Elas em foco
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Uberaba e a Comissão das Mulheres Advogadas da OAB promovem, neste sábado (29), a segunda edição do “Direito Delas”, das 9h às 12h, na Funel. O evento, parte do Mês da Mulher, disponibilizará atendimento jurídico gratuito em áreas como Direito de Família, Trabalhista e Previdenciário, abordando temas como divórcio, pensão alimentícia e violência doméstica. Casos que exigirem acompanhamento serão encaminhados à rede de proteção local. “Queremos garantir que todas tenham acesso aos seus direitos”, afirmou Anna Maia, secretária adjunta da pasta.
Tem mais
Além do suporte jurídico, o “Direito Delas” terá vacinação, testes de glicemia, aferição de pressão e exames de vista. O Sine oferecerá vagas de emprego, enquanto recreação infantil e apresentações artísticas facilitarão a participação de mães. A Feira Negra também integra a programação, incentivando o empreendedorismo. A iniciativa, realizada pela primeira vez em 2024, conta com apoio de órgãos como Defensoria Pública, Guarda Civil e Polícias Militar e Civil, reforçando o apoio multissetorial às mulheres.
Tiro...
Vereador Tulio Micheli (PSDB) não poupou críticas ao ex-secretário de Educação, Celso Neto, na sessão ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira (25). De acordo com o parlamentar, que compõe a base de oposição ao governo Elisa Araújo, apesar de ter deixado o cargo de vereador para se apresentar como um “salvador da pátria”, que “sabia tudo de educação” e que “ia revolucionar a educação em Uberaba”, na realidade o que ficou de sua passagem pela pasta foi uma “bomba armada” em que muitos estão sendo responsabilizados pelos erros na tentativa de corrigi-los.
(Foto/Reprodução/RTC)
Porrada...
Segundo o vereador tucano “nós temos escolas caindo”, “sem auto de vistoria do Corpo de Bombeiros”, e unidades que não receberam até o último dia 25/3 o kit escolar. Túlio Micheli afirmou que sabe das dificuldades que a sucessora de Celso Neto, a secretária Juliana Petek, tem passado à frente da pasta, mas afirmou que ela também tem uma parcela desta responsabilidade pois era secretária adjunta na gestão passada.
E bomba...
Tulio Micheli arrematou dizendo que não tem medo de errar quando afirma que “o que esse rapaz fez aqui na Secretaria de Educação de Uberaba, sem querer ser agressivo demais, mas foi uma covardia”. Ainda de acordo com ele a situação que se observa hoje mostra essa realidade, “não pode continuar deixando as nossas crianças assim”. A vereadora Rochelle Gutierrez (PDT) completou a crítica para afirmar que tem aluno indo às aulas sem uniforme, o que também traz insegurança. Atualmente, o também ex-vereador, Celso Neto, ocupa o cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Requerimento
As críticas registradas na sessão ordinária de ontem (25) se deram durante a apresentação ao plenário, pelo vereador Tulio Micheli, de um requerimento (n. 1047/25) para que a Prefeitura fornecesse informações e cópias de documentos que pudessem explicar porque o “montante de R$13.677.675,90 (Fundeb) não foi aplicado no exercício de 2024” na manutenção e desenvolvimento do ensino, bem como qual a destinação dada a essa quantia. A vereadora Rochelle Gutierrez, que solicitou para assinar o requerimento junto com o tucano, afirmou que já havia acionado a secretária Julia Petek e que realmente “é preciso entender o que aconteceu”.
Apoio
A vereadora Ellen Miziara (PL), que também assinou o requerimento, lembrou as instituições que não receberam repasses do município e de obras que se apresentam como necessárias, exemplificando o caso do CEMEI João Miguel Hueb, instituição visitada por ela após denúncia, onde identificou manilhas que estavam expostas e foram tampadas de maneira rápida: “é um perigo tanto para os alunos quanto para os servidores”. Segundo ela era uma obra pra ter terminado no ano passado e que continua “se arrastando”. O vereador Diego Rodrigues, foi outro que assinou o documento e reforçou: “isso prova que não existem salvadores da pátria!”
Esquentou
Imagens da sessão ordinária da Cãmara Municipal foram parar nas redes sociais. No perfil do Uberaba Cortes Políticos no Instagram, a ex-secretária de Educação (do governo Paulo Piau) afirmou que educação não é para amadores. De acordo com ela “Uma Secretaria de Educação, em qualquer município, exige responsabilidade e ética. Dificilmente o caos instalado será sanado nos próximos três anos. Quem perde? O povo, as milhares de crianças e adolescentes da rede municipal!
