Viajantes podem ver de perto os animais em passeios de barco em cidades do Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil (Foto/WhitePaper Docs)
Em busca de uma experiência diferente para a próxima viagem? Então, aproveite que a temporada está aberta para observação de baleias no litoral brasileiro e se prepare para ver de perto os grandes mamíferos em seu habitat natural.
Do começo de julho e até o fim de Outubro, as baleias Jubarte visitam o litoral brasileiro em busca de águas mornas e calmas para acasalar e alimentar os filhotes. É o momento ideal para avistá-las em passeios de barco e quem sabe até conseguir um clique do momento em que elas pulam fora da água livremente.
Para presenciar o espetáculo, o litoral dos estados da Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e até São Paulo são alguns dos lugares onde os animais podem ser encontrados, inclusive as regiões contam com projetos que destacam a história e a preservação. Veja os principais destinos no Brasil para ver de perto os grandes mamíferos marinhos.
ESPÍRITO SANTO
Viajantes podem ver de perto os animais em passeios de barco em cidades do Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil (Foto/ES Brasil)
O estado recebe a visita de mais de 20 mil baleias-jubarte todos os anos. A região de Vitória é famosa pela observação de baleias e a sua temporada acontece de meados de junho até novembro. Após percorrer 4 mil quilômetros, a Baleia Jubarte chega ao litoral e para vê-las de “pertinho” é necessário navegar até o horizonte do mar, onde as baleias fazem o seu show e passeiam pelo seu habitat natural.
Por meio dos Projetos Baleia Jubarte e Amigos da Jubarte, os turistas podem realizar um passeio com operadores e mestres de embarcação. Os profissionais são orientados para desenvolverem a atividade com segurança, tanto para os animais quanto para os turistas.
No Espaço Baleia Jubarte, os turistas ainda poderão encontrar um espaço interpretativo interno e externo com réplicas e painéis, auditório, e um espaço cultural para exposições temporárias.
BAHIA
Viajantes podem ver de perto os animais em passeios de barco em cidades do Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil (Foto/Pousada Guaratiba)
O litoral do sul da Bahia conta com espaços destinados às baleias. A expectativa é de que mais de 4 mil animais migrem para a região e que eles fiquem até o final de outubro, período que compreende a amamentação dos filhotes e o acasalamento.
Além de Salvador, a atividade turística pode ser realizada nos municípios baianos de Caravelas, Itacaré e Praia do Forte. A Bahia, ainda, é sede do maior berço reprodutivo do Oceano Atlântico Sul Ocidental, localizado no Arquipélago de Abrolhos.
Outro destino bastante famoso pelo segmento é Prado. O local é conhecido como Costa das Baleias, e já se prepara para receber os turistas que vêm para a região contemplar as Jubartes.
SANTA CATARINA
Viajantes podem ver de perto os animais em passeios de barco em cidades do Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil (Foto/Casa do Turista)
Os grandes cetáceos chegam também no litoral de Santa Catarina, com filhotes e mamães baleias. O litoral de Laguna, junto com Imbituba e Garopaba, formam o trio de cidades que compõem o roteiro turístico de inverno conhecido como Rota da Baleia Franca.
Juntas, as três cidades compõem o maior registro de avistamentos de baleias do litoral Catarinense. A temporada vai até novembro e a expectativa é de que setembro seja o pico da chegada dos animais.
Confira também: Um Guia de Primeira Viagem para a Praia do Rosa em Santa Catarina: Dicas e Informações Essenciais
SÃO PAULO
Viajantes podem ver de perto os animais em passeios de barco em cidades do Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil (Foto/Prefeitura de Guarujá/SP)
No litoral de São Paulo, Guarujá integra um imperdível roteiro para observação com baleias. O percurso segue em torno da baía de Guarujá, contornando a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, passando pela Praia do Sangava, e prossegue em direção à laje de Santos, que é um parque marinho e uma área de proteção ambiental.
Ilhabela também é uma opção para o avistamento de baleias no litoral paulista e a experiência ainda inclui os golfinhos. Além dos passeios, a cidade conta com o Espaço Baleia Jubarte com informações aos visitantes sobre os animais.