CONEXÃO URBANA

Ellen Miziara aponta autoritarismo na prisão de Braga Netto e crítica pesquisa da Quaest

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 14/12/2024 às 19:06Atualizado em 14/12/2024 às 19:29
Compartilhar

Ferveu!
Na manhã do último sábado (14/12), a Polícia Federal (PF) prendeu o general da reserva Walter Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Bolsonaro nas eleições vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva. O mandado cumprido é relativo ao inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022. Cerca de 40 pessoas foram indiciadas, dentre elas, está o militar, cuja prisão foi determinada por prática de obstrução à Justiça (o que foi negado pela defesa).

Campanha
Braga Netto, que foi preso em sua casa, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, por ser militar, deve ficar sob a custódia do Exército. O ex-ministro chefe da Casa Civil e ministro da Defesa, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, esteve em Uberaba este ano, mais precisamente em agosto, quando veio emprestar apoio para a candidatura de Samir Cecílio (PL) à Prefeitura de Uberaba.

Roletando
Em sua passagem pela cidade, Braga Netto, ao lado de Samir, Romeu Borges e Ellen Miziara (presidente do PL local), visitou várias instituições, dentre elas o Sindicato Rural de Uberaba, onde ouviu as lideranças do agro e, juntamente com os candidatos do PL-Uberaba, firmou compromisso de trabalharem juntos para buscar o atendimento das demandas do setor rural, para o que frisou a importância de aumentar a representatividade conservadora na Câmara e no Senado, em 2026. O militar também reforçou a necessidade de eleger, em todo o país, prefeitos comprometidos com essa necessidade.

(Foto/François Ramos)

(Foto/François Ramos)

Abuso
Por falar em Ellen Miziara, que foi eleita vereadora no último pleito com a maior votação dentre as candidatas do sexo feminino, usou as redes sociais para registrar sua indignação com a prisão de Braga Netto, classificando o ato como “mais um episódio da sanha autoritária no país”. Ela ainda fez uso de uma citação de Chico Xavier para recomendar ao general: “Segue fazendo o bem. Provavelmente não de faltarão espinhos e pedras. Pedras, no entanto servem nas construções e espinhos lembram rosas”.

Mentira
Acionada pelos colunistas, a 2ª Vice-presidente do PL-Mulher de Minas Gerais também criticou a consistência da pesquisa da Quaest divulgada no fim da última semana. O estudo, que apontou possibilidade de vitória de Lula (e até mesmo Haddad) em 2026, isso se concorrerem contra Bolsonaro (por enquanto inelegível até 2030), traz resultado antagônico à realidade segundo Ellen Miziara.

Cadeia

Ellen Miziara chegou a perguntar se “a pesquisa foi feita na porta dos presídios?” e disparou em seguida que com o dólar batendo a casa dos R$6.09, “o que consequentemente acarreta na alta dos combustíveis e nos alimentos, como o trigo e a carne”, cerca de 90% do mercado considera que o governo Lula “está de mal a pior”. Para ela, o petista é o responsável por um governo que não consegue estabelecer uma política de redução de gastos e cobra da população o saldo negativo, o que faz com a imposição de mais impostos, acarretando a redução de poder de compra do brasileiro.

Apocalipse
Ainda de acordo com Ellen, as previsões para 2025 são muito piores e “diante de tudo isso exposto, essas pesquisas ou faltam com a verdade ou são pesquisas enviesadas”. Para ela, que se tornou uma das maiores lideranças conservadoras do interior de Minas Gerais, não bastasse tudo isso, Lula sinaliza, que para "economizar" o governo pode cortar auxílios como o BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, o que vai prejudicar ainda mais aqueles em situação de vulnerabilidade: “É absurdo que mediante esse cenário catastrófico o brasileiro ainda cogite votar num governo desses”, finalizou.

(Foto/Reprodução/Instagram)

(Foto/Reprodução/Instagram)

A espera de um milagre?
O corpo de uma mulher falecida no último dia 11/12, está sendo mantido em casa por uma família de Santa Maria do Salto, cidade com quase 5 mil habitantes localizada no Vale do Jequitinhonha. Até o fechamento da coluna, o velório ainda não havia sido realizado por eles acreditarem na ressurreição da defunta. Polícia Militar e Polícia Civil foram acionadas, mas nenhuma providência foi tomada por não ter sido identificado crime na conduta.

