CONEXÃO URBANA

Em Uberaba, Ellen Miziara (PL) e Adriano Espíndola (PSTU) detonam o STF

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos e Leilane Vieto
Publicado em 08/11/2024 às 15:04
Compartilhar

Gregos e Troianos
Expressão popular afirma que "nem Jesus agradou a todos". Pode até ser, mas em disposição oposta, o Supremo Tribunal Federal (STF), esta semana provou que é capaz de desagradar a todos. Duas decisões do órgão máximo do Poder Judiciário brasileiro deixaram tanto a esquerda quando a direita na bronca.

Serviço Público
A primeira decisão a causar polêmica na última semana foi determinada pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e validou mudança constitucional que flexibiliza o regime de contratação de servidores públicos. Com esta posição, o STF autorizou a contratação de servidores públicos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sem a mesma estabilidade de cargo que possuem os servidores do regime jurídico único.

Indignação
Adriano Espíndola, que foi candidato à sucessão de Elisa Araújo este ano, pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) disse que “o Episódio mostra o Papel do STF no Brasil, que é o mesmo do Judiciário como um todo, em toda sociedade capitalista: legitimar a exploração e opressão dos trabalhadores e trabalhadoras”. Além disso, ele alerta que a Prefeitura de Uberaba já anunciou estudos para contratação nesta modalidade, o que trará enorme prejuízo para os futuros empregados públicos.  

Quem gostou?
De acordo com Espíndola, que também é advogado trabalhista de sólida carreira, aqueles “[...] que gostam de contratar os amigos e indicados por aliados políticos e, ainda, os que gostam de oprimir e perseguirem servidores, comemoram” a absurda decisão do STF, mas sua maior tristeza com esta história e que o julgamento deveria estar sendo monitorado pelas centrais e partidos de esquerda, que deveriam ter mobilizado  os trabalhadores constantemente contra ele e pressionado o Supremo, “inclusive, com greve geral”.

PT tem culpa
Por fim, Adriano Espíndola não poupou críticas ao partido do presidente Lula e aliados. O líder socialista disparou que a esquerda centrista infelizmente predomina na configuração da esquerda brasileira, uma corrente partidária “que prefere acreditar em instituições com o STF em vez organizar os trabalhadores e trabalhadoras para lutar contra o sistema capitalista e suas instituições”.

Vacina
Embora concordem quanto à ausência de comprometimento do STF com o interesse público. O motivo de indignação na direita de Ellen Miziara é outra. Eleita para assumir cadeira na Câmara Municipal de Uberaba a partir de 2025, a presidente do PL classificou absurda a posição do órgão colegiado, que declarou inconstitucional Lei Municipal de Uberlândia que proibia cidadãos serem impedidos de ingressar, permanecer e frequentar qualquer local, público ou privado, em razão de recusa da vacina contra Covid-19.

Usurpador
Para Ellen Miziara, “[...] os ministros do STF, que se acham Deuses, vêm há muito tempo usurpando atribuições do Poder Legislativo”. Ela lembra que Lei Municipal 13.691/22, de Uberlândia, foi uma iniciativa na época do então vereador Cristiano Caporezzo Araújo Pires Ferreira, que hoje é deputado estadual. Declarado cristão e conservador, a eleição de Caporezzo para a ALMG reflete o reconhecimento da população uberlandense por seu comprometimento com a democracia e a liberdade de expressão (e de escolha).

Imposição
De acordo com a futura integrante da bancada feminina da Câmara de Uberaba, Ellen lembra que o entendimento do próprio STF, na época da edição da norma proposta por Caporezzo, era que cada cidade tinha autonomia para fazer suas regras quanto a questão do COVID. Ela, que também é 2ª Vice Presidente do PL/Mulher em Minas Gerais reforça que “[...] essa vacina não faz parte do Plano Nacional de Imunização, portanto, a obrigatoriedade dela é 2 vezes absurda”, e arremata: “A suprema corte do nosso país, é motivo de piada internacional, pois fica cada vez mais claro que ali prevalecem os próprios interesses. Justiça e lei, só se for pra beneficiar os amigos do rei”.

Autênticos
Por mais que o leitor possa não concordar com Adriano Espíndola (PSTU) e Ellen Miziara (PL) em razão de considerarem suas posições extremas, não se pode negar o compromisso de ambos com as bandeiras que seus partidos defendem. Aliás, o líder de esquerda já mostrou sua disposição em concorrer nas eleições de 2026, a deputado ou até mesmo senador, para dar continuidade ao diálogo sobre a necessária defesa das prerrogativas e interesses da classe operária. Por outro lado, a conservadora promete o “bom combate” na Câmara Municipal a partir do ano que vem.

