CONEXÃO URBANA

Babá Carlos alerta pré-candidatos de Uberaba: macumba não ganha eleição, mas tira!

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 01/01/2026 às 11:30Atualizado em 03/01/2026 às 08:28
Compartilhar
 (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

(Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

Eleições 2026: como fica Uberaba?
Com as eleições se aproximando, esquerda e direita em Minas Gerais terão os primeiros meses de 2026 como período crítico para definir candidaturas. Em Uberaba, no entanto, o cenário preocupa: novamente, há um excesso de nomes para as disputas proporcionais na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Esta pulverização, que já custou a representação direta da cidade no passado, eleva o risco de o município, mais uma vez, ficar sem voz em Belo Horizonte e Brasília.

Social terá espaço?
Em meio à indefinição e ao elevado número de postulantes, um dos primeiros nomes a se apresentar publicamente, ainda em meados de 2025, foi o do ex-vereador Wander Araújo. Embora tenha figurado entre os dez mais votados em 2024, não se reelegeu em razão da fragilidade da chapa do Podemos. O revés, contudo, não impediu aliados, dentre eles a deputada Lud Falcão (esposa do prefeito de Patos de Minas), de incentivarem seu reposicionamento na política estadual. A estratégia de converter capital eleitoral municipal em projeção proporcional para 2026 ganha força, apesar de o professor de educação física reiterar que sua prioridade é o fortalecimento de projetos sociais.

Ação social na África
Aliás, o homem de frente do Instituto Wander, avança na internacionalização de suas iniciativas sociais. Reconhecido por seu trabalho, que utiliza o esporte como uma ferramenta de inclusão, em novembro, ele levou sua experiência a Moçambique, um dos países mais pobres do mundo, e constatou de perto realidades como fome, saneamento precário e escolas sem estrutura básica. Segundo ele, a experiência foi determinante para a decisão de fechar uma parceria com a Igreja Pentecostal Grande Eterno Deus (IPGED). No fim do ano que passou promoveram uma ação natalina, que buscou levar alegria a centenas de crianças moçambicanas em situação de vulnerabilidade.

(Foto/Reprodução/Instagram)

(Foto/Reprodução/Instagram)

Foco em Moçambique e projetos locais
Em 2026, as ações de Wander Araújo no território africano ganham caráter permanente. Em parceria com a IPGED, ele agora se dedica a captar recursos para garantir alimentação semanal a mais de mil crianças em Moçambique, iniciativa que se somando ao trabalho de construção de igrejas,  moradias e outras formas de assistência já realizadas pela entidade. Em Uberaba, ele segue com sua escolinha de futebol, que atende mais de 450 crianças e expande o projeto de atividades físicas gratuitas para a terceira idade. Este duplo foco, local e internacional, torna altamente improvável que o ex-vereador dispute qualquer cargo eletivo nas eleições deste ano.

Conservadores podem ter dobradinha composta por vereadores
Na direita uberabense, as articulações para 2026 também focam em evitar a repetição da pulverização de votos que inviabilizou a eleição de representantes no último pleito. Enquanto o PL parece consolidar sua aposta na dobradinha Ellen Miziara e Cabo Diego Fabiano, outras siglas conservadoras e liberais negociam para concentrar esforços em poucos nomes com capilaridade regional. O objetivo é claro: transformar o expressivo eleitorado bolsonarista da cidade em votos úteis, garantindo ao menos uma cadeira nas casas legislativas.

Poder feminino
Ellen Miziara bateu na trave em 2022 ao conquistar quase 10 mil votos e alcançar a segunda suplência à Câmara Federal. O desempenho serviu de base para a expressiva votação de 3.238 votos que a consagrou como a vereadora mais votada em 2024. Aliada de Jair Bolsonaro, seu nome ganhou força entre os liberais e, em junho de 2025, já reunia o aval do ex-presidente, do deputado Nikolas Ferreira — majoritário em Minas Gerais — e de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, para uma nova disputa por vaga na Câmara dos Deputados. A neuropsicóloga também conta com a admiração de Michelle Bolsonaro, que classificou Miziara como “uma potência”.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

 Bastidores com pimenta
O protagonismo de Ellen Miziara entre as lideranças femininas de Minas pode ganhar novo capítulo já nos próximos dias. Nos bastidores, circula a informação de que a presidente local do partido e 2ª vice-presidente do PL Mulher estadual deve assumir uma função ainda mais estratégica na sigla. Até o campo simbólico entra em cena: segundo o babalorixá Carlos Costa (Babá Carlos), em leitura divulgada no Pingo do J 2025, o êxito eleitoral da bolsonarista dependerá de decisões bem calculadas, com cautela e reflexão para evitar movimentos precipitados.

Búzios sugerem a Cabo Diego deixar pra depois
Por outro lado, as leituras dos búzios feitas pelo babalorixá Babá Carlos não se mostraram favoráveis às pretensões eleitorais do vereador Cabo Diego Fabiano (PL). Apontado como possível parceiro de dobradinha de Ellen Miziara, os oráculos indicaram que este não seria o momento adequado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. O alerta principal, contudo, foi de ordem pessoal: as divindades recomendam atenção redobrada à saúde preventiva, a fim de evitar “surpresas desagradáveis”. Resta saber se o recado espiritual pesará nas articulações da direita e arrefecerá a empolgação do militar, que no fim de 2025 já percorria a região ao lado de Ellen em busca de ampliar sua base eleitoral.

