Ferveu!
Na manhã do último sábado (14/12), a Polícia Federal (PF) prendeu o general da reserva Walter Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Bolsonaro nas eleições vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva. O mandado cumprido é relativo ao inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022. Cerca de 40 pessoas foram indiciadas, dentre elas, está o militar, cuja prisão foi determinada por prática de obstrução à Justiça (o que foi negado pela defesa).
Campanha
Braga Netto, que foi preso em sua casa, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, por ser militar, deve ficar sob a custódia do Exército. O ex-ministro chefe da Casa Civil e ministro da Defesa, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, esteve em Uberaba este ano, mais precisamente em agosto, quando veio emprestar apoio para a candidatura de Samir Cecílio (PL) à Prefeitura de Uberaba.
Roletando
Em sua passagem pela cidade, Braga Netto, ao lado de Samir, Romeu Borges e Ellen Miziara (presidente do PL local), visitou várias instituições, dentre elas o Sindicato Rural de Uberaba, onde ouviu as lideranças do agro e, juntamente com os candidatos do PL-Uberaba, firmou compromisso de trabalharem juntos para buscar o atendimento das demandas do setor rural, para o que frisou a importância de aumentar a representatividade conservadora na Câmara e no Senado, em 2026. O militar também reforçou a necessidade de eleger, em todo o país, prefeitos comprometidos com essa necessidade.
(Foto/François Ramos)
Abuso
Por falar em Ellen Miziara, que foi eleita vereadora no último pleito com a maior votação dentre as candidatas do sexo feminino, usou as redes sociais para registrar sua indignação com a prisão de Braga Netto, classificando o ato como “mais um episódio da sanha autoritária no país”. Ela ainda fez uso de uma citação de Chico Xavier para recomendar ao general: “Segue fazendo o bem. Provavelmente não de faltarão espinhos e pedras. Pedras, no entanto servem nas construções e espinhos lembram rosas”.
Mentira
Acionada pelos colunistas, a 2ª Vice-presidente do PL-Mulher de Minas Gerais também criticou a consistência da pesquisa da Quaest divulgada no fim da última semana. O estudo, que apontou possibilidade de vitória de Lula (e até mesmo Haddad) em 2026, isso se concorrerem contra Bolsonaro (por enquanto inelegível até 2030), traz resultado antagônico à realidade segundo Ellen Miziara.
Cadeia
Ellen Miziara chegou a perguntar se “a pesquisa foi feita na porta dos presídios?” e disparou em seguida que com o dólar batendo a casa dos R$6.09, “o que consequentemente acarreta na alta dos combustíveis e nos alimentos, como o trigo e a carne”, cerca de 90% do mercado considera que o governo Lula “está de mal a pior”. Para ela, o petista é o responsável por um governo que não consegue estabelecer uma política de redução de gastos e cobra da população o saldo negativo, o que faz com a imposição de mais impostos, acarretando a redução de poder de compra do brasileiro.
Apocalipse
Ainda de acordo com Ellen, as previsões para 2025 são muito piores e “diante de tudo isso exposto, essas pesquisas ou faltam com a verdade ou são pesquisas enviesadas”. Para ela, que se tornou uma das maiores lideranças conservadoras do interior de Minas Gerais, não bastasse tudo isso, Lula sinaliza, que para "economizar" o governo pode cortar auxílios como o BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, o que vai prejudicar ainda mais aqueles em situação de vulnerabilidade: “É absurdo que mediante esse cenário catastrófico o brasileiro ainda cogite votar num governo desses”, finalizou.
(Foto/Reprodução/Instagram)
A espera de um milagre?
O corpo de uma mulher falecida no último dia 11/12, está sendo mantido em casa por uma família de Santa Maria do Salto, cidade com quase 5 mil habitantes localizada no Vale do Jequitinhonha. Até o fechamento da coluna, o velório ainda não havia sido realizado por eles acreditarem na ressurreição da defunta. Polícia Militar e Polícia Civil foram acionadas, mas nenhuma providência foi tomada por não ter sido identificado crime na conduta.
