CONEXÃO URBANA

CODIUB tem novo presidente e missão de transformar Uberaba em protagonista de tecnologias

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 02/01/2025 às 10:21Atualizado em 03/01/2025 às 19:42
Compartilhar

(Foto/Arquivo JM)

(Foto/Arquivo JM)

Tecnologia
Uma das apostas do governo Elisa Araújo, Moon Hub – Centro de Inovação, é um moderno espaço físico que abriga empresas e startups, além de sediar eventos voltados para o ecossistema da inovação. Localizado no Parque Tecnológico, ali se fomenta a inovação, por meio da pesquisa e empreendedorismo. A iniciativa, que é pioneira no Brasil, atraiu várias empresas para Uberaba e, de forma consequente novos empregos. Um dos principais responsáveis por este sucesso é Paulo Fernando Ventura.

CODIUB
Paulo Fernando Ventura, gerente do Parque Tecnológico de Uberaba, que é um dos idealizadores do Projeto de Uso e Ocupação do Centro de Inovação de Uberaba, é o escolhido pela prefeita empossada ontem (01/01/24) para presidir a Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (CODIUB). A gestão da empresa de economia mista com foco em soluções digitais para Órgãos Públicos foi motivo de muitas críticas durante o período eleitoral e a escolha de alguém ligado à área tecnologia, com resultados já consolidados no setor, sinaliza novos tempos.

Compromisso
Aliás, Elisa Araújo, em seu discurso de posse deixou claro que “começa aqui um novo capítulo”. Segundo ela do mandato, que conta também com Mauricinho de Sá como vice-prefeito, pode se esperar bem mais que uma simples continuação, “será um salto de qualidade nos serviços que prestamos”, o que, por óbvio demandará investimentos e esforços no desenvolvimento de tecnologias. Assim, a missão de Paulo Fernando Ventura é clara, precisará impulsionar a CODIUB e trazê-la de volta à condição de protagonista no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o município.

(Foto/Divulgação/Secom)

(Foto/Divulgação/Secom)

Posse
Durante a cerimônia de posse, no Centro de Eventos da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a prefeita Elisa Araújo reforçou, ao lado de seu vice, o compromisso com o desenvolvimento e integridade nos próximos quatro anos. Marcaram presença, autoridades das forças de segurança, dirigentes classistas e de clubes de serviços, representantes do judiciário e de instituições religiosas, educacionais e financeiras. A chefe do Executivo municipal participou da cerimônia acompanhada do marido Juliano Arantes, do filho Bento e de familiares.

Parlamentares
O primeiro dia do ano, no centro de eventos da ABCZ, também foi marcado pela posse dos 21 vereadores eleitos para integrar a Câmara Municipal de Uberaba (CMU). Foram empossados Almir Silva, Anderson 2 Irmãos, Baltazar da Farmácia, Caio Godoi, Cleber Junior, Denise Max, Cabo Diego Fabiano, Diego Rodrigues, Ellen Miziara, Fernando Mendes, Gleidson Ripposati, Ismar Marão, Lu Fachinelli, Luiz da Farmácia, Marcos Jammal, China, Rochele Gutierez, Samuel Pereira, Thiago Mariscal, Tulio Micheli e Varciel Cabeleireiro.

De volta
Dentre estes, apenas seis caras novas em relação à legislatura finda em 2024. Thiago Mariscal (PSDB), que deixou a casa para disputar a prefeitura em 2020, retorna como o mais votado das eleições proporcionais em 2024, com 5.447 votos. Os demais ocupam pela primeira vez uma cadeira no Legislativo Municipal: Ellen Miziara e Luiz da Farmácia, ambos eleitos pelo PL (de Bolsonaro); Diego Rodrigues (PDT), Ripposati Filho (PSD), filho do saudoso ex-vice-prefeito João Gilberto Ripposati; e Cleber Júnior (MDB).

(Foto/Reprodução/Facebook)

(Foto/Reprodução/Facebook)

Mesa diretora
Durante a cerimônia também foi oficializada a mesa diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2025/2026. Nenhum dos componentes da diretoria anterior que foram reeleitos nas urnas (Samuel Pereira, Lu Fachinelli e Fernando Mendes) integram a composição que tem como presidente Ismar Marão, que retorna ao cargo após dois anos de gestão do evangélico Fernando Mendes, que encerrou seu exercício devolvendo à Prefeitura mais de R$ 2,1 milhões do duodécimo 2023/2024.

