CONEXÃO URBANA

Denise Max pode complicar discussão do subsídio para concessionárias do Transporte Coletivo

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 27/01/2025 às 10:44
Compartilhar

Ministério Público
A vereadora Denise Max (PRD), irritada com a inércia das empresas concessionárias que operam o sistema BRT, decidiu que vai levar ao Ministério Público a necessidade de chama-las à responsabilidade de garantir a saúde e o bem-estar dos usuários do transporte coletivo, que constantemente reclamam da presença de animais nos terminais. De acordo com a parlamentar é inadmissível que a atitude das entidades que prestam o serviço continue se limitando a chamar instituições que possam fazer o resgate, em especial de cães.

(Fotos/Reprodução/Instagram)

(Fotos/Reprodução/Instagram)

Atitude
Após ser vítima, juntamente com outras protetoras independentes, de Fake News que apontou a instalação de uma “gaiola” para “capturar e dar sumiço” em cães que circulam pelo Terminal Oeste, Denise foi a público explicar que se tratava de uma operação para o resgate de uma cadela que foi batizada como Vitória, o que aconteceu no sábado à noite graças ao empenho do médico veterinário Vitor Paiva. A vereadora, reconhecida por seu trabalho em favor da causa animal, lembrou que o terminal de ônibus coletivo de Uberaba-MG é um espaço que acaba servindo de abrigo para alguns cachorros abandonados, o que exige maior atenção das concessionárias neste sentido: “Afinal, são milhões em subsídios. Precisa alguma contrapartida!”

Saúde Pública
Denise Max reforçou a necessidade das empresas concessionárias zelarem pela saúde pública e o bem-estar das pessoas que usam o sistema de transporte coletivo e esclareceu que, apesar desses animais que circulam pelos terminais de embarque não terem um lar definitivo, em regra são bem tratados pela comunidade e “nunca registraram ocorrências de ataques aos usuários do transporte público”. Porém, essa convivência que na maioria das vezes é pacífica e harmoniosa, o que ela considera um reflexo da empatia da população local, não pode ofuscar uma questão maior: o crescente abandono de animais e a superlotação dos abrigos existentes em Uberaba.

Sem chance!
A vereadora e também idealizadora da Supra (Associação Uberabense de Proteção aos Animais), que conta atualmente com mais de 700 animais em seu abrigo, afirmou que não há mais condições para absorver a demanda provocada pelo abandono na cidade, o que inclui os animais que buscam refúgio nos terminais do BRT: “É necessário que as empresas se envolvam na solução, que deem uma contrapartida efetiva para o trabalho que está sendo feito por protetoras e instituições de proteção para assegurar o respeito aos direitos e à dignidade para os animais”.

Ruim demais
Denise também reclamou da comunicação com a Superintendência de Bem Estar Animal. Segundo ela, a cadela caramelo que causou polêmica no fim de semana, se abrigou no Terminal Oeste após uma fêmea remanescente de sua última cria ser atropelada e socorrida pelo Corpo de Bombeiros, que a levou para o Hospital Veterinário: “desde então estamos tentando notícia, mas não conseguimos”, frisou a vereadora, advertindo que colocará a questão em pauta quando chegar na Câmara Municipal a discussão de subsídios para as empresas de ônibus, que aliás pleitearam significativo reajuste na tarifa.

Tome pedágio “Uai”!
Contribuinte que agora está se organizando para pagar o IPVA pode preparar o bolso, pois Minas Gerais vai ter mais concessões rodoviárias em 2025. Serão menos seis pregões até o fim do ano com o objetivo de leiloar quase 3 mil quilômetros de rodovias estaduais. Isso significa dizer que a vias mineiras geridas pela iniciativa privada vão mais que dobrar até dezembro, saltando dos atuais 2.350 km de extensão para 5.147 km.

Só alegria
Revigorado das férias e enquanto se prepara para o retorno da “Missa Noite das Velas”, o Padre Fabiano Roberto aproveitou o fim de semana para comemorar os 87 anos de dona Maria Isabel.

