CONEXÃO URBANA

Em Salvador, Adriano Leal destaca avanços na luta por igualdade racial

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 01/11/2025 às 18:08
Compartilhar

Encontro repleto de significados
Adriano Leal esteve recentemente com Dom Gabriel dos Santos Filho, que foi nomeado como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, pelo Papa Leão XIV. Sua ordenação ocorreu em 13 de setembro de 2025, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, oportunidade em que o religioso se tornou o primeiro bispo negro da capital em mais de 480 anos de história da arquidiocese baiana. Estudioso da cultura afrodescendente, Leal destaca que a nomeação e a ordenação do clérigo são vistas como um marco simbólico para a Igreja, reforçando sua conexão com a relevância e a diversidade de sua própria comunidade.  

Bispo de Salvador pode celebrar em Uberaba
Durante o encontro, no gabinete episcopal da Arquidiocese de Salvador, o bispo auxiliar daquela que é frequentemente descrita como a cidade com a maior população negra fora da África e dotada de uma profunda herança cultural e religiosa afro-brasileira, sinalizou a Adriano Leal com a possibilidade de vir a Uberaba em 2026 para celebrar a missa afro do 13 de maio ou da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Responsável pelo convite, Leal destaca que Dom Gabriel é reconhecido por sua familiaridade com temas relativos à diversidade, já tendo visitado quase duas dezenas de países africanos, incluindo todos aqueles que falam a língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

(Foto/Divulgação)

Conhecimento “made in Uberaba”
A agenda de Adriano Leal com Dom Gabriel se deu por ocasião da semana Científica da Pontifícia Universidade Católica da Bahia (PUC/BA) onde o advogado e pesquisador uberabense apresentou dois artigos científicos na seara de violações dos direitos fundamentais da população negra. O primeiro trabalho tem como núcleo o residencial Alfredo Freire IV, tratando das violações no acesso à moradia da população negra inclusive através da repressão policial ocorrida no início do ano de 2025. O outro estudo trata da importância, avanços e desafios da implementação na rede privada da lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas.

Luto: um ato de amor que supera a morte
Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba, enfatizou que o Dia de Finados não representa um luto sem esperança, mas um ato de amor que transcende a morte. A Igreja Católica celebra a data com missas nos principais cemitérios da cidade. No Cemitério São João Batista, as celebrações ocorrerão às 8h (Pe. Éderson Queiroz), 10h (Pe. Fabiano Roberto) e 16h (Pe. José Alves). Na comunidade de Ponte Alta a missa às 8h no Cemitério Cristo Bom Pastor.

Um profundo significado teológico
O Padre Fabiano Roberto, da Paróquia São Geral Majela, explica que: "Oferecer a Eucaristia pelos falecidos é fazê-los participar da obra redentora de Jesus". No Cemitério Medalha Milagrosa (antigo Candongas), as celebrações estão marcadas para 9h, com o Diácono David, e 15h, com o Padre Vitor Lacerda. Os rituais reforçam a crença na união espiritual entre vivos e falecidos.

Vereador questiona aumento de 68.000% em gastos com passagens
O vereador Marcos Jammal cobrou explicações da Prefeitura de Uberaba sobre a evolução do que ele chamou de: "exponencial e atípica" das despesas com passagens e locomoção. Dados do Portal da Transparência mostram que os gastos saltaram de R$11,4 mil em 2023 para R$ 7,8 milhões até outubro de 2025 - crescimento de 68.000% em dois anos. O parlamentar solicitou relação detalhada de todos os empenhos realizados sob o código 3.3.90.33.00, que deveria restringir-se a deslocamentos eventuais de servidores.

(Foto/Reprodução)

Prefeitura deve prestar esclarecimentos sobre despesas
Jammal destacou que o código questionado, conforme portaria do Tesouro Nacional, não deveria abranger contratos contínuos de transporte ou serviços logísticos permanentes. O vereador fundamentou o pedido nos princípios constitucionais da transparência e moralidade, alertando que a evolução anormal da despesa impacta o equilíbrio fiscal municipal. A cobrança ocorreu após análise de balancetes públicos que revelaram a discrepância nos valores executados sob essa rubrica orçamentária.

Silvana Elias realiza primeira agenda oficial na COOPERU
A vereadora Silvana Elias (PDT), convocada para substituir Rochelle Gutierrez durante a licença maternidade da parlamentar, cumpriu sua primeira agenda oficial na sexta-feira (31/10) na Cooperativa de Recicláveis de Uberaba (COOPERU). A parlamentar organizou um café da manhã com os trabalhadores para reforçar seu compromisso com as pautas do meio ambiente, mulheres e educação. Em seu discurso, Silvana afirmou que a cooperativa "está no meu coração" e destacou a importância da luta conjunta com os catadores de materiais recicláveis para o desenvolvimento da cidade.

