Denúncia repercute: problema da “rodoviária velha” tende aumentar
Um antigo problema da Praça Dr. Jorge Frange, sua ocupação por usuários de drogas (lícitas e ilícitas), a intimidação a transeuntes para forçar “doações” e a insegurança imposta aos comerciantes estabelecidos nas suas imediações, foi destaque na coluna de sábado (3) e gerou muitas manifestações. Dentre elas está a do técnico Carlos Soares, que há anos trabalha com a recuperação de dependentes químicos. Para ele a situação embora complexa, tem solução. Porém, a incapacidade das autoridades em lidar com a questão é determinante para a manutenção de uma realidade em que “esta população em vulnerabilidade extrema tende só aumentar porque o município não tem uma política sobre drogas eficaz e operante”.
Estratégias ruins
Carlos Soares afirma ainda que não existe uma “porta de saída” para este público. Embora já tenha existido no município instituições do terceiro setor que conseguiam ter alto índice de recuperação de dependentes químicos, hoje a situação é precária. Ele destacou ainda a gravidade em relação os transtornos relacionados a uso de álcool, defendendo urgência na adequação dos serviços existentes para a realidade de cada grupo específico.

(Foto/Reprodução/Instagram)
Qualificação necessária
O especialista também frisou a importância da qualificação para trabalhar com a recuperação de dependentes químicos, pois é um público problemático e muitos acabam chegando a perder sua liberdade “porque acabam se criminalizando para conseguirem mais uma descarga de dopamina no sistema nervoso central!”. Por fim, Carlos Soares deixou uma advertência: “Infelizmente se não olharem pra esta causa que envolve serviço social, saúde, economia, segurança pública entre outros, a população ficará à mercê dos dependentes químicos, e os dependentes químicos por sua vez aguardando que exista uma saída para as suas vidas!”
Desafio exige união
A psicóloga Lidiane Dantas, por sua vez, afirma já ter se colocado à disposição diversas vezes para auxiliar com essa situação: “Mas o município não quer. Ou porque não querem aprender trabalhar ou porque não ligam para a causa”. Segundo a profissional existem inúmeras possibilidades pra mudar essa realidade em Uberaba, mas é preciso união e vontade: “Estou falando que estamos querendo contribuir. Muitas pessoas querem trabalhar nesta causa. Só falta o município querer”.
Psicóloga classifica ajuda aos mais vulneráveis como ato de humanidade
Em um contundente apelo, a profissional de saúde mental defende que fazer o bem não requer "autorização moral nem currículo do outro". Para Lidiane Dantas, ajudar pessoas em situação de rua não é erro, ingenuidade ou "pecado social", mas sim um ato de humanidade essencial. Afirmando ser inspirada no exemplo de Jesus, que "não perguntou quem merecia o pão", ela argumenta que o julgamento afasta, enquanto o amor aproxima. Em suas redes sociais a psicóloga conclui com um chamado à ação: "Faça o bem. Mesmo quando o mundo prefere discutir quem merece recebê-lo."

(Foto/Reprodução/Instagram)
Operação Natalina: mais de 700 atendimentos e apreensão de drogas
Enquanto o problema não dá sinais de uma disposição efetiva para solução, o que vale dizer passa por disposição dos governos federal e estadual e também por um necessário aperfeiçoamento legislativo, as drogas seguem dando trabalho. Durante a Operação Natalina da Guarda Civil Municipal de Uberaba, que registrou 733 atendimentos entre os dias 5 e 31 de dezembro (2025), foram apreendidos 96 pinos de cocaína, 83 pedras de crack, 26 comprimidos de ecstasy e 38 buchas de maconha.
Patrulhamento intensivo e prisões marcam atuação em regiões estratégicas
A Operação Natalina de GCM também registrou a recuperação de um veículo roubado. As equipes atuaram com patrulhamento intensificado nas regiões Central, Abadia, Boa Vista, Beija-Flor e São Benedito, além de terminais, praças e parques. A iniciativa contou com motopatrulha, viaturas, Canil e Inteligência. Durante as ações, oito pessoas foram conduzidas à delegacia e uma foi capturada com mandado de prisão em aberto, reforçando o apoio da GCM ao cumprimento de ordens judiciais e à segurança integrada.
Comandante destaca planejamento estratégico para fim de ano mais seguro
O comandante da GCM, Marcelo Santos, que deixa o cargo esta semana mas continua com a corporação, destacou que a presença ostensiva e o planejamento estratégico foram fundamentais para garantir mais tranquilidade à população e ao comércio. A operação também contou com o ônibus GCM 001 estacionado no Parque Fernando Costa no período noturno para ampliar o suporte às equipes. "A Operação Natalina cumpriu seu papel preventivo, contribuindo para um fim de ano mais seguro", afirmou Santos.

