Indenização
Conforme Termo de Compromisso assinado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a mineradora Vale se comprometeu a repassar R$120 milhões para as cidades que sofreram elevação dos níveis de emergência de barragens da empresa. A cifra é uma espécie de reparação pelos danos socioambientais, socioeconômicos e morais coletivos. Entre os beneficiados estão os municípios de Itabirito, Ouro Preto, Rio Acima e Nova Lima.
Por quê?
Entre 2019 e 2021, houve registro de aumento no indicativo de risco das estruturas das barragens Forquilha I, II, III e IV; na barragem Grupo (na Mina de Fábrica); e na barragem Vargem Grande (na Mina de Abóboras), o que fez com que moradores de diversas áreas fossem evacuados. Além disso, segundo o MPMG, ocorreram impactos sociais, econômicos e ambientais significativos, devido a descaracterização de estruturas desses complexos minerários, que implicaram cancelamento de eventos, afetando o comércio e o turismo local.
Saúde
O vereador professor Wander, à frente do instituto que criou para o desenvolvimento de ações sociais em Uberaba, comemorou junto com seus alunos da terceira idade, na última semana, os oito anos do projeto de incentivo à de atividade física desenvolvido para este grupo. De acordo com Wander, que tem seu nome entre os cotados para a disputa de uma cadeira na Assembleia de Minas Gerais em 2026, ao longo do período foi possível testemunhar uma evolução notável na sua turma, o que evidencia a importância da atividade física para a qualidade de vida.
(Foto/Reprodução/Instagram)
Prevenção
Durante a celebração, com direito a bolo, salgadinho e refrigerante (sem excessos é claro), o Professor Wander lembrou seu grupo de alunos da terceira idade que além de uma boa educação alimentar, a prática rotineira de exercícios é fundamental para reduzir os danos causados ao corpo ao longo da vida, como, por exemplo, o enfraquecimento dos músculos, perda de equilíbrio, de agilidade, flexibilidade, resistência muscular, problemas cardiovasculares e neurodegenerativa.
É hoje
Programada para as 19 horas deste domingo, na Paróquia São Geraldo Majela, a inauguração do tradicional presépio da comunidade, que foi sucessivas vezes considerado o maior de Minas Gerais em concurso iniciado pela Secretaria de Estado da Cultura. Sob a coordenação do Padre Fabiano Roberto, um grupo com mais de 60 voluntários preparou um espaço que proporcionará aos visitantes sentirem-se próximos da cena que representa, desde que introduzido no contexto católico por São Francisco de Assis, em 1223, o nascimento de Jesus Cristo.
Visitação
A Igreja São Geraldo Majela fica na Rua Francisco Munhoz Lopes, 355, no Bairro Alfredo Freire. O presépio estará disponível para visitas entre 01/12 e 05/01/25, de segunda-feira a sábado, das 14h às 22h, e aos domingos após as missas, que acontecem às 8h, 10h e 19h. Importante lembrar que o Menino Jesus, conforme a tradição católica, só passará a integrar a estrutura a partir de 24/12. No dia 5/01, o encerramento será marcado pela apresentação de uma folia de reis, dando início ao período da Epifania do Senhor.
(Fotos/François Ramos)
Tem mais...
Outra experiência que marca o período natalino em Uberaba é a exposição “Beneditinas”, que acontece no Museu de Arte Sacra (MAS), entidade ligada à Fundação Cultural de Uberaba (FCU) “Professor Antônio Carlos Marques”. A mostra poderá ser visitada até o dia 6 de janeiro de 2025, de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, das 12h às 17h.
Beneficente
De acordo com Paulo Miranda, chefe do Departamento de Ações Culturais e Assuntos Afros da FCU, “A exposição é o resultado do intercâmbio cultural com as freiras Beneditinas, dentro de um espaço religioso”. As peças que integram o acervo selecionado para a mostra estão à venda e a renda será revertida para a manutenção do Mosteiro Nossa Senhora da Glória.
Beleza sacra
Em sua terceira edição, a exposição é resultado do trabalho iniciado pelo artista Hélio Siqueira com as irmãs Beneditinas, no Mosteiro Nossa Senhora da Glória. Este ano, a mostra conta com a participação especial do grupo Forno de Papel. Quem aproveitar a oportunidade e visitar o Museu de Arte Sacra de Uberaba vai se deparar com lindas obras em cerâmica, produzidas pelas irmãs, e presépios, confeccionados pelo grupo.
(Foto/Divulgação/FCU)
(Foto/Divulgação/FCU)
Conscientização
Hoje (1/12) é o “Dia Mundial da Luta contra a Aids”, uma data em todo o planeta é conclamado a refletir sobre o combate ao preconceito e ao estigma em torno da doença provocada pelo vírus HIV. Em Uberaba, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) promoverá, em alusão à data e dentro da programação para o Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, uma série de ações voltadas para a conscientização e prevenção sobre esse mal ainda sem cura.
É possível
O relatório "O Caminho que põe fim à AIDS" do UNAIDS, Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, mostra que é possível acabar com a AIDS como ameaça à saúde pública até 2030. Entretanto, para isso acontecer será necessário que as lideranças globais respeitem a ciência, não ignorem dados e evidências científicas, enfrentem as desigualdades que impedem o progresso na resposta ao HIV e outras pandemias. Para isso, será preciso fortalecer as comunidades e as organizações da sociedade civil em seu papel vital na luta contra a doença e garantir financiamento suficiente e sustentável. Logo...
Legislativo em Ação
Enquanto o Brasil e boa parte dos países em desenvolvimento não acorda para a necessidade de serem mais proativos nas ações de combate ao HIV, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Mendes anunciou parceria com o Centro de Testagem Anônima do município, para viabilizar uma edição especial do Projeto “Câmara em Ação” neste Dezembro Vermelho. No dia 6/12, das 9h às 16h, na Praça Rui Barbosa, 250 (Paço Municipal), serão realizados gratuitamente Testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e haverá a distribuição de preservativos dentre outras iniciativas de prevenção e conscientização.
(Foto/ Decom/Rodrigo Garcia)
Fofoca
Andam movimentados os bastidores da política de Ituiutaba, município do Triângulo Mineiro apontado pelo Tribunal de Contas do Estado como um dos que mais gastou (R$10,8 milhões) com shows nos últimos cinco anos (2020-2024). “Boatos” afirmam que o tempo esquentou entre o deputado federal André Janones (AVANTE) cortou relações com a prefeita Leandra Guedes Ferreira (AVANTE). Segundo as “más” línguas houve inclusive a ameaça, pelo parlamentar, de não enviar mais verbas para a cidade.
Sem pânico
Mas os uberabenses podem ficar “tranquilos”, Janones anunciou nas redes sociais uma “quase notícia, uma meia notícia” (sic). Segundo o parlamentar, que integra o partido da pastora Regiane Isidoro (que concorreu pela sigla nas proporcionais deste ano), “nas próximas semanas, nos próximos meses”, ao lado da petista Patrícia Melo fará “um anúncio que vai mudar a história política da cidade de Uberaba, mas o mais importante, vai mudar a história desse povo[...]”. Nos mesmo vídeo Patrícia Melo garante que vem coisa boa por aí. É esperar pra ver!
(Foto/Reprodução/Instagram)
Frase
“O poder, simplesmente poder, nada além de poder. Esse é o agente revelador do caráter humano.” (Thiago S. Oliveira - Historiador)