CHECKLIST MUNDO

Segurança na viagem: 9 dicas para proteger a bagagem despachada

Veja cuidados que podem ajudar a não cair no golpe da mala trocada no aeroporto

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 17/04/2023 às 14:48
Compartilhar

O recente caso das turistas brasileiras presas indevidamente na Alemanha criou um novo motivo de pânico para os viajantes. Apenas perder a mala nem se compara ao medo de ter a bagagem trocada por uma quadrilha de traficantes e acabar equivocadamente atrás das grades até provar a inocência, ainda mais em outro país.

O caso deixou os viajantes de cabelo em pé a coluna reuniu algumas dicas para evitar cair neste tipo de golpe.

Antes de tudo, é bom lembrar que o caso das brasileiras ocorreu com as bagagens despachadas e que são transportadas no porão do avião. Nesse caso, as malas são entregues no balcão da companhia aérea no momento do check-in e fora dos cuidados do viajante.

Uma alternativa para evitar dor de cabeça é levar apenas a mala de mão. Os viajantes podem levar junto na cabine do avião bagagens de até 10kg dentro das dimensões permitidas (55cm x 35 cm x 25 cm). Dependendo da duração da viagem, essa capacidade é mais do que suficiente para acomodar vários looks, especialmente se souber como montar um "armário cápsula". 

Porém, nem todo mundo está disposto ou tem condições de viajar apenas com a mala de mão. Por isso, é sempre bom saber os cuidados que podem ser tomados para evitar ser alvo de golpes ou, ao menos, para conseguir provar que a bagagem suspeita não é sua. Confira 9 dicas para tornar a viagem mais segura:

1 - Tirar fotos e gravar vídeos do despacho da bagagem

Basta ter um celular em mãos para tirar uma foto ou gravar um vídeo para registrar as características da sua bagagem. Você pode capturar imagens da bagagem na hora de despachar e também com a etiqueta da companhia aérea para mostrar todos os dados.

2 - Conferir a etiqueta e o peso da mala

Mais uma dica importante que pode ajudar a esclarecer alguns fatos diante de um problema é conferir se o peso dela consta na etiqueta que comprova o despacho. Além de tirar uma foto com esses dados, faça também uma imagem da balança do aeroporto registrando o peso da mala, pois nem sempre as companhias aéreas imprimem a etiqueta com o peso.

Bagagem (Foto/Divulgação)

3 - Guarde o comprovante de despacho da mala até o destino final

Infelizmente é normal o passageiro despachar a mala e não guardar o comprovante até o final da viagem. Nele estão contidos os códigos de identificação da mala, origem e destino, além do peso. O ideal é ficar com o ticket ao menos até pegar a mala no destino final. Para não correr o risco de perder o comprovante, tire uma foto dele assim que recebê-lo no guichê de embarque.

4 - Identifique a bagagem

Coloque etiquetas com seu nome e contato do lado de dentro e fora da bagagem. É recomendável até colocar duas tags, caso alguma se rompa durante o transporte dela no aeroporto. Escreva seu nome e sobrenome e telefone com o DDD. Lembre-se que alguém do outro lado do mundo pode precisar ligar para este número. 

Você também pode fazer uma “marquinha secreta” na mala, de forma que apenas você a identifique. Isso vai garantir que, ao retirá-la no destino, você veja se aquela mala que tem a etiqueta com seu nome é de fato a sua. Se não for, acione a polícia.

5 - Não perca sua bagagem de vista

Essa dica vale tanto para a bagagem despachada quanto para a bagagem de mão: nunca tire os olhos da sua mala nos aeroportos ou qualquer outro local durante a sua viagem. Os criminosos podem aproveitar um minuto de descuido para colocar alguma substância ilícita em sua mala, e você só vai perceber algo diferente quando abri-la – ou quando passar por uma inspeção policial. Leve sua mala com você, inclusive, para as cabines do banheiro. 

6 - Feche bem sua bagagem

Ao que parece, só os cadeados já não estão dando conta de garantir a segurança. Vale prender os zíperes com lacres, usar capas protetoras e até passar aqueles plásticos por toda a bagagem, serviço comumente oferecido nos aeroportos. Tudo isso dificulta uma ação mais rápida dos criminosos, fazendo com que seus pertences não sejam interessantes para o golpe. 

7 - Rastreie

Muitos viajantes passaram a utilizar rastreadores dentro de suas malas com o objetivo de encontrá-las em caso de extravio. Agora, Apple AirTag ou do Samsumg SmartTag, que são conectados ao smartphone, também podem ser utilizados para provar as autoridades que suas malas nunca saíram do seu ponto de origem.

Bagagem em esteira (Foto/Reprodução)

8 - Ter uma mala diferentona

Lance mão da sua criatividade e personalize a sua mala. Prefira malas com cores berrantes e chamativas. Se a mala for preta, cole adesivos grandes e coloridos e amarre fitas coloridas na alça. Já há relatos de quem tenha impresso a própria foto e pregado na bagagem. Tudo pode evitar que ela se torne alvo de criminosos e, ainda, facilita que você a identifique na esteira. 

9 - Cuidado nunca é demais

Ao desembarcar, vá direto recuperar sua mala. Uma bagagem “sem dono” torna-se um alvo fácil. No destino, assim que recuperar sua mala, abra-a e confira se nada foi furtado, ainda que não haja sinais de que foram abertas. Se perceber falta de algo, notifique imediatamente a companhia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por