Esperança
A vereadora Ellen Miziara (PL), que a convite de Abílio Nasser, idealizador do LCR (Lideranças Comunitárias Rurais), participou da reunião de lançamento de um plano estratégico de segurança pública na comunidade São Basílio na última semana, já está mobilizando lideranças de sua base na tentativa de conseguir recursos que possam contribuir com a redução da criminalidade no campo.
(Fotos/Reprodução/Instagram)
Projeto
Durante a reunião naquela Comunidade Rural, o Tenente Guilherme Augusto da Silva Reis, da 147ª Companhia Tático Móvel do 4º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, apresentou um plano de segurança voltado para a agricultura familiar, oportunidade em que também foram abordadas a necessidade da constituição da rede de fazendas protegidas, instalação de câmeras de segurança nas principais entradas da comunidade São Basílio e ronda ostensiva no campo.
Cobrança
A par de todas as reivindicações dos moradores da São Basílio, a vereadora Ellen Miziara disse que vai solicitar à Prefeitura que a Guarda Civil Municipal passe a fazer rondas nas comunidades rurais e relembrou, inclusive, que quando houveram problemas de energia na Comunidade São Basílio, em Outubro do ano passado, “[...] a Prefeita Elisa Araújo, que estava em campanha para o 2° turno esteve por lá com sua equipe de secretários e se comprometeu que a Guarda Municipal passaria a fazer rondas também no campo”.
Dim. Dim
A vereadora, que também é presidente do PL Uberaba e 2ª vice-presidente do PL/Mulher de Minas Gerais, afirmou que está buscando votos junto aos demais vereadores votos para estar presente na composição da Comissão do Agro na Câmara de Uberaba, o que, acredita, pode ampliar sua capacidade de colaborar com o setor. Além disso, pretende buscar emendas com deputados estaduais e federais, para viabilizar a compra das câmeras para serem instaladas nas entradas das comunidades.
Parcerias
Quanto aos parceiros que podem ajudar a melhorar a segurança nas comunidades rurais de Uberaba Ellen citou o Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes (PL), já colocou o mandato dele à disposição de Uberaba e o Deputado federal Zé Vitor (PL). A parlamentar, por fim, destacou também a importância de buscar o apoio do Sindicato Rural na discussão de soluções que possam viabilizar melhorias na segurança para o homem do campo.
Movimento
Em um mundo que anda pra lá de complicado e onde promoções voltadas para os jovens não raro concentram males como o consumo abusivo de bebidas alcoólicas e outros comportamentos de risco para a saúde física e psicológica de um público ainda no início do processo de desenvolvimento de sua maturidade, a moçada católica de Uberaba se mobiliza para o 1° Encontro para Jovens da Catedral. Com o tema "És precioso!", o evento acontece no dia 16 de fevereiro, na Cúria Metropolitana e as inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXfsoTzqzj2A7XFSQnSGBT56002Ji-GFXXVy-lEjTBdnn7rA/viewform. É preciso ter pelo menos 14 anos para participar.
(Foto/Divulgação/Pascom Catedral)
Segue o caos
Foram confirmadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), no início desta semana, as primeiras mortes por Dengue em 2025. As vítimas são duas idosas, com idade entre 80 e 89 anos, uma era residente em Iturama e a outra em Uberlândia. Os números, embora menores que os registrados em janeiro de 2024, seguem preocupantes: já existem registros de 12.485 casos prováveis de dengue, sendo 3.810 diagnósticos já confirmados. Agora, não se pode negar, a população tem significativa parcela de colaboração para esse quadro caótico e não é questão de educar. Todo mundo está “careca de saber” como evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. Falta é responsabilidade e disposição de colaborar.
Por aqui
Em Uberaba, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou a programação de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya para esta terça-feira (28/1): Parque dos Girassóis II, Morada das Fontes, Nenê Gomes, Vila São José, Cyrela Landscape I, Vila Arquelau, Pacaembu II, Morumbi II, Boa Vista, Centro, Parque das Gameleiras I, Valim de Melo II, Chica Ferreira e Jardim Itália.
Ajuda aí
A SMS tenta mobilizar a população na luta contra as arboviroses, mas enquanto o esforço coletivo não se consolida, os agentes de combate às endemias seguem percorrendo diversos bairros da cidade. A atuação é concentrada entre as 7h30 às 14h10, e a Prefeitura pede colaboração dos moradores das áreas visitadas no sentido de franquear o acesso aos servidores para que possam realizar as inspeções das residências e eliminar possíveis focos do mosquito.
(Foto/Reprodução)
Imunização
Para reforçar as ações de combate à Dengue, a Secretaria de Saúde também pediu aos pais e responsáveis que levem as crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos para a vacinação contra a disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Matriciais da cidade. A campanha segue recomendação do Ministério da Saúde, com o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos causados pela doença, especialmente nessa faixa etária, que, após os idosos, registra altos índices de internações.
Liberdade de Expressão?!
A regulação das redes sociais é um assunto polêmico no Brasil. Apesar dos evidentes prejuízos decorrentes da propagação de informações falsas ou manipuladas, em especial com finalidades políticas, ideológicas ou econômicas, muita gente “faz coro” para que elas permaneçam uma “terra sem lei”. Contudo, o governo Lula (PT) vai discutir um novo projeto para regular plataformas digitais e definir a responsabilidade das empresas sobre o conteúdo publicado nas redes. O principal objetivo é estabelecer critérios para a remoção de postagens que violam leis já existentes e proporcionar meios para combater a proliferação de discursos de ódio e a desinformação em massa.
Polêmica
O Ministério Público de São Paulo está sendo acusado por religiosos e leigos de estar tentando “laicizar” (o que está sendo descrito nas redes sociais como tirar Deus) a Canção Nova, comunidade católica brasileira fundada em 1978 pelo Monsenhor Jonas Abib. Tudo começou graças a um pedido de intervenção Fundação João Paulo II, pedindo o afastamento do padre Wagner Ferreira da Silva, presidente do Conselho Deliberativo, e de outros cinco membros do conselho, sob a acusação de tem ocorrido "nítido desvio de finalidade, denotando o controle da entidade a favor dos interesses da Comunidade Canção Nova".
(Foto/Reprodução)
Então...
Entretanto, a Canção Nova tem como missão evangelizar e comunicar a vida nova de Jesus através dos meios de comunicação social e dos Encontros, sendo que a Fundação João Paulo II é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos criada em 1982 "como resposta à necessidade da Comunidade Canção Nova possuir uma mantenedora para o Sistema Canção Nova de Comunicação e Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova", como consta do site da instituição.
Equívoco
De acordo com o Padre Wagner, o MP-SP "está tendo uma compreensão não adequada da Fundação João Paulo II", que precisa ser preservada em sua atividade evangelizadora: “Por isso não vamos permitir esse movimento de laicização, esse movimento que quer, muitas vezes, tirar a finalidade de evangelização da Fundação João Paulo II", frisou ele. A situação promete render! Vários políticos, autoridades e personalidades juntaram-se aos religiosos para denunciar a iniciativa do Ministério Público de intervir em uma relação que está amparada juridicamente e eclesiasticamente, fundamento com o qual a Canção Nova nega as acusações imputadas pela promotora de Justiça Marcela Agostinho Gomes.
Frase
“O fato de o Estado ser laico significa que não apoia uma corrente religiosa específica, e não que adota uma postura ideológica anti-religião”.
(Luiz Antônio Cunha - SBPC)