isenção de ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis  para a empresa de chocolates.

Durante coletiva de imprensa na semana passada, os representantes da fabricante de chocolates reafirmaram o projeto de construção de um parque temático outdoor inspirado em grandes empresas internacionais do ramo do entretenimento, como a Disney e a Universal.

A empresa já tentou comprar outros parques temáticos, como o Beto Carrero World e Hopi Hari. No fim do ano passado, inaugurou uma montanha-russa em sua fábrica de Itapevi (SP). Com investimento inicial de R$ 3 milhões, o espaço foi denominado de "Cacau Show Experience". 

Hoje, o local já conta com cinco atrações. Além da montanha-russa batizada de Gira Chocomonstros, que atrai mais de 4 mil visitantes por final de semana, há também o carrossel italiano, dark ride (passeio de trilhos pela fábrica), boliche e carrossel com fusca. Os bilhetes para os brinquedos são pagos individualmente pelo visitante, com preços a partir de R$ 15.

O anúncio da aquisição do Grupo Playcenter é mais um passo de expansão da Cacau Show para além da fabricação e comércio de chocolate. Em 2021, a companhia inaugurou o Bendito Cacao Resort & Spa, em Campos do Jordão (SP). Mais uma unidade será inaugurada em Águas de Lindóia (SP) em abril.

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