Queime!
O vereador Paulo César Soares (China), eleito pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) para seu sétimo mandato na Câmara Municipal de Uberaba, foi o único parlamentar a assumir firme posição em favor de Lula nas eleições presidenciais de 2022. Ele tem uma concepção bem diferente daquela externada por Ellen Miziara (PL) quanto à prisão Braga Neto na Coluna Conexão Urbana publicada no dia 14/12. De acordo com ele, o que se verifica no episódio é a consequência de um ato golpista que precisa ser punido com rigor.
Contraponto
Para China, pesa ainda mais o fato de Braga Netto ser “um general de 4 estrelas”, o que tem um significado simbólico que agrava o atentado contra democracia. Segundo o vereador, contrário ao que defendeu a presidente do PL-Uberaba, não há injustiça: “a prisão do ex-Chefe da Casa Civil e ex-ministro da Defesa de Bolsonaro é uma advertência para todos os envolvidos de que o golpismo militar não ficará mais impune”.
Doutrinação equivocada
A indignação de China com a posição da direita brasileira em relação à prisão de Braga Netto vai além. O vereador acredita que é preciso parar de “romantizar” uma doutrina militar autoritária que foi responsável por um dos piores períodos da história brasileira, e substituí-la por uma formação coerente com os princípios e valores fundamentais do Estado Democrático de Direito, esses sim, real parâmetro para o uso das forças militares na defesa do país e sua soberania.
(Foto/DECOM/CMU/Rodrigo Garcia)
Caminho certo
Adriano Espíndola, que foi candidato a prefeito pelo PSTU nas últimas eleições, defende que prisão preventiva de Braga Netto, motivada pela coação de testemunhas e embaraços às investigações da tentativa de golpe de Estado e morte do presidente e do vice eleitos e de Alexandre de Morais, Ministro do STF (então presidente do TSE), reforça a necessidade de aprofundar as investigações, para que restem presos todos os envolvidos e o chefe do golpismo, “que não me restam dúvidas, é o ex-presidente Bolsonaro, que passou quatro anos vociferando contra o estado democrático de direito e ameaçando golpe”.
Impunidade
Espíndola reforça que “os militares agem como agem”, porque os crimes que foram praticados durante a ditadura foram encobertos pela "Lei da Anistia", que recebeu uma interpretação equivocada que vinha permitindo que até mesmo crimes continuados, como o de ocultação de cadáveres, ficassem impunes, “o que parece, diante de voto recente de Ministro do STF, Flávio Dino, pode começar a mudar”.
Punição
Na perspectiva do socialista “não cabe nova Anistia”. Adriano Espíndola espera que todos os golpistas sejam severamente punidos e que os financiadores, “como os latifundiários que bancaram a tentativa de assassinatos, perpetrada pelos Kid’s Pretos, além de presos tenham os bens confiscados e as suas fazendas destinadas à reforma agrária”.
(Foto/Reprodução/Instagram)
Psicose
Contudo, Ellen Miziara, conservadora que em 2025 assumirá seu primeiro mandato como vereadora, rebate essa perspectiva e afirma que Braga Netto foi preso “ao arrepio da lei” com base em algo que “só existe na cabeça do ministro Alexandre de Morais”, pois não tem como haver obstrução de justiça no processo em que o ex-ministro da Defesa foi citado uma vez que o mesmo foi encerrado em outubro passado.
Justiça
Ellen Miziara, ao reafirmar toda sua fala sobre a injustiça e os abusos presentes na prisão de Braga Netto afirma que não se pode esperar da esquerda e seus representantes uma posição coerente com a realidade, prova disso é que o país continua deixando impune os verdadeiros criminosos e cita como exemplo o caso da candidatos que, mesmo flagrados comprando votos continuam livres e gozando das benesses do poder. Essa é a democracia que se está a defender?
