CONEXÃO URBANA

Marcos Jammal quer prioridade para saúde, educação e negócios na doação de áreas em Uberaba

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 28/02/2025 às 12:44
Compartilhar

Treta
“Botei um nazista de m* pra correr no sacolão da rede “Oba” aqui em Brasília. O protagonista da história resumida nesta frase? O deputado federal mineiro André Janones (Avante), que tem cogitado transformar Uberaba em uma de suas bases políticas visando a 2026. O parlamentar postou vídeo em suas redes sociais para contar ter perseguido um homem que teria feito um gesto nazista contra ele dentro de um sacolão em Brasília.

Replicando
André Janones disse ainda que vai pegar as imagens das câmeras instaladas no varejão e postará o momento em que o indivíduo parou na sua frente, “soltou um “Hi Hitler” e fez a saudação pra mim”. Sempre caricato, o deputado afirmou que repreendeu o homem e começou a filmá-lo, “mas o verme não aguentou e fugiu igual um rato”. Para Janones o homem estava imitando Steve Bannon, líder político vinculado ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que reproduziu os gestos inapropriados, gerando polêmica internacional.

(Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

IPTU
Vence nesta sexta-feira (28/02) a segunda parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 com desconto. Vale lembrar que o contribuinte tem até 31 de março para garantir 15% de desconto no IPTU, pagando à vista ou parcelado em até três vezes. Quem possui árvore na calçada e aderiu ao programa IPTU Verde ganha mais 5% de desconto, totalizando 20% de redução para pagamento até o dia 31/03, quando vencerá a terceira parcela.

 As guias para impressão estão disponíveis no site da Prefeitura de Uberaba.

Mendicância
Motorista de aplicativo entrou em contato com a coluna para reclamar da quantidade de pedintes nos semáforos da cidade. De acordo com ele, em cada corrida que pega, o trajeto tem no mínimo 3 a 4 pessoas a pedir esmolas nos sinaleiros, o que provoca a necessidade de dirigir de 10 a 12 horas, diariamente, com os vidros do carro fechados, pois, tanto quem conduz o veículo quanto os passageiros, não raro se sentem coagidos a dar dinheiro e chegam até mesmo a serem ameaçados de forma expressa: “sustentar o vício da maioria deles em drogas ilícitas, virou mais uma obrigação para quem passa o dia trabalhando”, finalizou.

Quaresma
No dia 5 de março, quarta-feira de cinzas, tem início o período quaresmal na Igreja Católica, e com ele chega também a Campanha da Fraternidade, uma iniciativa da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que teve início em 1964 e ao longo de seus 61 anos de existência, procura estimular a solidariedade e a reflexão dos cristãos e em 2025 tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e como lema “Deus viu que tudo era muito bom”.

Homem x natureza
Enquanto a cidade se prepara para o início da Campanha da Fraternidade de 2025, Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo de Uberaba explica que este ano ela conclama o povo cristão a refletir sobre os cuidados que deve ter para garantir a saúde do planeta Terra e destaca: “o homem não vive sem a natureza”. A escolha do tema e do lema da Campanha da Fraternidade deste ano, foi feita pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi sustentada por uma série de motivações, dentre elas, os 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis e a realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia.

(Foto/Reprodução/Rede Vida)

(Foto/Reprodução/Rede Vida)

Preservar
Dom Paulo Mendes Peixoto também lembrou da vocação agropecuária presente em Uberaba e região e neste contexto defendeu que a Campanha da Fraternidade é um momento que contribuir para uma profunda reflexão sobre a importância de preservar as nascentes e evitar a contaminação do solo e das águas por agrotóxicos e outros produtos danosos. Para o Arcebispo Metropolitano trata-se de uma chamado a renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização e na promoção humana, com o objetivo de estabelecer uma sociedade mais justa e solidária.

Fiscalizar é preciso!
O vereador Marcos Jammal (PSDB), com argumento fundamentado na garantia da transparência na gestão do patrimônio público e no dever de possibilitar um acompanhamento mais efetivo por parte do Poder Legislativo e da sociedade, deseja que a prefeita Elisa Araújo, apresente a relação completa das áreas institucionais que ainda pertencem ao município, incluindo sua localização, dimensão e status atual.

Requerimento
O documento apresentado pelo parlamentar tucano em sessão plenária foi assinado também pelos vereadores do União Brasil, Baltazar da Farmácia e Lu Fachinelli; pelo liberal Luiz da Farmácia e por Samuel Pereira (PMB), da bancada evangélica. Marcos Jammal também quer ter acesso à listagem das áreas que estão em processo de doação, cessão ou permuta, detalhando o estágio atual de cada procedimento. A ideia é criar mecanismo para priorizar, nos processos de destinação, o atendimento das reais necessidades dos bairros em que estas áreas de se encontram.

(Foto/Divulgação CMU/Rodrigo Garcia)

(Foto/Divulgação CMU/Rodrigo Garcia)

Então...
Em conversa com a Coluna Conexão Urbana, Marcos Jammal afirmou que conhecer melhor as áreas pertencentes ao município e a sua localização é fundamental para, por exemplo, proporcionar aos vereadores e à sociedade como um todo, melhor fiscalizar áreas públicas sujas, com mato alto e que servem como criadouros para a dengue, facilitar a cobrança do Poder Público de implantar iniciativas de manutenção permanente. Ainda de acordo com o parlamentar, saber onde existem áreas de maior dimensão pode facilitar estratégias para captação de habitações populares verticais junto ao Programa Minha Casa, Minha Vida.

Rezar, estudar e comprar
Marcos Jammal reforçou, por fim, que está habituado a ver muitas doações de áreas para atender a interesses de instituições religiosas, porém a prioridade do Poder Público deve se concentrar em, primeiro, atender demandas para educação, saúde, habitação e outras necessidades do bairro em que se encontra o terreno. O vereador exemplifica a realidade do bairro Rio de Janeiro, onde não existem terrenos a venda e a natureza residencial dificulta o acesso da população a padarias, farmácias e correspondentes bancários, entre muitos outros serviços, exigindo seu deslocamento para outros bairros e onerando ainda mais o trabalhador: “Por que não usar áreas do município para instalação de espaços que proporcionem a instalação de pequenos negócios, que possam melhorar a qualidade de vida da população? Este é um dos objetivos da nossa iniciativa”.

A folia começou
O Carnaval 2025 já começou em Uberaba. Na manhã desta sexta-feira (28/02), os foliões tomaram conta da Praça Rui Barbosa e contagiaram com sua alegria aqueles que por ali passavam.

(Foto/Reprodução/RTC)

(Foto/Reprodução/RTC)

Cuidado
Não custa lembrar que A partir desta sexta-feira (28/2), as instituições financeiras serão obrigadas a oferecer mais uma modalidade de transferência via Pix que dispensa a necessidade de digitar a senha bancária, o que abre novas possibilidades para os golpistas em plena folia. A nova ferramenta traz alguns riscos: caso um celular desbloqueado seja roubado, o criminoso poderá realizar transações antes que a vítima consiga bloquear o aparelho. Então...todo o cuidado é pouco, pois os criminosos não perdem tempo.

Frase
“Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval.”

(Trecho da letra da música "Escravo da Alegria", composta por Toquinho e Mutinho)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por