Combativa
Questionada sobre como será sua postura no mandato para o qual se elegeu com 3.238 votos, se tornando a mulher mais votada nas eleições proporcionais deste ano, Ellen Miziara afirmou que acima de ser oposição ou situação está a disposição de ser propositiva. Além disso, “[...] as críticas que tiverem que ser feitas, serão!”. A líder conservadora destacou que votará junto quando as pautas forem convergentes e pelo bem de Uberaba, mas que não hesitará em se posicionar contra quando necessário for.

Parceria
Viagem do vereador professor Wander a Belo Horizonte foi proveitosa para a cidade. Além do anúncio do início das obras de dois laboratórios (Ciências da Natureza e Informática) na Escola Estadual Professora Corina de Oliveira, graças a emenda parlamentar de sua parceira, a deputada estadual Lud Falcão (Podemos), que prometeu de mais recursos para Uberaba, ele trouxe boas notícias para as crianças que frequentam seus projetos sociais, em especial a escolinha de futebol.

Craque
O vereador também aproveitou a viagem para uma passada nas dependências do Clube Atlético Mineiro, onde foi recebido pelo craque Reinaldo (José Reinaldo de Lima). O maior goleador da história do galo (255 gols) e também do Mineirão (157 gols), deve vir a Uberaba em breve conhecer a “molecada” da escolinha conduzida pelo professor Wander com o auxílio de voluntários.



Boa nova!
A expectativa é que Reinaldo venha a Uberaba para formalizar uma parceria com a escolinha de futebol de Wander e a cidade, em breve, como nos áureos tempos de Uberaba Sport Club e Nacional, possa voltar a exportar craques como Toinzinho (Cruzeiro, Santos, Palmeiras), Vandinho (Atlético Mineiro, Inter de Limeira), Sílvio (Palmeiras, América mineiro) e Rodrigo Mendes (Flamengo, Grêmio, Kashima Antlers, Atlético Paranaense), entre muitos outros que não tenho a expertise do amigo Carlos Ticha (Coluna “No Bico da Chanca”) para lembrar.

Praga
Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmam que Minas Gerais registrou quase 1.200 mortes por dengue e chikungunya em 2024. As arboviroses, somente entre janeiro e 4 de novembro deste ano, ceifaram a vida de 1.087 pessoas (vítimas da dengue) e outras 111 morreram contaminadas pela Chikungunya. Importante registrar que número de óbitos é o maior já registrado no Estado. Em 2016, maior ano epidêmico até então, foram 281 mortes em território mineiro.

Sonho realizado
Eurípedes Azevedo (Seu Dino) nasceu em 24 de setembro de 1924, em Peirópolis, então um distrito de Uberaba. Isso significa dizer que este homem completou um século de vida este ano. Desde jovem, ele trabalhou na lavoura ao lado do pai. Aos 16 anos, mudou-se para Uberaba em busca de melhores oportunidades. Aprendeu a ler, escrever, e com muita luta aqui construiu sua família. Mas faltava realizar um sonho. Simples, mas para ele muito importante: conhecer os radialistas Paulo Garcia (Rádio JM FM) e Tony Carlos (Rádio América FM). E não é que finalmente isso aconteceu!

Alegria sem preço!
Após tomarem conhecimento da história de Seu Dino por um amigo da família, Paulo Garcia e Tony Carlos se juntaram e, na manhã desta sexta-feira (08/11), foram até a casa dele e aproveitaram para tomar, junto com a família, uma delícia de café da manhã. Em momento de muitas e recíprocas emoções, tiveram a oportunidade de partilhar o carinho de um homem com histórias pra contar, inclusive com direito a imitações dos locutores em seus programas diários.

Família
Em Uberaba, Seu Dino conheceu Maria de Lourdes Crozara, com quem se casou. Não tiveram filhos biológicos, mas foram presenteados por Deus com dois filhos de criação. Ajudaram muitas outras crianças ao longo da vida. Hoje têm como seu maior patrimônio uma linda família que conta ainda com três netos, duas bisnetas e um tataraneto.

Homenagem
Ao conquistar seus cem anos de idade, Eurípedes Azevedo se orgulha de ter alcançado tudo o que desejava, como uma alimentação saudável, roupas e o amor de sua família. Uma linda história que ao ser tornada pública no programa “De Frente Pra Notícia” (Paulo Garcia) chegou ao conhecimento da Câmara Municipal de Uberaba que já se mobiliza para homenagear seu protagonista. Parabéns pelos 100 anos Seu Dino!!!

Frase
“Família é onde primeiro se respira o amor de Deus.”
(Papa Bento XVI)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por