(Foto: Divulgação/Secom/PMU)
Novo comandante assume desafio de continuar contribuindo com o combate às drogas
Os resultados da operação demonstram não só o volume e a qualidade do trabalho da GCM em Uberaba, mas que um desafio estrutural persiste: o consumo de drogas e as dezenas de pessoas em situação de rua que recusam acolhimento, como ocorreu na primeira etapa do programa "Uberaba Ordenada". É neste cenário complexo que Danilson de Freitas assume o comando da corporação no dia 8 de janeiro. Campeão brasileiro de jiu-jítsu e acadêmico de Direito, o novo comandante traz consigo a disciplina do tatame e uma carreira construída em setores estratégicos da própria GCM. Sua gestão herdará a rotina intensa de atendimentos e a difícil missão de ajudar o município a conciliar segurança pública com políticas sociais.
Obras do Terminal Oeste estão concluídas
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), confirmou que as obras de reparo no Terminal Oeste foram 100% concluídas na manhã do último domingo (4). O terminal havia sido afetado por uma tempestade em 26 de dezembro. Com a retirada da estrutura danificada finalizada, o local já funciona normalmente, com todas as áreas liberadas, garantindo segurança e conforto aos usuários do transporte coletivo e aos trabalhadores. A Semob destacou que as intervenções foram executadas com agilidade para assegurar a plena retomada das atividades.
Latam inicia voos diretos entre Uberaba e Guarulhos
A Latam Airlines Brasil deu início nesta segunda-feira (05/01) à operação de uma nova rota aérea direta ligando Uberaba ao Aeroporto de São Paulo/Guarulhos, o maior hub aéreo do país. A operação, fruto de parceria com a Prefeitura de Uberaba, terá três voos semanais, às segundas, quartas e sextas-feiras. As aeronaves Airbus A319, com capacidade para 140 passageiros, decolam de Guarulhos às 8h10 e chegam a Uberaba às 9h25, com o voo de retorno saindo às 10h10.
Nova rota fortalece a conexão de Uberaba com destinos nacionais e internacionais
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Neto, a iniciativa representa um avanço estratégico para o turismo, a geração de negócios e o desenvolvimento econômico não apenas de Uberaba, mas de todo o Triângulo Mineiro. Solenidade na manhã desta segunda-feira, levou muitas autoridades até o Aeroporto Mário de Almeida Franco para acompanhar o início da operação. A prefeita Elisa Araújo comemorou a conquista e destacou sua importância para o desenvolvimento regional.
Centenas de fiéis no São Benedito
O Bairro São Benedito teve intensa movimentação no último domingo (05/01). A celebração da Epifania do Senhor, Solenidade em que a Igreja recorda a manifestação de Deus através de Jesus Cristo, o Messias, foi conduzida pelo Padre Marcelo Lázaro, e levou centenas de fiéis até a Paróquia dedicada ao santo padroeiro dos cozinheiros, nutricionistas e dos escravos, reconhecido como um símbolo de humildade, caridade e serviço.

(Foto: François Ramos)
Folias de Reis
Em sua homilia, Padre Marcelo explicou que a celebração recorda a manifestação de Jesus como Filho de Deus aos gentios (não-judeus), simbolizada pela visita dos Reis Magos e lembrou que, assim como eles, vamos à Santa Missa para encontrar Jesus. Vale lembrar que os três Reis simbolizam as nações de toda a terra que foram alcançadas pela estrela que apontava para Aquele que veio ao mundo oferecer a Salvação a todos que crerem. A Epifania constitui fonte de inspiração de uma forte tradição popular brasileira que relembra a visita de Baltazar, Belchior e Gaspar ao menino Jesus, com cortejos, músicas, danças e orações: As folias de Reis começam no Natal (24 de dezembro) e seguem até o dia 6 de janeiro.
Frase
"Sem vocês me sinto fim. Uma espécie de folia sem reis que pede prendas aos grãos de areia do Saara. Uma planta desprovida de folhas, folha desidratada e fila imensa de absolutamente ninguém." (Demétrio Sena)