Coisa de doido
Para Ellen Miziara o que se vê é que “estão a bater tambor pra maluco”, pois teoria de golpe só existe em cabeça doente. Prova disso, segundo a líder conservadora, seriam as próprias ações empreendidas por vários partidos e organizações de esquerda país afora: “promoveram quebradeira na ALESP ano passado; em 2017 provocaram tumulto (foto) quando o Temer assumiu a presidência devido ao impeachment de Dilma Roussef (por pedalada fiscal), chegaram a depredar a Praça dos Três Poderes, enfim... será que alguém está preso?”
(Foto/Reprodução)
Time de 2025
Elisa Araújo aos poucos vai apresentando o time que estará com ela na gestão do município a partir do ano que vem. No grupo, como era de se esperar, dois nomes, que se tornaram sinônimo de lealdade, foram confirmados: Rui Ramos e Celso Neto, este último com papel central na definição de estratégias que deu rumo à campanha vitoriosa da prefeita nas eleições que lhe garantiram a reeleição.
Água e Saneamento
Rui Ramos vai permanecer à frente da Codau no próximo mandato. Um dos mais experientes na equipe do primeiro mandato de Elisa Araújo, o ex-prefeito de Pirajuba, Rui Ramos foi um dos nomes de destaque no governo. Primeiro esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento, onde foi determinante para a efetivação da Zona de Processamento de Exportação – ZPE; e depois na CODAU, onde foi considerado por muitos um “divisor de águas” que finalmente trouxe concretude ao arrojado projeto de trazer água do Rio Grande.
Aguenta firme!
Rui Ramos substituiu o presidente José Waldir, que foi exonerado da CODAU por Elisa Araújo em meio a um cenário repleto de polêmicas com os hidrômetros (em processo de substituição) e contas imprecisas (para mais). A situação provocou uma insatisfação geral e coube ao, naquele momento, também Secretário de Desenvolvimento, encontrar solução para esses problemas, o que fez sempre ouvindo a equipe técnica da autarquia.
(Foto/Reprodução/Facebook)
Trabalho
A opção de Elisa pela continuidade de Rui no comando da CODAU, também levou em consideração a resolução de outros problemas enfrentados pela autarquia, dentre eles as constantes reclamações contra o atendimento ao consumidor. Ele criou canais de WhatsApp que, hoje, contribuem para facilitar a vida do consumidor. O presidente também ampliou o diálogo com a Câmara de Vereadores e ajustou os processos internos para agilizar consertos de vazamentos, o que contribuiu para apagar a péssima imagem que ilustrava a opinião pública.
Outros rumos
Já o ex-vereador Celso Neto, que no primeiro mandato de Elisa Araújo assumiu a pasta da Educação, seguirá caminho diferente em 2025. Ele será o novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, com a missão de atrair mais empresas para a cidade, dando continuidade ao trabalho de seu antecessor, Rui Ramos.
Missão
Dentre as prioridades eleitas por Elisa Araújo e já determinadas como diretrizes de trabalho para Celso Neto, estão o novo Distrito Industrial 5 e a ZPE, além da atenção às demais áreas industriais da cidade, já consolidadas. O incremento do turismo é outra meta do novo secretário de Desenvolvimento: “afinal somos Geoparque da Unesco, e o segmento exige um olhar mais apurado”, finalizou a prefeita.
Santinho na rua
A Guarda Civil Municipal (GCM) após receber denúncia sobre o descarte irregular de material de campanha eleitoral em via pública, recorreu aos operadores do sistema de videomonitoramento Uberaba Segura para identificar os responsáveis. A apuração da GCM constatou que, na madrugada do dia 12 de dezembro, à 1h12, um caminhão de coleta de lixo chegou ao local, e colaboradores da empresa responsável pela coleta fizeram o descarte irregular do material na via pública.
(Foto/Reprodução)
E agora?
O relatório e as imagens do flagrante foram encaminhados pela GCM ao Departamento de Posturas para que sejam tomadas as medidas administrativas cabíveis. Além disso, a denúncia foi também enviada ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Convale), que acionou a empresa responsável pela limpeza urbana. Em resposta à Convale, a empresa informou que os funcionários envolvidos foram afastados e que uma sindicância interna foi aberta para a apuração detalhada dos fatos.
Frase
“[...] O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado.”
(Albert Einstein)