Celebração
No dia 8 de dezembro, o arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, completou 45 anos de sua ordenação presbiteral, que é o rito sagrado da Igreja Católica Apostólica Romana utilizado para conferir ao ordenado o sacramento da Ordem, permitindo-lhe exercer o ministério sacerdotal (Presbiterado). Este sacramento é um dos três graus existentes, os outros são a diaconia e o episcopado. A data foi celebrada na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e de Santo Antônio e São Sebastião (Catedral Metropolitana).
Prestigiado
A celebração pelos 45 anos da ordenação de Dom Paulo como Padre (Presbítero) contou com a presença de quase todos os padres da arquidiocese de Uberaba, cuja jurisdição abrange 20 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba além de representações das irmãs carmelitas, diáconos, leigos e leigas. Após a Santa Missa, houve uma pequena recepção e o arcebispo de Uberaba pode receber abraços e homenagens de todos aqueles que admiram o serviço por ele prestado a Deus Pai e sua grande obra.
(Foto/Divulgação/Arquidiocese de Uberaba)
Dengue
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu o mapeamento realizado pelo drone de combate à dengue. O conteúdo disponibilizado pela empresa contratada consiste em relatórios, mapas e planilhas obtidos após as operações do equipamento, o que vi ajudar na orientação das estratégias futuras. Foram identificados mais de 1.700 pontos propícios à proliferação da doença, dentre os quais estão toneis, barris, tambores, máquinas e equipamentos em pátios, piscinas e fontes, lixo, pneus e laje com acúmulo de água.
Lazer perigoso?!
O estudo encomendado pelo governo de Elisa Araújo à empresa de drones detectou 849 piscinas e fontes nas áreas mapeadas. Agora, ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde realizar a análise técnica do conteúdo e alinhar as estratégias de combate que serão usadas na região. A Secretaria Especial de Comunicação assegurou que, assim que os resultados forem compilados e as ações definidas, tudo será amplamente divulgado pela Prefeitura de Uberaba.
(Foto/Reprodução/Instagram)
Presentaço!
A Operação Natal Seguro, desencadeada pela Guarda Civil Municipal (GCM) com o objetivo reforçar a segurança na cidade durante o período de fim de ano, continua presenteando a população com boas notícias. Na semana que passou, a GCM conseguiu capturar dois indivíduos procurados pela Justiça, um deles nas proximidades do Terminal Rodoviário e outro no Bairro Jardim Induberaba. Ambos estavam com mandados de prisão em aberto.
Tchau
Deputada federal acusada de prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, Carla Zambelli, pode ser cassada no ano que vem. Ela ficou conhecida em todo o Brasil após episódio em que, na véspera das eleições de 2022, sacou e apontou arma para um homem negro em São Paulo. Na época ela disse que teria sido verbalmente agredida e que ele teria cuspido em sua direção, o que resultou na perseguição registrada em vídeo.
Cassação
Contudo, a motivação para a cassação de Zambelli é outra. Em ação patrocinada pela deputada federal Sâmia Bomfim, do PSOL, ela é acusada de promover desinformação eleitoral em suas redes sociais, agindo com “abuso da liberdade de expressão e ato de evidente má-fé”. Com o voto favorável do relator, desembargador Silmar Fernandes, e dos juízes Cotrim Guimarães e Claudio Langroiva, que o acompanharam, já está formada maioria para cassar seu mandato e declarar sua inelegibilidade por até oito anos. Porém o julgamento foi suspenso devido a pedido de vistas e somente deve ser retomado em 2025. Da decisão caberá recurso.
Frase
“[...] É interessante a coincidência desse julgamento ocorrer em uma plena sexta-feira 13, data é conhecida pela perseguição aos cristãos templários ordenada pelo rei francês Filipe IV.”
(Carla Zambelli)