LesboCenso
Iniciado em 2022, o LesboCenso Nacional, registrou em sua primeira etapa, números alarmantes. O estudo representa a primeira coleta de informações sobre a situação de trabalho, educação, saúde, relacionamentos, relações familiares e redes de apoio de lésbicas em todas as regiões do país. Os dados apontam que 21,74% delas já sofreram algum tipo de assédio sexual; 19,57%, violência psicológica e 33,70%, assédio moral. Cerca de 79% das entrevistadas relatou já ter sofrido algum tipo de lesbofobia.
Universo
Para a primeira fase do levantamento de iniciativa da Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política (SENATP), foram ouvidas 22 mil lésbicas, de todo o Brasil. O levantamento está sendo conduzido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Liga Brasileira de Lésbicas e Mulheres Bissexuais (LBL), contando também com a Rede Nacional de Lésbicas e Bissexuais Negras - Candaces, Rede LésBi Brasil e Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL).
Desdobramento
Para a 2ª etapa, que se encontra em andamento, o projeto contará com R$ 250 mil, custeados pelo Ministério das Mulheres. A expectativa é que a sistematização de informações sobre os corpos, as práticas e as experiências da população lésbica no país, seja possível fortalecer uma estratégia de consolidação de redes para o enfrentamento dos ataques conservadores, para a garantia do acesso a direitos, bem como para o acolhimento e suporte desse grupo.
Consequência
Para o recém-eleito vereador Diego Rodrigues (PDT), a falta de representatividade política é um dos motivos para o registro de números alarmantes como os verificados na primeira etapa do LesboCenso Nacional e também por estudos com o recorte LGBTQIAP+. Enquanto se prepara para assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Uberaba em 2025, ele recorda que o preconceito é um mal presente e que alcançou ele próprio, que já sofreu “diversos ataques nas redes sociais [...] é uma violência que alcança a toda a comunidade”.
Trabalho
Convicto de que a falta de conhecimento contribui para este cenário. Diego Rodrigues, que foi eleito com 3.523 votos, disse que a dura realidade da comunidade LGBTQIAP+ precisa ser exposta e discutida nas casas legislativas, pois é uma questão tão significativa quanto o desemprego, a falta de educação de qualidade, saúde, qualidade de vida. Afinal, todos devem ter seus direitos básicos assegurados.
Compromisso
Diego Rodrigues, que é o primeiro integrante da comunidade LGBTQIAP+ no Legislativo uberabense, afirmou que vai levar questões de interesse do grupo e promover a defesa de seus direitos no plenário. Contudo, fez questão de frisar que não será político de uma pauta só e que dedicará seu mandato a lutar pela transparência, pelo comércio local e pelo bem-estar de toda a população: “Eu ser homossexual é apenas um detalhe de quem eu sou, não me condiciona a uma luta exclusiva pela comunidade. O trabalho será concentrado em fazer o bem pela cidade”.
Revolta
Várias instituições de defesa dos direitos do trabalhador assinam nota de repúdio publicada em razão da demissão o bancário Marcos Martins Trujilho. Ele mora em Uberaba, mas trabalhava na agência do Banco do Brasil em Conceição das Alagoas. De acordo com o documento, essa dispensa “se soma a outras práticas antissindicais”, que incluem a “abertura de vários processos GEDIP´s por opiniões críticas expressas na Intranet e a demissão por justa causa de dois sindicalistas do Rio Grande do Sul.
Volta já!
De acordo com a Conlutas, os sindicatos e movimentos sociais exigem a reversão imediata da demissão de Trujilho e o fim das medidas repressivas contra os bancários que integram o movimento sindical. Além disso, cobram uma posição firme do governo Lula contra a política de intimidação adotada pelo Banco do Brasil: “É inaceitável que o BB aplique a política do medo e do terror para silenciar os trabalhadores”.
Liderança
Mais uma pesquisa coloca a candidata à reeleição Elisa Araújo (PSD) na frente da disputa pela Prefeitura de Uberaba. Seguindo a tendência expressa nos números do Instituto MDA (Reg. TSE 05869/2024), que no levantamento estimulado indicou a atual prefeita com 49,4% contra 37,4% de Tony Carlos (MDB); e do Veritá (Reg. TSE 04440/24), que trouxe Elisa com 50,7% e Tony com 39,8%, agora foi a Stats Pesquisa e Gestão registrar vantagem superior a 10 pontos para ela no segundo turno.
Números
De acordo com a pesquisa da Stats, registrada no TSE sob o número 06474/24, em um universo de 438 pessoas entrevistadas entre os dias 19 e 20 de outubro, Elisa Araújo teve a preferência de 52,1% enquanto Tony foi a opção de 38,4% na modalidade estimulada. O levantamento espontâneo a candidata do PSD ficou com 50% e o emedebista teve 36,3%. A margem de erro máxima é de 5% e o intervalo de confiança de 95%.
Porém
Resultado diferente daquele aferido pela Stats e pelos Institutos MDA e Veritá, foi apresentado na pesquisa realizada pelo Instituto Panorama (iPan), que apontou empate técnico na disputa travada pelo Executivo municipal. Registrado no TSE sob o número 09713/24, o levantamento do iPan ouviu 650 pessoas, entre os dias 18 e 19 de outubro. Dentre os entrevistados, no cenário estimulado 42,31% responderam que seu voto será de Elisa Araújo, enquanto 38,15% afirmaram preferir Tony Carlos.
Teve mais
A pesquisa do iPan também realizou uma projeção dos votos válidos, o que significa excluir do contexto as respostas de indecisos e votos em branco ou nulo. Nessa perspectiva, Elisa tem 52,58% contra 47,42% de Tony. Considerada a margem de erro do estudo, que é de aproximadamente 3,84% para mais ou para menos, os candidatos estão tecnicamente empatados.
Causídicos
A disputa pela presidência da 14ª Subseção da Seccional de Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil já começou. Duas chapas disputam o comando em Uberaba. O atual presidente, Eduardo Jardim, que busca a reeleição, tem como vice Rogério de Pádua. A oposição será representada por formação capitaneada por Luciano Del Duque, que tem como companheiro de chapa Luciano Camargos. A eleição será no dia 17 de novembro, das 9 às 17 horas, e pela primeira vez, será 100% online.
Encontro
No próximo dia 3 de novembro, das 8h30 às 11 horas, na Rua Coronel Bruno Silva Oliveira, 477, acontece o encontro dos ex-alunos e professores da FISTA, saudosa Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino. Os organizadores pedem àqueles que forem participar do evento para colaborar levando algo para compartilhar no lanche fraterno. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (34) 3336-1715.
Frase
“Ser amigo é amar as mesmas coisas e rejeitar as mesmas coisas. Não seja amigo de quem odeia o que você ama.”
(São Tomás de Aquino)