Novidade
A prefeita Elisa Araújo assinou decreto que simplifica a adoção de praças em Uberaba por empresas e cidadãos, ampliando o programa A Praça é Nossa, “menina dos olhos” do vice-prefeito, Mauricinho de Sá. A iniciativa, coordenada pela Sesurb, busca engajar a comunidade na preservação de 214 praças em 98 bairros, transformando-as em áreas de lazer e esporte. Os adotantes assumem manutenção, paisagismo e limpeza, enquanto o Município cuida de iluminação e coleta de lixo. Em contrapartida, podem instalar publicidade com o brasão oficial, seguindo normas do decreto. O convênio tem prazo mínimo de 12 meses, renovável conforme desempenho, e permite adoção múltipla de espaços.
(Foto/Divulgação/PMU)
Procedimento
Interessados em adotar praças devem apresentar documentos como CPF, comprovante de residência (pessoas físicas) ou CNPJ e registro comercial (empresas/associações). Todo o processo pode ser realizado online pelo site da Prefeitura, facilitando a participação. O programa visa democratizar a gestão ambiental, incentivando a corresponsabilidade entre poder público e sociedade. Parcerias já estão abertas, com informações disponíveis nos telefones (34) 3318-2085 e 3318-0543. A medida reforça a valorização de áreas públicas, alinhando utilidade urbana e engajamento comunitário.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde promove, de hoje (26) até o dia 31 de março, a Semana Nacional de Mobilização contra a Tuberculose. A iniciativa busca conscientizar sobre a doença, reforçar o diagnóstico precoce e orientar sobre tratamento adequado. A abertura será na Praça Rui Barbosa, com distribuição de materiais informativos. Na quinta (27), unidades de saúde terão atividades educativas em salas de espera. O encerramento ocorrerá no dia 31, com palestras no Hospital Regional sobre fluxos de atendimento e desafios no combate à enfermidade.
Boa!!!
Na manhã desta terça-feira (26/03), a Secretaria de Educação de Uberaba, representada pela adjunta Raquel Beatriz Dias de Oliveira, reuniu-se com representantes da Arquidiocese de Uberaba e o consultor do MEC/UNESCO em Uberaba, Fabiano Lopes, para discutir o analfabetismo e viabilizar uma importante parceria. O objetivo da ação conjunta é potencializar e implantar mais núcleos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em regiões vulneráveis, reduzindo o grave problema social. Estima-se que existam pelos menos 8,6 mil analfabetos na cidade.
(Foto/Divulgação/Arquidiocese de Uberaba)
Então
A aliança, articulada por Lopes, prioriza ações integradas entre poder público e as paróquias que integram a Arquidiocese em Uberaba. O programa conjunto visa engajar o poder público e lideranças religiosas para, com o apoio da mídia local conscientizarem a população sobre a importância do combate ao analfabetismo. O Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes reforçará, essa mensagem às paróquias da cidade em uma circular a ser lida em todas as missas do quarto domingo da Quaresma. No documento abordará o papel das comunidades católicas na identificação e encaminhamento de adultos não alfabetizados aos núcleos do EJA.
União faz a força!
Como parte da parceria, será produzido um folder digital explicativo sobre o analfabetismo e como o EJA é uma solução importante e disponível, a ser veiculados nas redes sociais do Município e da Arquidiocese de Uberaba. O material abordará a gravidade do problema e incentivará a população a buscar a Educação de Jovens e Adultos, além de orientar paroquianos a se tornarem multiplicadores da causa. A iniciativa também mobilizará veículos de comunicação para ampliar o alcance do programa, destacando a importância da educação como ferramenta de inclusão social.
Para o bem
A articulação inédita entre a Igreja Católica, o poder público e UNESCO, busca não apenas melhorar índices educacionais, mas transformar realidades sociais. Com foco em regiões periféricas, a implantação dos núcleos do EJA terá apoio logístico da Secretaria Municipal de Educação e divulgação massiva nas paróquias e mídias locais. A secretária adjunta Raquel Beatriz reforçou a importância da adesão popular: “Precisamos que todos sejam aliados nessa causa”.
Frase
“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.”
(Sêneca)