CONEXÃO URBANA

"Caixa preta da Saúde": China vota pelo CISALP, mas exige resultados

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 22/05/2025 às 17:24
Compartilhar

Aprovada adesão ao CISALP
A Câmara Municipal de Uberaba aprovou com unanimidade entre os 19 vereadores votantes, nesta quinta-feira (22), o Projeto de Lei 651/2025, que ratifica a participação do município no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (CISALP). A iniciativa, proposta pelo Executivo, permitirá o compartilhamento de serviços médicos com outros 40 municípios da região, com foco na redução da fila eletrônica e realização de mutirões em horários alternativos. O projeto já havia recebido aval do Conselho Municipal de Saúde em abril.  

Transparência  
Durante a sessão, vereadores apontaram os potenciais ganhos da adesão ao CISALP, como otimização de recursos e ampliação do acesso a especialidades médicas. Entretanto, a base de oposição ao governo fez seu trabalho e reforçou a necessidade de fiscalização rigorosa dos contratos de rateio e dos resultados alcançados. Tulio Micheli, ao dizer que votaria favorável ao projeto do governo classificou seu voto como sendo um “voto de atenção”, reforçando a importância de fiel observância da questão orçamentária e da participação ativa de Uberaba na gestão do consórcio (que hoje não tem ninguém da cidade).

Pegou pesado!
O vereador Paulo César Soares, o China, questionou prazos para a efetiva implementação dos serviços, reforçando a importância de relatórios periódicos de desempenho, pois segundo ele, “o câncer de Uberaba hoje, chama-se fila eletrônica [...] tem gente que espera há 2 ou 3 anos na fila eletrônica e não é mentira não. A caixa preta está sendo aberta aqui hoje, após muita gente ligada à secretaria da saúde dar entrevista dizendo que estava tudo sob controle. Mas vou votar favorável, vou dar crédito”.

(Foto/Reprodução/RTC)

(Foto/Reprodução/RTC)

CISALP 
O líder da prefeita Elisa na Câmara, vereador cabo Diego Fabiano, rebateu dizendo que o problema da fila eletrônica não é uma particularidade do governo Elisa Araújo, pois Uberaba sofre com a saúde há muitas gestões, sendo este um desafio para os homens públicos em todo o Brasil. A Secretaria Municipal de Saúde destacou que a medida contribuirá para a realização de exames e consultas especializadas em tempo menor que o hoje verificado. O próximo passo será a assembleia geral do CISALP para homologação da entrada de Uberaba no grupo, com previsão de início operacional ainda em 2025.

Emendas impositivas  
O projeto de lei que eleva de 1,2% para 2% da Receita Corrente Líquida (RCL) o limite para emendas impositivas dos vereadores foi aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal de Uberaba ontem (21). De autoria do vereador Diego Rodrigues (PDT), a proposta alinha a legislação local à Emenda Constitucional 126/2022, que estabeleceu o novo patamar para orçamentos públicos. A mudança busca ampliar a capacidade de intervenção dos parlamentares no orçamento, garantindo maior transparência e atendimento a demandas locais.

Fortalecimento do Legislativo  
O vereador Diego Rodrigues, durante a defesa da matéria, destacou que o projeto reforça o papel fiscalizador do Legislativo Municipal, seguindo o modelo adotado pela União. Para ele, ao ajustar o percentual para 2% da RCL, se proporciona maior equilíbrio entre os Poderes e se permite direcionar recursos a prioridades locais, dentro dos limites orçamentários. A proposta conta com o apoio de outros sete vereadores, incluindo Caio Godoi e Samuel Pereira, que já haviam apresentado matérias semelhantes. O texto segue para segunda votação antes de ser enviado ao Executivo.

Contrato assinado  
Uberaba deu um passo decisivo para se consolidar como polo de energia limpa com a assinatura, na quarta-feira (22), durante o World Hydrogen Summit, em Roterdã (Holanda), do contrato para instalação de uma planta de hidrogênio e amônia verdes. O investimento de R$ 7,8 bilhões — o maior da história do município — será alocado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), primeira do Sudeste em operação. O projeto, capitaneado pelo consórcio H2Brazil (parceria Brasil-Alemanha), tem apoio do Ministério de Minas e Energia (MME), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da ApexBrasil, com expectativa de gerar cerca de mil empregos diretos. A prefeita Elisa Araújo destacou o alinhamento da iniciativa com a estratégia local de atração de indústrias de baixo carbono.  

(Foto/Divulgação/Secom)

(Foto/Divulgação/Secom)

Transição energética 
A planta de hidrogênio verde em Uberaba insere o município em cadeias produtivas de alto valor agregado, com potencial para exportação de amônia verde (vetor de H2) para Europa e Ásia. O modelo de ZPE, com benefícios fiscais, foi decisivo para a escolha da cidade, segundo o CEO da H2Brazil, Pedro Caçorino. O secretário Celso Neto ressaltou que o empreendimento exigirá qualificação profissional em energias renováveis, com parcerias previstas entre SENAI e universidades locais. Com operação prevista para 2028, o projeto reforça a vocação de Minas Gerais para energias limpas, seguindo o offshore eólico no Nordeste e o hidrogênio do Porto do Açu (RJ).  

Saúde na 3ª idade
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, iniciou nesta quinta-feira (22) as inscrições para 100 vagas em aulas gratuitas de hidroginástica ministradas na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI). Destinadas a pessoas com 60 anos ou mais, as turmas terão duas aulas semanais no período da tarde, com duração de 45 minutos. Idosos cadastrados no CadÚnico terão prioridade. Para se inscrever, é necessário apresentar cópias de documento pessoal, comprovante de residência, atestado médico e duas fotos 3x4. Mais informações pelo telefone (34) 3312-6415.  

