CHECKLIST MUNDO

Unesco reconhece mais um destino no Brasil como patrimônio da humanidade

Gisele Barcelos
Gisele Barcelos
Publicado em 29/07/2024 às 16:19Atualizado em 14/10/2024 às 17:19
Compartilhar

(Foto/Reprodução)

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) declarou o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade. Com isso, o Brasil agora conta com 24 destinos reconhecidos pela entidade internacional.

Localizado a cerca de 250 quilômetros de São Luís do Maranhão, o parque foi criado há mais de 40 anos e é o maior campo de dunas da América do Sul, com 155 mil hectares. 

Cerca de 57% da área do parque é composta pelas dunas que se intercalam com lagoas de água doce permanentes e temporárias abastecidas pela chuva e pela variação do lençol freático. 

O dossiê de candidatura dos Lençóis Maranhenses foi encaminhado em 2018. O processo foi realizado pelo governo federal em parceria com o governo do Maranhão e os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz, além de comunidades que vivem na região. 

Em agosto de 2023, avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) foram ao Maranhão para fazer uma avaliação técnica do parque. Aspectos como a integridade e o manejo foram observados e consolidados em um relatório entregue ao comitê da Unesco, colegiado que reúne rotativamente representantes de 21 países. O relatório destacou o arcabouço legal e institucional que garante a proteção permanente da área. 

Entre os requisitos atendidos pelo parque para obter o título figuram a beleza natural, os geológicos significativos e os habitats para a conservação da biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas. 

O parque abriga quatro espécies ameaçadas de extinção, o guará (Eudocimus ruber), a lontra-neotropical (Lontra longicaudis), o gato-do-mato (Leopardus tigrinus) e o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus). Estima-se que a região tenha cerca de 133 espécies de plantas, 112 espécies de aves e pelo menos 42 espécies de répteis.

O título de Patrimônio Mundial é dado a lugares cuja relevância natural ou cultural, segundo a Unesco, ultrapassa fronteiras nacionais e tem importância para toda a humanidade. 

O Brasil já possui sete sítios declarados Patrimônio Natural Mundial: o Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu; as reservas de Mata Atlântica, em São Paulo e Paraná; a Costa do Descobrimento, na Bahia e Espírito Santo; as áreas Protegidas da Amazônia Central e do Pantanal; a Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, em Goiás; além do arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas. O título conferido ao Parque dos Lençóis Maranhenses é o oitavo da lista.

Com os Lençóis Maranhenses, o Brasil passa a ter 24 títulos de Patrimônio Mundial da Unesco: 15 culturais, oito naturais e um misto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por