CONEXÃO URBANA

Em Uberaba, "pré-candidatura" de Gusttavo Lima divide opiniões.

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 05/01/2025 às 10:08Atualizado em 06/01/2025 às 09:46
Compartilhar
 (Foto/Divulgação/GCM)

(Foto/Divulgação/GCM)

Humor
A “pré-candidatura” de Gusttavo Lima está perdendo o ar de piada. Depois que o mineiro tornou pública sua pretensão de candidatar-se ao cargo de presidente da República em 2026, tem aparecido muita gente querendo ajudá-lo a compor o jingle da vitória. Sem experiência política, mas com a “credencial” de ter apoiado o ex-presidente Jair Bolsonaro em sua fracassada tentativa de reeleição, o cantor sertanejo vem obtendo manifestações de apoio de influentes lideranças da extrema direita.

()

()

Ele sim!
Entre os políticos que já manifestaram apoio à pretensão de Gusttavo Lima candidatar-se à sucessão do presidente Lula estão o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos). Nikolas chegou a classificar como “admirável” a postura do cantor ao aspirar construir uma vida política e registrou sua felicidade por ver um "homem de coragem" com essa disposição. Claro que o liberal aproveitou ainda para relembrar a relação de Gusttavo Lima com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

 Tô com ele!
Apesar de inelegível até 2030 por força da condenação imposta pelo Supremo Tribunal Federal em decorrência de prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, o deputado federal mineiro ainda acredita que "se o sistema deixar", Bolsonaro será candidato à presidência em 2026. Nikolas Ferreira frisou ainda que "Isso aí até o Gusttavo Lima sabe. Mas se o sistema não deixar o Bolsonaro candidatar à presidência, (o Gusttavo) se demonstra como uma opção. É um cara de berço humilde, família trabalhadora, saiu do nada. Comia miojo e hoje é o cara mais estourado do Brasil".

 Conservador
Ao manifestar sua simpatia ao cantor mineiro, o senador Cleitinho aproveitou para alfinetar alguns adversários: "Quem dera mais pessoas como você, que não é bandido, não é ladrão, que nunca precisou da política para viver, pudessem entrar na política. A gente precisa de pessoas que nunca foram da política. Se você quiser se candidatar a presidente, governador, senador, deputado estadual, você tem meu apoio".

 “Bêraba”
Empossada na última semana como a mulher mais bem votada entre as eleitas nas eleições proporcionais de Uberaba, a vereadora Ellen Miziara (PL) segue a mesma linha de Nikolas e Cleitinho. Ela afirma ser fã de sertanejo e obviamente do Gustavo Lima, frisando que acredita que a política “precisa de pessoas comuns, sérias e que se preocupam mais com o país do que com o próprio umbigo”. Para Ellen o cantor “é um cara vencedor, de origem humilde, e chegou onde está hoje por seus próprios méritos”, mas a parlamentar deixa claro que seu candidato a presidente é Jair Messias Bolsonaro. Contudo, “Gustavo Lima é um cara que acredito eu, somaria muito se ocupasse algum cargo. É família, é de direita, defende as nossas bandeiras”.

(Foto/Reprodução: Instagram)

(Foto/Reprodução: Instagram)

 É o Brasil!
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), acredita que a pré-candidatura de Gusttavo Lima não deve ser menosprezada, pois ela demonstra a escassez de representação política que atinge "do cidadão comum ao sertanejo milionário". Porém, a pretensão de ser candidato ao Palácio do Planalto em 2026, não foi bem recebida por parte de alguns dos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que consideraram o anúncio precoce como uma “traição”. Contudo, antes de se declarar possível candidato ao Planalto, Lima já havia sondado Bolsonaro sobre sua filiação no PL.

 Então...
Não se pode esquecer que Gusttavo Lima foi indiciado pela Polícia Civil do estado de Pernambuco por lavagem de dinheiro e organização criminosa, o que pode pesar contra ele nas urnas. Em 23 de setembro de 2024, a juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife, chegou a decretar a prisão preventiva do “pré-candidato” ao Planalto devido à suspeita de participar de organização criminosa que teria movimentado cerca de R$ 3 bilhões. Contudo, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) não encontrou indícios que demonstrassem a prática de crimes no inquérito contra Gusttavo Lima.