Câmara será o berço de protagonistas
Mais dois nomes do Legislativo municipal reforçam a movimentação pré-eleitoral rumo às urnas. O presidente da Câmara Municipal, vereador Ismar Marão, desponta como principal aposta do PSD para a disputa de uma cadeira na Assembleia Legislativa. Ele também atua nas articulações que buscam filiar Rochelle Gutierrez (atualmente no PDT) à sigla da prefeita Elisa Araújo, com vistas à formação de uma dobradinha para a Câmara Federal. As leituras de búzios do babalorixá Babá Carlos deixaram um alerta comum aos dois: cautela nas decisões e atenção para não se tornarem peças no tabuleiro político de terceiros.

Mais vereadores na disputa?
Os vereadores tucanos Marcos Adad Jammal, Thiago Mariscal e Túlio Micheli (foto), cotados internamente para as eleições proporcionais, também tiveram seus caminhos lidos pelos búzios de Babá Carlos. O recado foi especialmente direto para Micheli, de quem é amigo: “Não saia candidato a deputado. Vai dar muito desgaste”, disse ele ao recomendar esperar outro momento. Para Mariscal, a previsão apontou "muita guerra no caminho" sem vislumbre de vitória caso opte por colocar seu nome a disposição do eleitor. Jammal, por sua vez, recebeu um aviso de prudência — "não colocar o carro na frente dos bois" —, mas com a perspectiva de um "ano bom"

(Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

(Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

 "Macumba não ganha eleição, mas tira!"
Provocado sobre o ditado de que “macumba no pé do candidato segura voto na urna”, o babalorixá Babá Carlos deixou um recado direto aos políticos. Em meio a alertas sobre cautela e possíveis traições, foi taxativo: “Macumba não ganha eleição, mas tira!”. A frase, que rapidamente circulou em grupos de WhatsApp, soou como um aviso — em tom bem-humorado — sobre os riscos de misturar fé, poder e magia no jogo eleitoral. Pelo sim, pelo não, a procura por orientação espiritual nos bastidores deve aumentar em breve

Búzios preveem prosperidade para Uberaba em 2026
Os búzios consultados pelo babalorixá Babá Carlos trouxeram previsões otimistas para Uberaba. A leitura indica que 2026 será um ano de prosperidade para o município, com crescimento econômico, realização de obras e avanços administrativos. Para a prefeita Elisa Araújo e o vice Mauricinho de Sá, o oráculo aponta um período positivo, movimentado e marcado por mudanças, sugerindo que o governo municipal deve "deslanchar" com muitas "palmas e glórias".

Oráculo freia otimismo com Matheus Simões
Apesar do cenário favorável projetado para a gestão municipal, a mesma leitura dos búzios lança cautela sobre a aposta em Matheus Simões para a sucessão do governador Romeu Zema. Segundo Babá Carlos, não se vislumbra certeza de vitória para o atual vice-governador, embora ele deva figurar no segundo turno da disputa.

Pra fechar...
Para os pré-candidatos a deputado federal Anderson Adauto e Franco Cartafina — este último recentemente envolvido em polêmica após foto ao lado de integrantes de um grupo político circular pelas redes sociais —, a leitura dos búzios por Babá Carlos apontou um cenário favorável. O babalorixá afirmou que Oxóssi, orixá da prosperidade e do crescimento, regerá o período, indicando um "ano de crescimento no modo geral". Ele ponderou, porém, que a tradução disso em vitória eleitoral depende de múltiplos fatores, equilibrando destino e livre-arbítrio.

A ressalva final: previsões são espirituais, não análises políticas
As projeções aqui apresentadas merecem uma ressalva importante: elas representam interpretações espirituais e não se configuram como análises políticas, eleitorais ou projeções oficiais sobre 2026. "Em política são muitas as variáveis e mudanças podem acontecer a qualquer momento", lembrou Babá Carlos, reiterando o caráter mutável do cenário

"Conexão Urbana!" celebra ano com recorde
Nós, da coluna Conexão Urbana! gostaríamos de, neste primeiro dia de 2026, agradecer profundamente a você, leitor, que acompanhou e prestigiou nosso trabalho ao longo do ano que passou. Em pouco mais de um ano desde nossa estreia, em 8 de outubro de 2024, no JM Online, seu interesse foi essencial para um resultado que nos surpreendeu. Com enorme satisfação compartilhamos que nossa reportagem "Uniões conjugais com crianças perpetuam ciclo de vulnerabilidade social" tornou-se a matéria mais lida de 2025, com impressionantes 37.384 visualizações. Seu engajamento é o combustível que impulsiona nossa busca por um jornalismo relevante. Muito obrigado, de coração!

(Foto/Lavínia Vieto)

(Foto/Lavínia Vieto)

 Um brinde ao futuro: que 2026 traga mais diálogo e construção coletiva
Diante da marca alcançada, renovamos nosso compromisso com você. Que 2026 nos traga ainda mais oportunidades para debater temas fundamentais, aprender com a comunidade e construir, juntos, um futuro mais justo e informado para Uberaba e região. A conexão que estabelecemos é nossa maior conquista. A equipe da Conexão Urbana!, deseja a todos um Feliz Ano Novo repleto de esperança e realizações.

Frase
"A esperança é uma arma poderosa e nenhum poder no mundo pode privar-te dela”. (Nelson Mandela)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por