CONEXÃO URBANA

A operação "Praça Segura" pretende restaurar a paz na Praça Jorge Frange

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 03/04/2025 às 17:20
Compartilhar

Peixinho sagrado
A Prefeitura de Uberaba publicou no Porta-Voz da última quarta-feira (02/04) decreto regulamentando a Feira Livre do Peixe, que ocorrerá anualmente na Sexta-feira Santa. Em 2025, o evento será na avenida Prudente de Morais (Abadia), das 6h às 13h. O local será definido anualmente pela Sagri. Feirantes cadastrados nas feiras municipais poderão participar, desde que se inscrevam no período determinado (este ano, de 3 a 16/04). A autorização vale apenas para o ano corrente.

Boa!!!
A feira permitirá venda de peixes, bacalhau, frutos do mar, ovos de Páscoa artesanais, doces, hortifruti e artesanato. O secretário Agnaldo Silva (Sagri) destacou que a oficialização garante fiscalização, segurança e estrutura (como banheiros e limpeza). Feirantes devem seguir regras como distanciamento entre barracas e horário fixo. A expectativa é que o evento, com 28 inscritos iniciais, atraia público e impulsione vendas.

Oportunidade
O Hospital Regional José Alencar está com processo seletivo aberto para técnico(a) de enfermagem. Os interessados devem enviar currículo até terça-feira (8), às 8h30, pelo site www.hospitalregionaljosealencar.com/trabalhe-conosco. Requisitos incluem curso técnico concluído, registro ativo no Coren, disponibilidade para escala 12x36 (dia/noite) e conhecimentos em informática. Experiência hospitalar será diferencial. Mais informações pelo telefone (34) 3334-7647 ou no RH do hospital.

Segurança
A Guarda Civil Municipal (GCM) iniciou nesta quinta-feira (3) a operação "Praça Segura", com reforço no policiamento na Praça Jorge Frange e na rodoviária, locais de grande fluxo de comerciantes e pedestres. A ação preventiva visa coibir crimes e garantir a segurança pública, estendendo-se posteriormente ao Mercado Municipal e outras áreas. A iniciativa integra um pacote de medidas para manutenção da ordem em espaços públicos, demonstrando a prioridade da gestão com a proteção social. Especialistas destacam que esse tipo de operação é crucial para dissuadir a criminalidade e restaurar a sensação de segurança na população.

Bem-vinda
A operação "Praça Segura" surge em um contexto crítico: após a movimentação realizada pela Prefeitura na região do Terminal Rodoviário Jurandyr Cordeiro, “desestimulando” a permanência de pessoas em situação de rua, a Praça Jorge Frange passou a concentrar um fluxo significativo delas, que apenas migraram de local. O impacto na região foi negativo. Aumentaram os relatos de consumo aberto de drogas, abordagens agressivas a transeuntes (para “pedir” dinheiro) e de pequenos furtos em estabelecimentos comerciais do entorno.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Paz e Ordem
A ação da Guarda Municipal visa não apenas reprimir ilícitos, mas também restabelecer a ordem e a convivência harmônica nos espaços públicos alcançados pela operação "Praça Segura". Para analistas consultados pela coluna, investir em policiamento visível nesses espaços não só reduz crimes oportunistas, mas também fortalece a confiança da população nas instituições. 

Cuidado
A primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) pública de Uberaba será inaugurada ainda este ano no Parque das Gameleiras, com capacidade para acolher até 80 idosos em situação de vulnerabilidade social. A gestão da unidade será definida por concorrência pública, podendo ser realizada por OSC (Organização da Sociedade Civil) ou empresa, de forma a garantir expertise no atendimento. A Prefeitura também publicará edital para mobiliar o local, utilizando recursos do Funemp. Atualmente, o município cofinancia 146 vagas em ILPIs terceirizadas, mas a demanda por acolhimento ainda supera a oferta.