Como ficou?
De início o vereador Fernando Mendes mostrou disposição em concorrer à reeleição, mas com o esvaziamento gradativo de sua base de apoio um acordo selou o retorno de Ismar Marão (PSD) à presidência da Casa Legislativa. Também compõem a mesa diretora: Caio Godoi (PP) - 1° vice-presidente, Thiago Mariscal (PSDB) - 2° vice-presidente, Almir Silva (Republicanos) - 1° secretário) e Cleber Júnior (MDB) - 2° secretário.

Mudanças
O vereador Almir Silva, ao integrar a nova mesa diretora da CMU, deve abandonar a função de líder do governo no Legislativo municipal. A prefeita Elisa Araújo (PSD) ainda não se manifestou sobre qual vereador de sua base aliada assumirá o posto. Ismar Marão, por sua vez, deixou claro em seu discurso que a intenção para a nova gestão é dar continuidade à parceria sólida firmada com a chefe do Executivo no primeiro governo.

(Foto/Reprodução/Facebook)

(Foto/Reprodução/Facebook)

Pendências
Apesar da diplomação e da cerimônia de posse, a composição da Câmara Municipal de Uberaba ainda pode sofrer mudanças, pois tramitam na Justiça Eleitoral vários procedimentos que podem impactar no resultado final das eleições de 2024. O principal pilar das denúncias em investigação versam sobre a configuração de fraudes à cota de gênero, com a utilização, por partidos locais, de candidaturas fictícias para preencher as vagas endereçadas às mulheres na composição das chapas que disputaram as eleições proporcionais.

Secretariado
A prefeita Elisa Araújo aproveitou para anunciar, com poucas novidades, a composição de seu secretariado: Confira os titulares de cada secretaria: Juliana Petek (Educação), Pedro Arduini (Serviços Urbanos e Obras), Taciana Balduíno (Administração), Isabella Soares (Planejamento), Antônio de Sousa Filho (Planejamento), Ernani Neri (Desenvolvimento Social), Roberto Tosto (Fazenda), Carlos Dalberto de Oliveira Júnior (Funel), Marcos Ferreira (Comunicação), Marcelo Venturoso (Procuradoria), Valdilene Rocha (Saúde), Beethoven de Oliveira (Governo), Cássio Facure (Fundação Cultural), Agnaldo Silva (Agricultura), Edno César da Silveira (Meio Ambiente), Rui Ramos (Codau), Celso Neto (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Caio Presotto (Chefe de Gabinete), Júnia Camargo (Controladoria), Sônia Manzan (FETI), Márcio Barros (Ipserv) e Anderson Romero de Freitas (Procon).

Bênção
A cerimônia de posse realizada no centro de eventos da ABCZ, também contou com um culto ecumênico. A Igreja Católica se fez presente. O Padre Fabiano Roberto representou o Bispo da Arquidiocese de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, e em sua fala reforçou que todos os que ali estavam têm uma grande tarefa pela frente, pois “[...] assumem, oficialmente, administrar, zelar e cuidar de nossa cidade e do povo que aqui habita, revela o nosso ideal: todos unidos por um único objetivo – o bem comum!”

Sem discriminação
À prefeita Elisa Araújo, ao seu vice Mauricinho de Sá, e aos vereadores, o representante da Igreja Católica pediu empenho para um agir contínuo em favor da cidade e do povo que nela vive, lembrando que este esforço precisa de dar “[...] de forma uníssona, pois o bem não tem rótulos, doutrina, religião, cor, raça... o bem é o bem e deve estar sempre à serviço da vida”. Antes de sua bênção, o Padre Fabiano Roberto ainda chamou a atenção de todos para a importância da reflexão e do agir ético, pois “pessoas sem ética gerarão um mundo desprovido de trabalhadores decentes e de cidadãos responsáveis”.

Frase
“Liderar uma equipe não é tarefa fácil, governar um povo é algo mais complexo.”

(Fagner Gouveia)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por