Missão no Anatê  
A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em união com a capela Imaculada Conceição, a comunidade Santa Paulina e a Quase Paróquia São Miguel Arcanjo, celebrou, neste mês de Maio, um novo marco pastoral: o Jubileu Social e Missionário, realizado no bairro Jardim Anatê. Sob o lema "Peregrinos de Esperança", a iniciativa concretizou o chamado do Papa Francisco (de saudosa memória) por uma "Igreja em Saída", levando oração, acolhida e gestos concretos de solidariedade às famílias da região. A ação, alinhada ao Ano Santo de 2025, foi conduzida pelo Pe. César Augusto com apoio do diácono Maxuell e do seminarista Rondinei.

(Foto/Divulgação/Pascom)

(Foto/Divulgação/Pascom)

Combate ao tráfico
A atuação da ROMU/GCM no desmantelamento de um suposto "disk droga" no Bairro Universitário esta semana reforça a importância da fiscalização ostensiva no combate ao tráfico. A apreensão de drogas, dinheiro e do celular usado nas transações demonstra como o a “profissionalização” do crime, exige respostas mais ágeis das forças de segurança. A Guarda Civil Municipal tem se mostrado essencial nesse enfrentamento, complementando o trabalho da Polícia Civil e Militar. Contudo, casos como esse evidenciam a necessidade de investimento contínuo em inteligência e patrulhamento, de forma a impedir que redes criminosas se consolidem na cidade.

Falhas na segurança urbana  
A prisão de um suspeito por tráfico no Bairro Universitário, após abordagem da ROMU, revela tanto a eficiência da GCM quanto a ousadia do crime organizado, que opera até via aplicativos. A apreensão da motocicleta em más condições levanta questionamentos: veículos irregulares são frequentemente usados no tráfico e outras ações criminosas, mas fiscalizações rotineiras poderiam impedir seu uso antes que os crimes ocorram. A atuação da Guarda Municipal é vital, porém, sozinha, não resolve o problema. É urgente integrar políticas públicas de segurança, mobilidade urbana e inclusão social para atacar as raízes do tráfico. A população precisa de respostas estruturais, não apenas ações pontuais.

Fiscalização
Durante ação da ROMU/GCM no Bairro Universitário houve a prisão de um motorista sem habilitação e em veículo irregular, o que reforça a necessidade de maior presença nos bairros para conter a circulação de carros adulterados e condutores inabilitados, prática que não raro acontece associada a atividades criminosas. Durante tentativa de fuga, o condutor preso pelos GCMs empreendeu direção agressiva e colocou pedestres e outros motoristas em risco, mostrando como a falta de fiscalização rotineira pode ter consequências graves. A apreensão do veículo com indícios de adulteração reforça a necessidade de maior controle sobre documentações e condições mecânicas dos automóveis, evitando que sejam usados para fins ilícitos. Neste caso a atuação da Guarda Civil Municipal foi decisiva, mas é preciso políticas mais rígidas e integradas entre trânsito e segurança para coibir esse tipo de situação.

(Foto/Divulgação/GCM)

(Foto/Divulgação/GCM)

Tome!!!
A Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania aprovou nesta quinta-feira (22/5) a concessão de anistia política à ex-presidente Dilma Rousseff, com indenização única de R$ 100 mil. O reconhecimento oficial pelo Estado brasileiro ocorre após novo entendimento da comissão – o pedido, em tramitação desde 2002, havia sido negado em durante o governo de Jair Bolsonaro. A decisão, já votada pela maioria dos conselheiros, reafirma a reparação a perseguidos políticos da ditadura militar.  

Oportunidade  
A Unidade de Pronto Atendimento do Mirante está com vagas abertas para técnico(a) de enfermagem e copeira. As inscrições para enfermagem devem ser feitas até segunda-feira (26), às 8h30, pelo site https://upasuberaba.com.br. Para copeira, o prazo termina nesta sexta (23), no mesmo horário. Os candidatos devem enviar currículo conforme a vaga desejada. Mais informações pelo setor de Desenvolvimento de Pessoas, nos telefones (34) 99898-5197 e (34) 99777-4352, em horário comercial.  

Feira do Produtor  
Neste sábado (24), das 7h às 12h, a Feira do Produtor realiza sua penúltima edição do mês na Ceasa, reunindo 20 expositores entre pequenos produtores e artesãos. O público encontrará hortifrútis frescos a preços promocionais, além de queijos, doces, licores e carnes defumadas. A programação musical terá o cantor Markus de Sá, que se apresenta a partir das 9h com repertório eclético. O evento acontece na Av. Valter Marquês, 230, no bairro Pontal.  

Girassóis  
A Secretaria do Agronegócio (Sagri) transformou a Feira do Produtor em um ponto de contemplação da natureza com seu canteiro de girassóis, plantado em um hectare no local. Embora a floração não esteja totalmente uniforme, o colorido das flores oferece um espetáculo visual aos visitantes. A atração, que já havia sido destaque em 2024, reforça a integração entre agricultura e turismo no evento, que ocorre todos os sábados na Ceasa.  

(Foto/Lílian Veronezi/Divulgação/PMU)

(Foto/Lílian Veronezi/Divulgação/PMU)

Frase
"É impossível dar saúde a quem veste trapos e trabalha com salários que não permitem condições mínimas de subsistência". (Salvador Allende)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por