Ponte interditada terá avaliação técnica
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (PSD), e o vice-governador Mateus Simões (PSD) visitaram no domingo (08/02) a ponte interditada entre Conceição das Alagoas (MG) e São Paulo. O pré-candidato a deputado federal, Franco Cartafina, também marcou presença. Segundo anunciado durante a vistoria, o governo estadual iniciou o processo de contratação para uma avaliação técnica de engenharia da estrutura. O laudo definirá a intervenção necessária, que pode ser uma obra de recuperação ou manutenção. A ponte é um eixo logístico importante para a região.

(Foto: Divulgação)
Melhoria de serviços estaduais na pauta
Em agenda realizada em Uberlândia no sábado, a prefeita Elisa Araújo acompanhou o vice-governador em reunião na Associação Comercial e Industrial local. O encontro com empresários debateu temas considerados centrais para o desenvolvimento regional, como a melhoria dos serviços da Cemig e a discussão sobre a privatização da Copasa. Também foram pauta incentivos à aviação regional e a situação da infraestrutura das estradas estaduais.
Prefeita reforça articulação regional
A prefeita de Uberaba cumpriu uma série de compromissos no fim de semana para reforçar sua articulação na região. No sábado, esteve em Araguari para a posse do prefeito Renato Carvalho na presidência da Associação dos Municípios do Vale Paranaíba (AMVAP). No domingo, após a visita à ponte, seguiu para agendas em Iturama e Campina Verde. A série de deslocamentos visa fortalecer o diálogo com lideranças locais e representar entidades regionais.
Câmara retoma trabalhos com pauta extensa
A Câmara Municipal de Uberaba realiza nesta segunda-feira (9) a primeira sessão ordinária do ano, com análise de 17 projetos de lei. Entre as propostas de denominação de logradouros, merece destaque a da vereadora Luciene Fachinelli, que propõe homenagear o papa Francisco. A pauta é majoritariamente composta por esse tipo de matéria e por concessões de títulos de cidadania. A reunião marca o reinício oficial dos trabalhos legislativos de 2026 na casa.
Projeto busca alterar Código de Posturas
Na pauta também chama atenção o Projeto de Lei Complementar nº 42/2025, do vereador Tulio Micheli (PSDB), que pretende introduzir alterações na lei do Código de Posturas do município. A matéria trata do uso de ruas, praças e passeios públicos, com foco em reforçar normas de organização e circulação. A proposta exige maioria qualificada para ser aprovada.

(Foto: Rodrigo Garcia/Decom/CMU)
Homenagens dominam propostas legislativas
Dos 17 projetos a serem analisados na sessão de hoje, 14 são de denominação de logradouros, que homenageiam personalidades consideradas relevantes para a comunidade. Dois projetos de resolução, do vereador Samuel Pereira, propõem a concessão do Título de Cidadania Uberabense. Todas as matérias serão votadas em primeiro turno na sessão desta segunda.
Obras de iluminação moderna começam em avenida
A Prefeitura de Uberaba inicia nesta segunda-feira (9) a obra de implantação do novo sistema de iluminação pública na Avenida Filomena Cartafina. A prefeita Elisa Araújo acompanhará o início dos trabalhos no trecho de aproximadamente dois quilômetros. O projeto prevê a instalação de 125 postes com luminárias de LED e sistema de telegestão, que permite o controle remoto da rede.
Investimento supera R$ 4 milhões em tecnologia
O novo sistema na avenida, um dos principais acessos à cidade, tem investimento estimado em mais de R$ 4,2 milhões. A obra, executada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), contempla tecnologia que melhora a eficiência e permite o monitoramento em tempo real. Segundo a diretora do departamento, Gabriela Miziara, a intervenção visa proporcionar mais segurança e conforto aos usuários do corredor viário.
Influenciador integra coletânea
O advogado e digital influencer Orlando Vasconcelos Folador, conhecido pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo com o perfil "Direito no Bule", onde traduz o direito em uma linguagem simples e acessível, é um dos autores do segundo volume da coleção "Viver com Sentido". Ele assina capítulo junto com o procurador municipal Marcelo Venturoso e as psicólogas Ana Laura Nascimento e Ellen Miziara, que também é vereadora. O livro, que será lançado entre maio e junho reúne reflexões interdisciplinares produzidas por renomados profissionais do Direito, Psicologia e Comunicação.

(Foto: Reprodução/@direitonobule)
Estudo analisa papel do Legislativo em saúde mental
O capítulo assinado por Folador aborda a atuação do Poder Legislativo municipal na construção de políticas públicas de saúde mental. O texto examina os desafios jurídicos e psicossociais para implementar leis federais na esfera local, como a Lei da Reforma Psiquiátrica. A análise defende que vereadores não apenas podem, mas devem atuar como catalisadores de ações intersetoriais, articulando saúde, assistência social e educação.
Organização da ExpoZebu antecipa operação logística
Enquanto o público aguarda ansioso pela edição de 2026 da ExpoZebu Rodeo Shows, a operação nos bastidores já trabalha em ritmo acelerado. O planejamento logístico e estrutural está em andamento, com foco na montagem técnica e na experiência do visitante. A venda de ingressos, que ocorre em diversas cidades de Minas Gerais e São Paulo, já demonstra que haverá reflexos positivos no movimento do turismo regional, aquecendo setores como hotelaria e gastronomia.
Segurança é prioridade com plano operacional rigoroso
A organização do evento, encabeçada pela Top Entretenimentos, estabeleceu um plano de segurança detalhado em parceria com forças públicas e uma equipe privada experiente. O protocolo inclui revistas minuciosas na entrada e saída, além de um circuito de câmeras de monitoramento 360º para cobrir toda a área do evento. Segundo a organização, o acesso de menores seguirá rigorosamente as normas de classificação indicativa vigentes.
Expansão do varejo impulsiona construtoras especializadas em MG
A abertura de novas lojas por redes varejistas, principalmente do setor farmacêutico e supermercadista, tem gerado demanda para um nicho específico da construção civil em Minas Gerais. De acordo com o Sinduscon-MG, embora ainda não seja o principal mercado, essa expansão movimenta empresas que se especializam no segmento comercial. Dados da Amis indicam que 45 novos supermercados foram abertos no estado somente entre janeiro e agosto de 2025.
Modelo "built to suit" garante contratos de longo prazo
Empresas como a Inconew Construtora, de Uberlândia, têm se dedicado a projetos sob medida para o varejo, utilizando o modelo "built to suit". Segundo o CEO do grupo, Pedro Paulo, os contratos, que superam dez anos, oferecem renda previsível e baixo risco de vacância. O presidente do Sinduscon-MG, Raphael Lafetá, destaca que o modelo permite ao varejista iniciar operações de forma ágil e pode resultar na valorização do imóvel ao longo do tempo, dependendo da localização.
Frase
"Sonhei com um mundo estranho, onde o jogo da vida não era essa roleta russa." — (Renilmar Fernandes).