Natural de São Joaquim da Barra, “vó Belinha”, como é conhecida pelos paroquianos da São Geraldo Majela e pelos seguidores das redes sociais do presbítero, é um presente vivo para a comunidade católica. A caminho dos 90, ela transborda amor e se transformou em protagonista de muitos vídeos publicados pelo neto ilustre. Parabéns!

(Foto/Renata Quirino)

(Foto/Renata Quirino)

Alerta
Padre Fabiano aproveitou o niver de sua avó para nos chamar a atenção para o que verdadeiramente importa na vida. Segundo ele, mesmo com as obrigações que tanto nos ocupam, a necessidade de manter as contas em dia e os compromissos que nossa profissão exige, não podemos nos distrair no caminho, pois ter um lugar para voltar e corações que esperam por nossa chegada, são bênçãos que “nenhum dinheiro compra”.


Por essas e outras lições e por sua capacidade de facilitar a compreensão e a conexão das pessoas com a sua espiritualidade, o esperado retorno de Padre Fabiano Roberto, com a “Missa Noite das Velas”, que acontece no próximo dia 30/1 (quinta-feira), às 19h, promete reunir centenas de pessoas na Paróquia de São Geraldo Majela, no bairro Alfredo Freire, para um momento de Adoração ao Santíssimo que vai proporcionar a todos sentirem-se mais próximos de Deus.

Sonho
Caminho de muitos para o sonho de cursar uma universidade, a lista de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 já está disponível para consulta nesta segunda-feira (27/1). Embora o calendário oficial previsse que o resultado fosse ontem (26/1), uma instabilidade no site provocou o atraso. Os aprovados têm entre de hoje até sexta-feira (31/1) para realizar a matrícula nas instituições de ensino.

Novo?!
Apesar de ter criticado duramente as dívidas acumuladas pelo governo do petista Fernando Pimentel durante a campanha que o elegeu governador de Minas Gerais pela primeira vez, Romeu Zema (Novo), que foi reeleito em 2022 e “requentou” a história em discursos acalorados, está conseguindo fazer pior. Segundo dados do Boletim Mensal da Dívida Pública Estadual, publicado pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), somente de 2020 para cá houve um crescimento de 51,3%, com o acumulado em dívidas saltando de R$124,7 bilhões para R$188,79 bilhões.

Segurança no campo
A vereadora Ellen Miziara (PL), a convite de Abílio Nasser, idealizador do LCR (Lideranças Comunitárias Rurais), participou de reunião na comunidade São Basílio para o lançamento de um plano estratégico de segurança pública naquela localidade. Na oportunidade, o Tenente Guilherme Augusto da Silva Reis, da 147ª Companhia Tático Móvel do 4º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, apresentou um plano de segurança voltado para a agricultura familiar. Também foram discutidas questões que envolvem a constituição da rede de fazendas protegidas, câmeras de segurança nas entradas principais da comunidade rural e ronda ostensiva.

(Foto/Reprodução/Instagram)

(Foto/Reprodução/Instagram)

Deu ruim!
Melhora no desempenho de indicadores oficiais definitivamente não cativam o eleitor que se depara com a alta no preço da carne, do café e de muitos outros itens que fazem parte do consumo rotineiro e pesam no orçamento do trabalhador brasileiro. De nada adianta dizer que o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu se a vida do povo fica a cada dia mais apertada. Prova disso é que Pesquisa realizada pela Genial/Quaest mostra que a aprovação do governo Lula recuou de 52% para 47%. Claro que a “trapalhada” envolvendo a confusão em torno do monitoramento do Pix também ajudou a reduzir avaliação positiva do governo.

Frase
“⁠Se a gente trabalhou a união e reconstrução, agora a gente vai ter que trabalhar outra coisa importante: a união, reconstrução e comida barata na mesa do trabalhador, porque as comidas estão caras...

(Presidente Lula)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por