(Foto/Reprodução)
Ministério do Turismo lançou edital para fomentar turismo sustentável dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado a 235 quilômetros de Uberaba. Interessados podem enviar propostas até 16 de janeiro.
Os projetos selecionados terão apoio técnico e financeiro para implementação de atividades de visitação voltadas à educação ambiental, à conservação do meio ambiente e à recreação em contato com a natureza na Serra da Canastra.
Em colaboração com a UNESCO e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), será contratada empresa especializada para realização de estudos técnicos para diagnosticar e subsidiar potenciais parcerias para a exploração de atividades de visitação dentro do parque.
O edital se destaca por abranger uma série de prioridades, incluindo a capacitação de comunidades locais, o estímulo à inovação tecnológica no turismo e a promoção de destinos turísticos ainda pouco explorados. As inscrições podem ser feitas diretamente na plataforma da UNESCO.
(Foto/Reprodução)
Criado em 1972, o Parque Nacional da Serra da Canastra tem aproximadamente 93 mil hectares demarcados e parte do território de seis municípios: São João Batista do Glória, São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis e Capitólio.
Um dos principais atrativos do parque é a nascente do rio São Francisco, que brota no imenso chapadão em forma de baú ou canastra. Porém, os visitantes também podem se aventurar em trilhas para vistas privilegiadas da serra e com acesso a diversas cachoeiras.