Critérios
Uberaba avança na normatização das ILPIs: na próxima semana, um decreto definirá critérios de prioridade para acesso às vagas. O secretário Ernani Neri destacou a necessidade de ampliar a rede, já que as 146 vagas cofinanciadas hoje são insuficientes. A primeira unidade pública a ser entregue pela prefeita Elisa Araújo à cidade, será gerida conforme regras a serem estipulada na concorrência a ser deflagrada pelo governo municipal, pretende conferir mais qualidade no atendimento aos idosos. Os recursos para mobiliário virão do Ministério Público de Minas Gerais, reforçando a parceria entre poder público e sociedade civil.

Debate
A FUPAC/UNIPAC promove, nesta quarta-feira (3/4), o evento "Direito e Ditadura: Ainda Estou Aqui", discutindo perspectivas jurídicas do período ditatorial a partir da análise do filme homônimo. O encontro multidisciplinar ocorrerá das 19h às 21h, no campus da Unipac Uberaba (Av. Leopoldino de Oliveira, 4245). A iniciativa visa refletir sobre os impactos do regime na esfera legal, com entrada gratuita. Interessados podem comparecer sem necessidade de inscrição prévia.

Autocracia
O premiado filme "Ainda Estou Aqui", vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, é uma adaptação da obra literária homônima de Marcelo Rubens Paiva, lançada em 2015. O longa retrata a trajetória da família do autor durante a Ditadura Militar, destacando a luta incansável de sua mãe (Eunice) após o desaparecimento do pai (Rubens), perseguido pelo regime. A história mescla memórias de uma infância feliz com o gradual tensionamento político pós-1964, mostrando como a família foi vigiada, hostilizada e, finalmente, dilacerada pela violência de Estado.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Expertise e consciência social
No evento da UNIPAC, professores do curso de Direito da instituição analisarão as múltiplas dimensões jurídicas do caso, abordando desde os aspectos penais (perseguição política e desaparecimentos forçados) até questões previdenciárias (reparações às famílias) e constitucionais (ruptura do Estado Democrático de Direito). O debate destacará como o filme, ao humanizar documentos históricos, reforça a necessidade de justiça e memória no contínuo exercício de consolidação da democracia brasileira.

Legado de amor
O 1º Festival da Paz Chico Xavier foi aberto nesta quarta-feira (2), no Memorial Chico Xavier, marcando o aniversário de 115 anos do médium. O evento contou com o lançamento do projeto Museu Casa do Chico, roda de conversa com amigos pessoais do homenageado e apresentação da Orquestra Municipal. Promovido pela Fundação Cultural de Uberaba e Associação Geoparque, o festival reforça a importância histórica da cidade como Geoparque da UNESCO e polo de espiritualidade. Autoridades destacaram o legado de amor e caridade deixado por Chico Xavier.

Tem mais
A programação do Festival da Paz Chico Xavier segue até sábado (5) com atividades das 8h às 17h15, incluindo caminhada, aula de yoga, feira e mostra de artes. O evento no Memorial Chico Xavier (Av. João XXIII) conta com apoio da UFTM, AME e outras instituições, consolidando Uberaba como referência em turismo espiritual e cultural. A iniciativa representa esforço conjunto para preservar e difundir os valores humanitários do médium, atraindo visitantes e fortalecendo a identidade local.

Fique ligado
A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba mantém o serviço de vacinação domiciliar, atendendo especialmente idosos com mobilidade reduzida, acamados e portadores de TEA. O programa, que inclui tanto vacinas de rotina quanto de campanhas, pode ser agendado pelo telefone 3322-7822 e beneficia moradores de áreas sem cobertura da Estratégia Saúde da Família. A iniciativa é crucial para a terceira idade, grupo prioritário mais vulnerável a complicações por doenças imunopreveníveis como gripe, pneumonia e covid-19. 

Frase
“Os governos arbitrários não se acomodam com a autonomia da toga, nem com a independência dos juristas, porque esses governos vivem rasteiramente da mediocridade, da adulação e da mentira, da injustiça, da crueldade e da desonra.”
Rui Barbosa (Trecho retirado do livro "Obras Completas, Vol. XXXVIII, Tomo II. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1979).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por