CONEXÃO URBANA

Candidaturas no forno e alianças sendo costuradas em Uberaba

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 08/08/2025 às 10:32Atualizado em 08/08/2025 às 13:14
Compartilhar

Ti-ti-ti e costuras em ritmo acelerado
As eleições de 2026 podem parecer um ponto ainda distante no calendário, mas engana-se quem pensa que nos bastidores o jogo ainda não começou. No que depender das articulações que se encontram em andamento, não será por falta de opções que o movimento suprapartidário “Uberaba Já” deixará de alcançar sua finalidade. Criado por cidadãos com grande representatividade social, e com o objetivo de eleger representantes nascidos na cidade para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Câmara dos Deputados, o grande desafio deve repousar na viabilidade eleitoral dos nomes que se apresentam. Eles já são mais de quinze, o que pode complicar a situação uma vez mais.

Pacheco sobrevoa a Câmara de Uberaba
Embora esteja mantendo discrição sobre seus movimentos no tabuleiro político visando às urnas em 2026, o vereador Marcos Jammal (PSDB) parece estar no radar do Senador Rodrigo Pacheco (PSD). O ex-presidente do Senado Federal está buscando fortalecer sua base de sustentação política no Triângulo Mineiro e as conversas com o tucano, que também já foi presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (COHAGRA), tem se intensificado nas últimas semanas.

Saída pela direita/esquerda/para cima/para baixo
Questionado sobre a aproximação com Pacheco e uma possível candidatura ao Legislativo (estadual ou federal) em 2026, Jammal dá uma de Leão da Montanha (desenho animado popular nos anos 1980) e desconversa em bom mineirês. Não confirma a possibilidade, mas também não desmente. Contudo, é inegável que a postura do vereador tucano tem ficado mais incisiva nos últimos meses. Nas suas redes sociais é possível ver, por exemplo, um vídeo recente em que ele tece críticas que remetem ao envolvimento do deputado André Janones (Avante) em esquema de rachadinha e questiona a lógica dos mais de 19 mil votos que obteve o bolsonarista Nikolas Ferreira (PL) em Uberaba: “Zero emendas. Zero investimentos. Zero compromisso”. Claro que Ellen Miziara não concorda com seu colega de Câmara Municipal.

(Fotos/Reprodução)

Voto em Nikolas não foi perdido segundo bolsonarista
Presidente do PL na cidade, Ellen Miziara foi candidata a deputada federal nas eleições de 2022, quando obteve quase 10 mil votos e conquistou a 2° suplência. Eleita em 2024 com 3.238 votos, se tornou a mais votada entre as mulheres. Agora, a fiel escudeira do ex-presidente Jair Bolsonaro exerce seu primeiro mandato como vereadora. Em várias oportunidades a liderança mais popular da direita em Uberaba defendeu junto à imprensa local que o voto dos uberabenses em Nikolas foi por afinidade ideológica, por “convicções que ele está defendendo em Brasília e visam a melhorar a vida de todos os brasileiros”. Não é à toa que ela tem seu apoio para voltar às urnas em 2026.

Candidatíssima e com apoio do mito
Em junho, durante encontro estadual do PL em Belo Horizonte, Bolsonaro, Nikolas Ferreira e Valdemar Costa Neto, presidente nacional do partido, chancelaram Miziara como aposta para a Câmara Federal em 2026. Agora, a atual 2ª vice-presidente do PL Mulher MG, mira Brasília com apoio estratégico e continua firme na defesa de pautas conservadoras no plenário da Câmara Municipal de Uberaba, o que frequentemente lhe rende embates com colegas de outras frentes políticas, o que não a intimida e nem parece preocupá-la. Contudo, Ellen não é a única vereadora que pode ter seu nome nas urnas por Uberaba no ano que vem: Denise de Supra também está na fita!

Causa animal pode estar no centro da disputa eleitoral em 2026
Em seu quarto mandato consecutivo, Denise Max (PRD) foi a 6ª mulher na história da Câmara Municipal de Uberaba a assumir um cargo político. Denise da SUPRA, como ela ficou conhecida após idealizar, criar e presidir a Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais, da qual atualmente é voluntária, a vereadora é conhecida em toda a região por sua relação em defesa dos animais e causas da instituição. Embora tenha ingressado na política por amor aos animais, jamais deixou de olhar para outras causas, em especial aquelas que envolvem minorias. Foi dela, por exemplo, a iniciativa que deu origem à Lei nº 13.080, que instituiu a Semana Municipal de Sensibilização Contra o Abandono ao Idoso.

Passe livre para vítimas de violência
Na sessão plenária de quinta-feira (7/8), Denise apresentou à Câmara Municipal de Uberaba o Requerimento nº 00705/2025, que solicita à prefeita Elisa Araújo a criação de um passe livre no transporte público para mulheres vítimas de violência doméstica. Companheira de primeira hora do deputado Fred Costa (PRD), não será nenhuma surpresa se ela firmar dobradinha com seu principal parceiro na Câmara dos Deputados. Aliás, o PRD também pode estar de olho no passe do ex-vereador Professor Wander.

