Reunião discute a regulação de leitos em Uberaba (Foto/Divulgação PMU)
O "surto claustrofóbico" e a banalização da violência
Em caso que repercutiu em todo o país, Igor Cabral, ex-jogador de basquete da Seleção Brasileira, alegou "claustrofobia" para justificar 61 socos na namorada. A criatividade dos agressores em inventar desculpas só perde para a leniência do sistema. Enquanto isso, o Brasil registra quatro feminicídios por dia – e o número cresce. Se o medo de elevadores causasse tanta violência (Juliana dos Santos teve rosto desfigurado pela agressão) prédios se tornariam abatedouros. A pergunta que fica: quantas mulheres ainda precisam ficar irreconhecíveis antes que a justiça acorde e elas também? A jovem já havia sido vítima do rapaz outras vezes. Aprender que não são centro de reabilitação é uma questão de sobrevivência.
O passado que persegue e o presente que ignora
Juliana Garcia já havia registrado agressões anteriores. Então ela sabia do comportamento violento do namorado. A polícia, por sua vez teve conhecimento de que a vítima sofria violência psicológica grave. O procedimento foi iniciado, mas ela não seguiu adiante, perdoou. O resultado? A brutalidade viralizada e muitas vezes normalizada pela omissão das autoridades quase produziu mais uma vítima fatal para as frias estatísticas nacionais. O caso escancara o velho padrão: a vítima precisa quase morrer para ser ouvida. Segundo a moça, ela e o namorado estavam em um churrasco com amigos quando ele quis ver o celular dela. Ela mostrou as mensagens e mesmo não tendo “nada de mais nelas”, ele ficou com ciúmes, se tornando essa a motivação para a cruel agressão imposta pelo ex-jogador.
Autismo, Esporte e a cortina de fumaça do agressor
Igor Cabral foi preso em flagrante. Para as autoridades declarou ter praticado a agressão durante uma crise claustrofóbica e mencionou ter um filho autista, como se isso fosse atenuante para um comportamento tão violento e injustificável. Tenta se aproveitar de uma condição clássica no Brasil: a humanização do criminoso brutal. Nenhum transtorno pode sustentar os 61 socos desferidos contra a vítima. Enquanto ele desativa redes sociais, Juliana luta no hospital. O Mapa da Segurança mostra 1.459 feminicídios em 2024. Cadê o mapa da impunidade? O esporte pode dar medalhas, mas a justiça não pode dar passe-livre.
O "relacionamento" de um mês que terminou em carnificina
A impunidade característica do Brasil faz com que os casos se multipliquem. Ontem (29/7), o palco foi uma das cidades satélites que circundam a capital federal. João Paulo Silva Matos, 35 anos, se relacionava com a vítima, Cheryla Carvalho (44 anos) há apenas quatro semanas, tempo suficiente para transformar uma discussão banal em cena de horror: facadas no pescoço e gritos que interromperam a rotina de Samambaia. O policial que o prendeu relatou a cena — a vítima ensanguentada, a faca no chão, a resistência do assassino. Eis o retrato do feminicídio brasileiro: rápido, brutal e, como sempre, precedido de sinais ignorados. A pergunta não é "por que ele fez isso?", mas "quantos ainda farão?".
Uberaba discute gestão de leitos e políticas públicas em saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba reuniu representantes do Ministério Público, da Secretaria de Estado de Saúde e da Superintendência Regional para debater melhorias no sistema de regulação e ocupação de leitos hospitalares. O encontro teve como objetivo alinhar fluxos e aprimorar a eficiência no atendimento à população da macrorregião. A secretária Valdilene Rocha destacou a importância do diálogo entre as instituições para fortalecer as políticas públicas na área.
Autoridades reforçam colaboração para melhorar atendimento em saúde
Durante a reunião, o promotor José Carlos Fernandes Junior enfatizou a necessidade de trabalho integrado entre órgãos públicos para garantir um serviço de saúde mais eficaz. Participaram do debate gestores e técnicos responsáveis pela regulação de leitos e acesso a serviços médicos. A iniciativa busca otimizar processos e assegurar que a demanda da população seja atendida com qualidade e agilidade.
Reunião discute a regulação de leitos em Uberaba (Foto/Divulgação PMU)
Uberaba celebra legado das mulheres negras em evento gratuito
A Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial (CPIR) e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) realizam na quinta-feira (31) o evento "Mulheres Inspiradoras: Vozes de Legado e Ancestralidade". A iniciativa acontece no Anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura, às 19h, e marca as comemorações pelo Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho). O objetivo é destacar trajetórias, conquistas e desafios das mulheres negras na sociedade local.