Celebração
No dia 8 de dezembro, o arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, completou 45 anos de sua ordenação presbiteral, que é o rito sagrado da Igreja Católica Apostólica Romana utilizado para conferir ao ordenado o sacramento da Ordem, permitindo-lhe exercer o ministério sacerdotal (Presbiterado). Este sacramento é um dos três graus existentes, os outros são a diaconia e o episcopado. A data foi celebrada na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e de Santo Antônio e São Sebastião (Catedral Metropolitana).

 Prestigiado
A celebração pelos 45 anos da ordenação de Dom Paulo como Padre (Presbítero) contou com a presença de quase todos os padres da arquidiocese de Uberaba, cuja jurisdição abrange 20 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba além de representações das irmãs carmelitas, diáconos, leigos e leigas. Após a Santa Missa, houve uma pequena recepção e o arcebispo de Uberaba pode receber abraços e homenagens de todos aqueles que admiram o serviço por ele prestado a Deus Pai e sua grande obra.

(Foto/Divulgação/Arquidiocese de Uberaba)

(Foto/Divulgação/Arquidiocese de Uberaba)

Dengue
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu o mapeamento realizado pelo drone de combate à dengue. O conteúdo disponibilizado pela empresa contratada consiste em relatórios, mapas e planilhas obtidos após as operações do equipamento, o que vi ajudar na orientação das estratégias futuras. Foram identificados mais de 1.700 pontos propícios à proliferação da doença, dentre os quais estão toneis, barris, tambores, máquinas e equipamentos em pátios, piscinas e fontes, lixo, pneus e laje com acúmulo de água.

Lazer perigoso?!
O estudo encomendado pelo governo de Elisa Araújo à empresa de drones detectou 849 piscinas e fontes nas áreas mapeadas. Agora, ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde realizar a análise técnica do conteúdo e alinhar as estratégias de combate que serão usadas na região. A Secretaria Especial de Comunicação assegurou que, assim que os resultados forem compilados e as ações definidas, tudo será amplamente divulgado pela Prefeitura de Uberaba.

(Foto/Reprodução/Instagram)

(Foto/Reprodução/Instagram)

Presentaço!
A Operação Natal Seguro, desencadeada pela Guarda Civil Municipal (GCM) com o objetivo reforçar a segurança na cidade durante o período de fim de ano, continua presenteando a população com boas notícias. Na semana que passou, a GCM conseguiu capturar dois indivíduos procurados pela Justiça, um deles nas proximidades do Terminal Rodoviário e outro no Bairro Jardim Induberaba. Ambos estavam com mandados de prisão em aberto.

Tchau
Deputada federal acusada de prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, Carla Zambelli, pode ser cassada no ano que vem. Ela ficou conhecida em todo o Brasil após episódio em que, na véspera das eleições de 2022, sacou e apontou arma para um homem negro em São Paulo. Na época ela disse que teria sido verbalmente agredida e que ele teria cuspido em sua direção, o que resultou na perseguição registrada em vídeo.

Cassação
Contudo, a motivação para a cassação de Zambelli é outra. Em ação patrocinada pela deputada federal Sâmia Bomfim, do PSOL, ela é acusada de promover desinformação eleitoral em suas redes sociais, agindo com “abuso da liberdade de expressão e ato de evidente má-fé”. Com o voto favorável do relator, desembargador Silmar Fernandes, e dos juízes Cotrim Guimarães e Claudio Langroiva, que o acompanharam, já está formada maioria para cassar seu mandato e declarar sua inelegibilidade por até oito anos. Porém o julgamento foi suspenso devido a pedido de vistas e somente deve ser retomado em 2025. Da decisão caberá recurso.

Frase

“[...] É interessante a coincidência desse julgamento ocorrer em uma plena sexta-feira 13, data é conhecida pela perseguição aos cristãos templários ordenada pelo rei francês Filipe IV.”

(Carla Zambelli)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por