Escândalo
Apesar de não se manifestar oficialmente sobre o caso, a Câmara Municipal de Araguari está “fervendo” no bastidores, o que decorre do indiciamento de vereadora que integra a casa. As denúncias levaram a fundada suspeita de prática de estelionato e apropriação indevida contra idosos e as investigações tiveram início após familiares das vítimas, que têm 70 e 79 anos, denunciarem movimentações financeiras suspeitas nas contas dos idosos.
Absurdo
Um de seus colegas de Legislativo, que pediu para ter sua identidade preservada, comentou com a coluna que o sentimento na Casa é de constrangimento em relação às denúncias que indicam o envolvimento da vereadora Isabel Cristina Pimenta Pires em crime de apropriação indébita de bens de idosos (crime previsto no Estatuto do Idoso). Mas de acordo com ele, mesmo após a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluir os inquéritos que investigam os crimes praticados contra os dois idosos em Araguari, indicando a provável autoria, é preciso assegurar a ampla defesa e o contraditório antes de “julgar” a parlamentar: uma tarefa que cabe ao Judiciário.
Sei não
Procurada pela imprensa, a vereadora Isabel Pires negou as acusações e afirmou desconhecer o indiciamento. A Polícia Civil corrobora com a existência de negação pela suspeita de ter utilizado cartões bancários para fazer as transações financeiras irregulares em nome das vítimas. De acordo com a autoridade policial, em depoimento, a investigada (de 43 anos) teria afirmado que apenas auxiliava os idosos (com os quais não possui vínculo de parentesco), negando qualquer envolvimento ilícito.
Prefeitura em ação
No último sábado (08/03), Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu ações com consultas, exames e palestras. Foi grande a adesão do público aos eventos realizados no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), na Unidade Matricial de Saúde (UMS) Valdemar Hial, que fica no Hospital de Clínicas (HC-UFTM), e no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU).
(Foto: Lílian Veronezi/Divulgação/Secom/PMU)
Elas foram
A prefeita Elisa Araújo esteve presente nas ações acompanhando o andamento dos atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Também foram anotadas as presenças das vereadoras Lu Fachinelli e Ellen Miziara, que no Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Mulher (Caism), se juntaram às homenageadas do 8 de março para acompanhar a apresentação musical de alunos da rede municipal: a banda Orion Kids.
Teve mais
Ainda no Caism, foram proferidas as palestras sobre práticas integrativas, com a terapeuta Jaqueline Albernás; sobre planejamento familiar, com a assistente social Ana Cláudia Bertagna e a ginecologista Ana Carolina de Sousa; sobre violência contra a mulher, com a advogada Sandra Muniz, e sobre mitos e verdades sobre as patologias mais comuns da mulher, com a ginecologista e obstetra Tânia Maria de Oliveira.
Ele fez bonito
O vice-prefeito, Mauricinho de Sá, também participou das homenagens dirigidas às mulheres no último final de semana. Ele, que possui sólida carreira como radialista, foi a voz masculina responsável por levantar a plateia formada por mulheres da varrição social, em evento festivo na última sexta-feira (07/03), no Centro Administrativo. Com o seu característico “bommmmm dia”, o companheiro de governo da prefeita Elisa Araújo, iniciou as homenagens da ação comemorativa pelo Dia Internacional da Mulher promovida pela Secretaria de Governo, por meio do Todos por Uberaba.
(Foto: Divulgação/Secom/PMU)
Reconhecimento
O vice-prefeito Mauricinho de Sá, registrou para as homenageadas que: “Onde quer que tenha uma mulher, tem coragem, tem determinação e boas histórias. Muito obrigado pelo que fazem por nós!”. Após ter sido aclamado pela plateia, ele partiu para o abraço e fez a festa com as mulheres que emprestam seu trabalho a Uberaba para que todos possamos usufruir de uma cidade mais limpa.
Ponto
No mês das mulheres, outra a receber o reconhecimento por sua fibra e pelo trabalho que exerce em favor das uberabenses, foi a vereadora Lu Fachinelli (União Brasil), agraciada com o Troféu Liderança, na categoria “Destaque nas Políticas em Ação do Terceiro Setor – Mulheres, Lideranças, Políticas Públicas e Ação”. De acordo com a parlamentar, que está em seu segundo mandato na Câmara Municipal, “receber esse reconhecimento ao lado de mulheres incríveis, que transformam vidas e constroem um futuro melhor, é motivo de imenso orgulho! Seguimos firmes na luta por uma sociedade mais justa, humana e inclusiva”.
Correria
Final de semana da vereadora Ellen Miziara, liderança conservadora que preside o Partido Liberal em Uberaba e ocupa a 2ª vice-presidência do PL Mulher em Minas Gerais, também foi movimentado. Sábado (08/03) depois de marcar presença no Caism ao lado da vereadora Lu Fachinelli, e participar de um evento inaugural e receptivo ao Dia Internacional das Mulheres, foi até ao CEASA, onde acompanhou mais uma edição da feira do produtor. Depois de uma manhã pra lá de corrida, participou de um almoço no Restaurante Casarão, onde recebeu homenagem.
Sempre elas
Que as homenagens rendidas às mulheres ontem, dia 8 de março de 2025, se perpetuem em mais dias especiais pra elas. Não pode haver um único dia do ano para celebrar, refletir e honrar a força, a resiliência e a beleza de todas as mulheres. Necessário lembrar todos os dias que ao longo da história, elas têm transformado o mundo com sua coragem, sensibilidade e determinação.
Exemplos
No sábado lembramos de muitas pioneiras que abriram caminhos em tempos de adversidade, mulheres que lutaram por direitos e igualdade, mas sem esquecer delas enquanto esposas, mães, filhas, irmãs e amigas. Sim, o lugar delas é onde quiserem estar, podem ser professoras, cientistas, artistas e líderes, mas que permaneçam sempre um espelho de amor que impulsiona a humanidade para o bem, o respeito, o cuidado e o companheirismo.
Obrigado!
E que nós, não esqueçamos jamais do papel fundamental das mulheres no jornalismo brasileiro. Rendo homenagem a nomes como Lídia Prata, Gislene Martins, Gê Alves, Fabiana Silbor, Indiara, Giselda e Graça, entre muitas outras profissionais de Uberaba que, através da imprensa, contaram histórias, expuseram abusos e lutaram por uma sociedade mais justa. Igualmente abraço e aplaudo novos nomes, como Larissa Prata e minha companheira de coluna, Leilane Vieto, que assumiram o compromisso de tornar públicas injustiças, conferir significado a números e dados, e cobrar melhorias para nossa cidade. Graças a profissionais como elas, vozes que antes eram silenciadas hoje ecoam fortes pugnando por uma profunda transformação social.
Frase
“Aprendi que a beleza da mulher não se encontra no corpo perfeito, e sim na sua força em recomeçar após uma queda. Essa força inspira e provoca admiração. Homens fracos não conquistam mulheres fortes.”
(Dani Andrade)