(Fotos/Reprodução)

Frustração após o resultado nas urnas derrubaram seu ânimo?
Apesar de figurar entre os candidatos mais votados para a Câmara de Uberaba em 2024, Wander não conseguiu se reeleger. A fragilidade na composição da chapa proporcional do Podemos comprometeu o desempenho final nas urnas e tanto ele como seu colega, Elias Divino, ficaram de fora da nova composição do Legislativo Municipal. Apesar do insucesso, ele seguiu se dedicando a ações que já estavam em andamento e graças ao apoio da deputada estadual Lud Falcão, conseguiu, por exemplo, concretizar a construção de dois novos laboratórios na Escola Estadual Professora Corina de Oliveira: um de Ciências da Natureza e outro de Informática e Tecnologia: um investimento de quase meio milhão de reais. Resta saber se ele fica no partido?

Vai dar “pedal” ou caminhará com Lud Falcão em 2026
Corre nos bastidores que o PRD de Denise e Fred Costa estariam de olho em Wander, o que não é necessariamente uma surpresa, afinal os projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto que leva seu nome têm lhe conferido projeção nacional. Na semana que vem o agora integrante da equipe da prefeita Elisa Araújo irá receber, em Campinas (SP), o prêmio Top 45 Marcas, por estar entre os mais lembrados no país, o que demonstra que seu projeto avança com passos firmes: a escolinha de futebol do ex-vereador já atende cerca de 350 crianças (sendo 90 delas de Ponte Alta), e planos de expansão já estão em andamento. Mas será que ele deixará o Podemos para ir às urnas em 2026 ou seguirá firme na sigla com Lud Falcão?

Embarcação posta e pronta para zarpar, mas com Elisa Araújo no leme
Neste cenário, quem conhece o professor Wander sabe que sua fidelidade com Lud Falcão terá muito peso nas decisões que precisará tomar. O mesmo vale para sua relação com a prefeita Elisa Araújo (PSD), que de forma acertada o trouxe para o governo. A também presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), está fortalecendo seu grupo e busca consolidar a sua liderança regional. Assim, ela será parte do processo de definição do futuro político de Wander. Um dos movimentos da primeira mulher a comandar o Executivo uberabense já se concretizou, seu vice trocou o Mobiliza pelo PSD.

Politicar, andar e rezar
Tudo indica que o vice-prefeito Maurício de Sá, agora filiado ao mesmo partido de Elisa, será mesmo o candidato do grupo governista à Câmara Federal. É claro que esse caminho já vinha sendo cuidadosamente pavimentado pela prefeita de Uberaba há algum tempo. Sua presença mais frequente em eventos políticos regionais, sempre com o fiel escudeiro ao lado, foi um indício claro de que os planos estavam em curso. Com a maturidade adquirida no primeiro mandato, ela sabe que será preciso intensificar as andanças em busca de apoios. A bênção para seus projetos ela já tratou de garantir: uniu-se a romeiros e peregrinou a pé até o Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria — e ainda levou consigo o Procurador-Geral, Marcelo Venturoso, nessa jornada de fé.

Tem mais gente no governo com bala na agulha
No grupo de Elisa Araújo e do ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-ministro Marcos Montes Cordeiro, outra estrela que pode brilhar com objetivo de alcançar nova constelação pode ser o vereador e atual presidente da Câmara Municipal, Ismar Marão (PSD), que tem sido presença constante ao lado da chefe do Executivo.

Então...
Em março deste ano, no início da nova temporada do Podcê, podcast comandado pelo vereador Caio Godoi (um dos idealizadores do Movimento Uberaba Já) trouxe uma entrevista com Marcos Montes e entre as revelações feitas por ele estava a de que o PSD queria Ismar Marão candidato a deputado estadual. Contudo, enquanto o grupo de Elisa Araújo vai consolidando suas estratégias para 2026, a oposição também está se movimentando com o objetivo de viabilizar alternativas para a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa mineira: Tulio Michelli e China estão se apresentando no jogo.

(Fotos/Rodrigo Garcia/Decom/CMU)

China em Uberlândia com Dandara
Ainda em abril, o vereador China (PCdoB) esteve em Uberlândia para uma conversa com a deputada federal Dandara Tonantzin (PT). Da pauta oficial constava a discussão de demandas cruciais para Uberaba, entre elas a agilização da construção da Escola Estadual Profª Neide Oliveira Gomes no bairro Residencial 2000, cujos recursos foram liberados pelo PAC. Claro que o comunista aproveitou para estreitar os laços entre seu gabinete e a parlamentar que busca se fortalecer na Terra do Zebu, carente da produção de lideranças de esquerda nas últimas décadas. Uma dobradinha entre eles não pode ser descartada.

Tulio Micheli busca se posicionar como uma liderança regional
O tucano Tulio Micheli continua batendo firme no governo municipal, especialmente em sua principal autarquia, a CODAU, mas não é somente essa postura, que parece estar mais agressiva em relação ao mandato anterior, que indica uma provável disposição em disputar as eleições em 2026. O vereador, que faz forte oposição à gestão de Elisa Araújo, tem percorrido várias cidades da região e construído importantes “pontes políticas”. Em Araxá, por exemplo, ele discutiu políticas públicas para neurodivergentes em reuniões com a Secretaria de Meio Ambiente, a Câmara Municipal e o Centro de Atendimento à Educação Inclusiva (CAEI). A intensa agenda cumprida pelo parlamentar de Uberaba nos últimos meses é comum a iniciativas de pré-campanha.

Frase
“Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.” (Magalhães Pinto)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por