CONEXÃO URBANA

Anistia: Moção divide a Câmara de Uberaba e Diego Rodrigues reforça necessidade de punição

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 26/02/2025 às 11:45
Compartilhar

Impunidade
A certeza de viver em um país no qual a impunidade é a recompensa mais comum para a conduta criminosa contribui para multiplicar furtos que impactam direto na vida do trabalhador, que no final das contas é quem vai pagar pelo prejuízo quando ele é imposto à coisa pública. Na madrugada desta quarta-feira (26/02), a Superintendência de Transporte (órgão ligado à Secretaria de Defesa Social), confirmou mais uma ocorrência de furto de fiação. A consequência? A Estação 10 do BRT ficou inoperante. O Terminal Leste/Manoel Mendes, também foi impactado, ficou sem Internet e apenas o cartão de uso único estava sendo comercializado.

Enfrentamento
Desde o ano passado, a Guarda Civil Municipal e o Departamento de Posturas, com o apoio da Polícia Militar, têm intensificado as ações em ferros-velhos com o objetivo de combater crimes de furto e receptação, com foco principal em fios de cobre e cabos de alta tensão. Suspeitos de furto e receptação não raro são presos. Contudo, prevalece na prática a certeza de que o crime compensa, pois o cárcere raramente se mantém e a punição, quando ocorre, demora pra sair e tende a ser branda. Vive-se uma realidade em que até mesmo o tráfico de drogas é premiado com penas alternativas ou com liberdade monitorada por tornozeleiras eletrônicas, então...

Parabéns
Missa em Ação de Graças pelo aniversário natalício (74 anos) e episcopal (19 anos) do arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto, foi celebrada na manhã de terça-feira (25/2), na capela do Centro Pastoral João Paulo II, que abriga a Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Uberaba, que abrange 20 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Padres, religiosos, leigos, amigos e familiares estiveram presentes para cumprimentá-lo e compartilhar do momento de gratidão e alegria.

(Foto/Ana Luísa Andrade)

(Foto/Ana Luísa Andrade)

Boa!
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) anunciou que vai dar início à distribuição de uma cartilha prática de prevenção e combate à violência de gênero. O material, intitulado "Como a educação pode ajudar no combate à violência contra a mulher", será enviado para todas as unidades escolares da rede municipal de ensino. Elaborado em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o documento tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o tema dentro do ambiente escolar.

Anistia
Durante a sessão da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), na última terça-feira (25/2), a vereadora Ellen Miziara (PL) apresentou moções com o fim de obter a aprovação dos demais parlamentares para promover manifestação junto aos presidente do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, com o objetivo expressar apoio e ver pautada a discussão acerca da anistia aos cidadãos presos, em decorrência dos fatos ocorridos no dia 08 de janeiro de 2023, ocorridos pouco tempo depois da posse do presidente Lula (PT), em Brasília, também chamados de Intentona Bolsonarista.

Injustiça
Em 8 de janeiro de 2023, houve uma série de atos de vandalismo, invasões e depredações do patrimônio público em Brasília cometidos por uma multidão de bolsonaristas extremistas que invadiu edifícios públicos, dentre eles o prédio do Supremo Tribunal Federal. Porém, a vereadora Ellen Miziara defende que há indícios de que muitas das prisões efetuadas foram realizadas de forma coletiva e sem a individualização das condutas, o que pode configurar violação a direitos fundamentais. A presidente do PL/Uberaba também argumentou haver desproporcionalidade nas punições e citou o exemplo de uma mãe presa após pichar (com batom) “perdeu, mané” na estátua “A Justiça”, uma escrita que foi retirada com “água e sabão” no dia seguinte.

(Foto/Reprodução/RTC)

(Foto/Reprodução/RTC)

Xadrez
A cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, presa por participação nos atos de 8 de janeiro, desde março de 2023. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou três pedidos de soltura. Ela está sendo acusada pela Procuradoria Geral da República de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Convocação
Em suas redes sociais, a vereadora Ellen Miziara postou um chamado do ex-presidente Jair Bolsonaro, para que os uberabenses compareçam ao ato pela anistia dos presos do "8 de janeiro", por justiça e #ForaLula, que em Uberaba, a exemplo de outras cidades brasileiras, acontecerá no 16 de março. A manifestação organizada por lideranças conservadoras, está programada para as 10h, na Praça Pôr do Sol.

Como ficou?
Antes da votação na Câmara Municipal, o vereador Diego Rodrigues (PDT) pediu a palavra e manifestou-se contrário às moções apresentadas por Ellen Miziara, argumentando que na realidade o que deveria ser pedido é que responsáveis por outros atos que atentam contra o Estado de Direito e a ordem pública, recebessem o mesmo tratamento: “Diminuir a punição de vândalo, e, me perdoem a palavra, vagabundo sem ter o que fazer (assim considerados os que depredaram a capital federal) é um tapa na cara da democracia brasileira”. Foram 11 votos a favor e 6 contrários (Diego Rodrigues, Baltazar da Farmácia, China, Riposatti Filho, Rochelle e Tulio Michelli), o que determinou a rejeição da proposta da vereadora Ellen Miziara.

(Foto/Reprodução/Instagram)

(Foto/Reprodução/Instagram)

Folia segura
A Guarda Civil Municipal (GCM) organizou o plano de atuação para garantir a segurança do público durante os eventos do “Carnaval Terra de Gigantes 2025” e das celebrações dos “205 anos de Uberaba”. Nos dias 1º e 2 de março, agentes da GCM acompanharão os foliões no desfile de bloquinhos, desde a concentração no calçadão da Artur Machado até a Concha Acústica, atuando no controle do trânsito, na segurança em apoio à Polícia Militar e na manutenção da ordem após o encerramento das festividades.

Show
A GCM também atuará para garantir a segurança durante o show que vai celebrar os 205 anos de Uberaba. A dupla Emílio e Eduardo se apresenta na Praça da Mogiana, dia 2 de março, com a abertura dos portões às 19h. O horário previsto para o início do show é às 21h e a entrada é franca. Os guardas civis estarão por lá para contribuir com a manutenção da ordem e dar suporte às outras forças de segurança presentes.

Polícia Militar
Nos shows de Carnaval, que acontecem na Praça da Mogiana, nos dias 3 e 4 de março, A Polícia Militar cuidará da área externa dos eventos, com patrulhamento, controle de aglomerações, prevenção de furtos e roubos, e auxiliará na dispersão do público ao final das festividades. A Guarda Municipal, por sua vez, contará com equipes especializadas da Romu e do Canil e atuará na inteligência com o uso de drones.

Esportes
O padre Otávio Henrique (Paróquia Cristo Bom Pastor), juntamente com outros membros do clero de Uberaba, se dedicam neste momento ao Jubileu dos Esportes, um dos vários eventos que marcarão o Ano Jubilar de 2025. No dia 27 de abril, acontecem a corrida e a caminhada “Carlos Acutis”. A concentração está marcada para a Praça Dom Eduardo (em frente à Cúria Metropolitana), às 7h30. Mais detalhes serão divulgados em breve.

(Imagem/Divulgação/Arquidiocese de Uberaba)

(Imagem/Divulgação/Arquidiocese de Uberaba)

Frase
“Para ser oposição não é preciso fazer oposição sobre qualquer coisa e o tempo todo. Parar e calar também é fazer oposição.”

(Anna Flávia Schmitt Wyse Baranski)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por