Ancestralidade e resistência em debate no evento sobre mulheres negras
Com entrada gratuita, a programação inclui discussões sobre reconhecimento e valorização da herança cultural negra. "É um marco na luta por visibilidade e equidade", afirmou Maria Abadia Vieira da Cruz, presidente do Compir. O evento reforça a importância de espaços que ampliem vozes e histórias de resistência, contribuindo para políticas de igualdade racial em Uberaba.
Prefeitura entrega USF reformada e ampliada na comunidade rural da Serrinha
A prefeita Elisa Araújo e o vice-prefeito Mauricinho de Sá inauguraram na última terça-feira (29) a reforma e ampliação da USF Nossa Senhora Aparecida, na zona rural de Uberaba. Com investimento de R$ 727,8 mil, provenientes de recursos do acordo de Brumadinho, a unidade ganhou 94,26 m² a mais, totalizando 179,80 m² de área construída. A obra incluiu adequações elétricas, hidrossanitárias, acessibilidade e sistema de gases medicinais.
Nova estrutura da USF promete melhorar atendimento na Serrinha
A comunidade rural da Serrinha recebeu uma unidade de saúde ampliada e modernizada, com solenidade marcada pela apresentação da Banda da 5ª RPM. O médico Pedro Toteff destacou que o espaço dobrou de tamanho, garantindo maior qualidade no atendimento. Vereadores como Luciene Fachinelli, Anderson Dois Irmãos e Luiz da Farmácia prestigiaram a entrega, que contou ainda com a presença de secretários municipais. A prefeita Elisa Araújo reforçou o compromisso com a humanização do serviço público de saúde.
Inauguração USF Serrinha (Foto/Divulgação PMU)
UTech Talks debate reforma tributária e proteção de marcas
O encontro empresarial UTech Talks ocorre nesta quarta-feira (30), às 19h, na Getúlio Choperia, em Uberaba, com palestras sobre os impactos da reforma tributária, ministrada por Lisandra Abreu, e proteção de marcas e patentes, com o especialista Glays M. Costa. O evento é voltado para CEOs, diretores e profissionais de empresas de tecnologia da região, promovendo troca de experiências e melhoria do ambiente de negócios.
Especialistas abordam temas estratégicos para empresas de tecnologia
Glays Marcel Costa, mestre em Bioética e professor da Unipac de Uberaba, falará sobre a proteção de marcas e patentes, um dos ativos mais valiosos para empresas inovadoras. O UTech Talks, realizado pela Utech com apoio do ZebuValley e do CRA (Conselho Regional de Administração) e reúne lideranças do setor tecnológico para discutir desafios e oportunidades no mercado atual.
Jovens vicentinas representam Uberaba e Uberlândia em Jubileu em Roma
Daniela Caetano Silva, Iohana Xavier Barros, Paloma Camylle de Lima Moraes e Vitória Amaral de Oliveira Souza, três da Arquidiocese de Uberaba e uma da Diocese de Uberlândia, estão representando a juventude vicentina no Jubileu dos Jovens em Roma. Além das celebrações com o Papa Leão XIV, elas participam do III Encontro Internacional da Juventude Vicentina, integrando-se a milhares de jovens em atividades de fé e solidariedade.
(Foto/Reprodução/Instagram)
Missa com dom Rino Fisichella reúne 120 mil jovens em Roma
Durante celebração eucarística que deu início ao Jubileu dos Jovens, dom Rino Fisichella, responsável pelos trabalhos, enfatizou a fé como encontro com Jesus e exortou a juventude a promover a paz em um mundo marcado por conflitos. O Papa Leão XIV saudou os participantes ao final, incentivando orações pela paz global. O evento reúne fiéis de todo o mundo, incluindo representantes vicentinos do Triângulo Mineiro. Os padres Padre Otávio Spinelli (Assessor Eclesiástico do Setor Juventude) e Wylian Whalison, representaram a Arquidiocese de Uberaba no acontecimento jubilar que integrou a programação do Ano Santo de 2025.
Frase
"Há muito tempo esperávamos por vocês, e agora vocês estão aqui. Obrigado por terem aceitado o convite do Papa para participar deste Jubileu, que é dedicado a vocês e à esperança que cada um traz dentro de si”.
(Dom Rino Fisichella)