Nova vereadora coloca mandato à disposição de catadores de recicláveis
Durante a visita à COOPERU, a vereadora Silvana Elias ouviu as demandas dos trabalhadores e colocou seu mandato à disposição da categoria. A parlamentar elegeu a cooperativa como seu primeiro evento público por simbolizar a convergência de suas bandeiras prioritárias: protagonismo feminino, educação ambiental e sustentabilidade. O encontro buscou estabelecer um canal direto de diálogo entre o Legislativo municipal e os profissionais da reciclagem.

Crianças conhecem projeto sobre abelhas em apiário de Uberaba
Também na sexta-feira (31), o vereador Ripposati Filho promoveu o projeto "Doce Aprendizado no Apiário Zum-Zum". Cerca de 80 alunos de seis anos do CEMEI Mônica Machiyama participaram da iniciativa que é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Foram oferecidas atividades lúdicas sobre a importância das abelhas e da polinização. As crianças também visitaram as colmeias, viram o plantio de flores e participaram de uma oficina criativa. Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Ripposati destacou que "preservar as abelhas é cuidar da vida". Ao final, os alunos receberam o certificado "Amiguinho das Abelhas".

Só alegria!!!
A equipe de futebol da Câmara Municipal (foto) ainda comemora o excelente resultado obtido em partida disputada contra o time da FETI, pela Olimpíada do Servidor, que está sendo promovida pela FUNEL. Após o empate por 1x1 no tempo regulamentar, veio a vitória nos pênaltis, por 9x8.

(Foto/Divulgação)

Caminhão do Saúde SIM fará eletrocardiogramas no Vila Celeste
Moradores do Vila Celeste e regiões próximas cadastrados na Fila Eletrônica para eletrocardiograma serão atendidos pelo caminhão do Programa Saúde SIM na próxima semana. A unidade móvel estará na UBS Dr. Roberto Árabe Abdanur de segunda (3) a quarta-feira (5). A iniciativa, uma parceria da prefeitura com o Instituto Santo Expedito e o Cisalp, prevê 1.045 atendimentos no local. O serviço visa reduzir as filas de espera por exames cardíacos na rede pública.

Prefeitura mantém unidade de ultrassom no Sest Senat até dezembro
A carreta do Saúde SIM continua realizando exames de ultrassonografia no Sest Senat, no bairro Amoroso Costa, desde 22 de outubro. A previsão é de mais de 6 mil atendimentos ao longo de 40 dias de operação. Os agendamentos para todos os exames são feitos exclusivamente pela Secretaria Municipal de Saúde através do telefone (34) 3331-2700. A população deve comunicar eventuais desistências pelos números (34) 3331-2757 ou 0800 942 3160.

Professor de Uberaba lançará livro sobre esporte para crianças com autismo
O professor Wander Araújo, doutor honoris causa em Gestão de Projetos Sociais, terá seu novo livro impresso ainda este ano. A obra "A importância do esporte para crianças com Transtorno do Espectro Autista" aborda o fortalecimento de habilidades sociais, emocionais e físicas. O lançamento ocorrerá após o retorno do autor de uma missão em Moçambique, na África, marcada para outubro. Wander é fundador do Instituto que leva seu nome em Uberaba, uma referência no enfrentamento da vulnerabilidade social.

(Foto/Divulgação)

Instituto Wander amplia atendimento para 650 jovens em Uberaba
O Instituto Wander, que já atende 350 jovens na cidade, abriu recentemente mais 300 vagas em sua sede no Residencial Estados Unidos. A instituição oferece programas de futebol infantil, ginástica para a terceira idade e atividades aquáticas, funcionando como proteção contra a marginalização. A proposta combina esporte, educação e espiritualidade, baseando-se em disciplina, fé e família para promover o acolhimento e a integração social de crianças e adolescentes.

Metodologia social de Uberaba será exportada para Moçambique
Nos próximos dias o professor Wander Araújo embarca para Moçambique a convite da Igreja Pentecostal Grande Eterno Deus, para compartilhar sua metodologia social. A iniciativa, que une esporte, educação e espiritualidade, será apresentada a autoridades públicas do país africano como um modelo de enfrentamento à vulnerabilidade social e suas consequências. Wander afirma que vai não apenas para ensinar, mas também para aprender com a realidade local. Trata-se de um gesto de fraternidade transcontinental que une Brasil e África em torno da fé e da vida digna.

Frase
"Nas situações mais desafiadoras, quando as tempestades da vida nos cercam, é a solidariedade que se revela como nossa maior força e nos mantém firmes." (Wander Araújo)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por