 Esquerda
Adriano Espíndola, que foi candidato a prefeito em Uberaba pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), afirmou que a extrema direita é uma força política que veio para ficar, “resultado da degeneração do capitalismo a nível mundial”. Porém, o líder da extrema esquerda local acha que a descoberta do plano do núcleo duro do bolsonarismo para assassinar de Lula, Alckmin e Moraes, além “de agravar a situação de Bolsonaro, que não demora deve cumprir pena de prisão”, exigia uma tentativa de renovação, pelo que a candidatura de Gusttavo Lima pode representar uma ousada busca de fortalecimento.

 Foto: Reprodução/Instagram

Tem mais...
Entretanto, Adriano Espíndola afirma que isso não significa que Gusttavo Lima seja “menos reacionário e odioso do que a extrema direita bolsonarista”. Segundo o socialista, o cantor sertanejo “é mais do mesmo, numa embalagem mais agradável, mas de conteúdo igualmente repugnante”, contexto que atribui para a Esquerda não governista, o dever de dialogar com a população “visando demonstrar que nem Lula, nem o PT e seus satélites, e tampouco a extrema direita, seja quem for seu candidato de frente, são alternativas reais de mudança”.

 O golpe
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara, para a semana que se inicia neste domingo, uma cerimônia em memória dos ataques de 8 de janeiro de 2023. O evento deve ser realizado no Palácio do Planalto e na Praça dos Três Poderes. A expectativa é que na quarta-feira, se reúnam na capital federal autoridades de todas as esferas, civis e militares. Os convites já foram enviados para os atuais e futuros chefes dos Poderes, parlamentares, comandantes das Forças Armadas e ministros de Estado.

 Menos uma
Durante patrulhamento preventivo na Avenida Orlando Rodrigues da Cunha, no bairro Bom Retiro, a Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu na última sexta-feira (3/1) uma motocicleta Honda/CG 160 Titan de cor azul, com ausência de itens obrigatórios para circulação, como o abafador do escapamento e os retrovisores. O condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os autos de infração foram lavrados e o veículo foi removido e encaminhado ao Pátio Credenciado do DETRAN.

 Foto: Divulgação/GCM

Fogo
Princípio de incêndio na cozinha do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – Dr. Elias Barbosa, localizado no bairro Josa Bernardino I, foi provocado por curto circuito segundo apurou a vistoria das instalações, que foi acompanhada pela secretária municipal da Saúde, Valdilene Rocha. De acordo com a titular da pasta, as internações e atendimentos em grupos terão que ser temporariamente realocados. As internações e urgências, por enquanto, serão direcionadas para o Instituto Maria Modesto. Na segunda-feira (6) será definido o local dos atendimentos em grupo.

 Crime compensa
A certeza da impunidade faz com que os marginais não tenham medo de praticar crimes que prejudicam toda a cidade. Na madrugada deste sábado (4) meliantes realizaram furto de cabos e prejudicaram o funcionamento da estação 10 do BRT/Vetor, na Avenida Leopoldino de Oliveira. O Terminal Leste ficou sem internet, o que comprometeu a recarga dos cartões. Apenas a comercialização do bilhete único foi mantida.

 Novo?
Romeu Zema (Novo) começa o ano entre os governadores mais bem pagos do Brasil. Vai faltar espaço na carteira do governador para acomodar o salário de R$ 41.845,49, que vale dizer é resultado do aumento escalonado que começou em 2023. O valor atual é quase quatro vezes maior do que ele recebia no início de 2023. O alto escalão do Executivo, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e os integrantes do Judiciário, também terão reajustes que irão deixá-los entre os funcionários públicos mais bem pagos do Brasil. Mas no discurso, o que pesa para a economia do país continua sendo o salário mínimo pago ao trabalhador.

Frase
“A tolerância chegará a tal ponto, que as pessoas inteligentes serão proibidas de fazer qualquer reflexão para não ofender os imbecis.”

(Enéas Carneiro)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por