CONEXÃO URBANA

Consultor do MEC pela UNESCO anuncia parceria pela redução do analfabetismo em Uberaba

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 18/03/2025 às 11:10Atualizado em 24/03/2025 às 22:06
Compartilhar

Serão extra
Após solicitação da vereadora Luciene Fachinelli (União Brasil) para intermediar, junto à Secretaria Municipal de Educação, demandas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), relativas em especial ao repasse às creches e outras instituições, reunião que entrou noite a dentro no último domingo (16/03) no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba trouxe significativos avanços.

Dim Dim
De acordo com a vereadora Ellen Miziara, das 22 instituições reivindicantes, 14 OSCs receberam os recursos devidos na última segunda-feira (17/03). Entretanto, algumas delas ainda precisam regularizar a documentação para garantir o pagamento ainda esta semana. O prazo final para a prestação de contas de 2024 vai até o próximo dia 31 de março. De acordo com a parlamentar conservadora: “Nosso compromisso é garantir que nenhuma criança fique desamparada. Estamos trabalhando para agilizar os processos, reduzir burocracias e resolver as pendências junto à Prefeitura”.

(Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

Falha
O vereador Cabo Diego Fabiano (Democracia Cristã), líder do governo no Legislativo, também esteve presente na reunião. O parlamentar usou as redes sociais para explicar que realmente houve uma falha de Prefeitura em relação ao repasse de recursos para algumas OSCs que administram creches da cidade, o que “se deu em razão de uma atualização de sistema”, mas que a prefeita Elisa Araújo e o pessoal responsável trabalharam de forma intensa, inclusive no final de semana, para resolver o problema. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura, como ficou acertado na reunião, ontem mesmo foi feito o repasse total de R$1.810.608,28 para 14 entidades. As demais devem receber até o final de março.

Fiscalizar e agir
A vereadora Lu Fachinelli, que integra a Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal de Uberaba, junto com os vereadores Ripposati Filho (PSD), Rochelle Gutierrez (PDT) e Túlio Micheli (PSDB), disse que além de fiscalizar o Legislativo precisa agir, por isso provocou a reunião com o fim de buscar uma solução efetiva para a situação das creches/OSCs, pois, “cuidar das nossas crianças é cuidar do futuro de Uberaba!”, frisou.

Movimento
No domingo, antes da reunião na Prefeitura, a vereadora Lu Fachinelli já estava envolvida em ação para auxiliar algumas das creches em dificuldade. Ela se juntou à ABFIM em campanha de arrecadação de alimentos realizada no Supermercado Bahamas. O saldo da iniciativa foi suficiente para apoiar 6 creches comunitárias: Centro Social Educativo Catarina Cittadini “Irmãs Ursulinas”, Creche Vovó Zoraide, Creche Fraternidade Feminina Estrela do Triângulo Rouxinol, Creche Comunitária Cássio Rezende, Creche Comunitária Nossa Senhora do Rosário e Creche Comunitária Nossa Senhora Desterro.

Sucesso
Padre Rogério de Aguiar, assessor da Pastoral Vocacional, que está à frente do Jubileu dos Coroinhas e Acólitos da Arquidiocese de Uberaba juntamente com os padres Vitor Lacerda (Paróquia Senhor Bom Jesus) e Fabiano Roberto (Paróquia São Geraldo Majela), comemoram as cerca de 800 inscrições para participar do evento que acontece no próximo sábado, deia 22 de março, a partir das 9h da manhã, no Colégio Marista Diocesano.

Quem são?
Os coroinhas e acólitos auxiliam os padres e diáconos nas celebrações litúrgicas, desempenhando tarefas como a preparação do altar, o manuseio do missal e a recepção das oferendas. O Jubileu do próximo dia 22, como explica o Padre Rogério (Foto), é um momento para celebrar e fortalecer o papel dos coroinhas e acólitos na Igreja Católica, através da fé e da comunhão. Padre Fabiano reforça que, ao final do evento, haverá uma peregrinação dos participantes até o Santuário da Medalha Milagrosa, iniciativa que pode ser compreendida como um caminho físico e espiritual, um ato de fé e devoção que conduz a um encontro mais profundo com Deus.

(Foto/Reprodução/Instagram)

(Foto/Reprodução/Instagram)

Fique esperto!
Vence no dia 31 de março o prazo para o contribuinte quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 com 15% de desconto. A primeira parcela para quem optou por dividir o imposto em até dez vezes vence na mesma data. As guias estão disponíveis para emissão no site da Prefeitura de Uberaba. Também é possível retirar a guia para pagamento do tributo em um dos 70 pontos de apoio distribuídos pela cidade, entre eles estão o Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba e unidades de saúde.

Analfabetismo
Segundo o economista Fabiano Lopes, que foi secretário de Trânsito e Transportes no governo da Anderson Adauto e nas últimas eleições foi candidato a vereador em Uberaba, com 11 milhões de adultos incapazes de ler ou escrever, o Brasil ainda carrega o peso do analfabetismo como herança de desigualdades históricas. Números do IBGE apontam uma taxa nacional de 5,6%, mas em Minas Gerais, estado rico em tradições, o índice é de 6,5%, revelando desafios mesmo em regiões economicamente pulsantes. Entre a população negra, o índice alcança 9,1%, evidenciando o peso do racismo estrutural. Apesar de programas pontuais, o país falha em garantir educação básica universal, distanciando-se da meta da ONU para 2030. Cada porcentagem escondida nesses números é um rosto excluído do direito de ler o mundo.

Parceria
Na manhã desta terça-feira (18/03), Fabiano Lopes, que é Consultor do MEC pela UNESCO, se reuniu com o clero de Uberaba, na Cúria Metropolitana, para articular uma aliança inédita com o fim de reduzir o analfabetismo no município. A iniciativa, que deve contar com a adesão da Secretaria Municipal de Educação, prioriza a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com planos de implantar núcleos educacionais em áreas de maior vulnerabilidade social.

(Foto/François Ramos)

(Foto/François Ramos)

União faz a força!
A estratégia integrada visa não apenas reduzir índices de analfabetismo na cidade, mas romper ciclos de exclusão, aproximando oportunidades de quem mais precisa. “A educação é a chave para transformar realidades. Unir instituições é um passo decisivo”, destacou Lopes. A expectativa é que as ações comecem ainda no primeiro semestre deste ano, integrando capacitação local e apoio comunitário.

Golpe
Golpistas estão se passando por funcionários da Rádio Metropolitana FM, em Uberaba. Os criminosos ligam para a vítima e informam que ela ganhou um prêmio de R$200,00, mas para recebê-lo precisa passar dados pessoais, o que inclui números do cartão de crédito, onde supostamente será feito o depósito do “prêmio”. A emissora alerta que não existe nenhuma iniciativa desta natureza e que aqueles que receberem esse tipo de ligação devem denunciar às autoridades policiais. Esclareceu ainda que quando ocorre sorteio de algum prêmio em seus programas ele deve ser retirado diretamente em suas dependências.

Frase
“Se o povo é analfabeto, só ignorantes estarão em termos de o governar. Nação de analfabetos, governo de analfabetos.”

(Rui Barbosa)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por