Espiritualidade
A Igreja Católica prepara para os fiéis de Uberaba e região uma celebração muito especial. No dia 15 de novembro (feriado da Proclamação da República), às 15 horas, o Ginásio Marista Diocesano recebe pela primeira vez uma edição especial da “Missa Noite das Velas”, um momento único de fé, devoção e adoração ao santíssimo.
Pandemia
A “Missa Noite das Velas” é um ato de adoração criado pelo Padre Fabiano Roberto, que sentia falta de um momento dedicado a este fim na Paróquia São Geraldo Majela. De acordo com ele, com a chegada da pandemia, as missas passaram a ser diárias e transmitidas pelo YouTube, perdendo seu apelo presencial. Foi para criar um ambiente mais agradável que o religioso resolveu introduzir as velas e a noite de adoração foi batizada pela comunidade com o nome do elemento que trazia um pouco mais leveza e facilitava a conexão com Deus. Sem dúvida…é algo lindo de se ver. Vale a pena participar!
(Divulgação/Arquidiocese de Uberaba)
Mais amor
Em um mundo no qual está em falta o amor, o respeito, a solidariedade e a caridade, a “Missa Noite das Velas” é uma oportunidade de exercitar a oração para mitigar a devastação causada por uma sociedade tão distanciada de valores essenciais à efetivação dos direitos humanos. Um momento para se aproximar de Deus e pedir por dias melhores. O Padre Fabiano Roberto destaca que além do Terço da Divina Misericórdia haverá muita música e reflexão. Na sequência a Missa com Adoração ao Santíssimo, que é o ponto alto da Noite das Velas.
Sucesso
Centenas de pessoas vêm participando da “Missa da Noite das Velas” na igreja católica do bairro Alfredo Freire. Caravanas se tornaram uma constante. A multidão crescente faz com que mais de 500 cadeiras sejam disponibilizadas para os fiéis todas as quintas-feiras. Com a chegada das chuvas, tem faltado espaço para abrigar a todos. Então, a edição da próxima sexta-feira (15), no Ginásio Marista, às 15 horas, será uma boa oportunidade para que mais pessoas possam participar.
Cadeia “nelle”!
Na última sexta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter a condenação de Fernando Collor de Melo à prisão por 8 anos e 10 meses pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por envolvimento em um esquema na BR Distribuidora. O ministro Alexandre de Moraes (relator), e outros cinco ministros votaram pela manutenção da pena fixada em 8 anos e 10 meses de prisão. O ministro Dias Toffoli abriu divergência e foi seguido por Gilmar Mendes; se posicionando pela redução da pena para 4 anos de prisão.
Educação
Vereador professor Wander (PODEMOS), junto com representantes da Escola Estadual Professora Corina de Oliveira, a ordem de serviço para o início da construção, naquela unidade educacional, de um laboratório de Ciências da Natureza e outro de Informática. Os recursos são fruto de emenda obtida por ele junto à deputada estadual, Lud Falcão, que destinou R$400 mil para a iniciativa.
(Foto/Divulgação)
Chuvas
De acordo com Boletim de Precipitação Meteorológica, divulgado pela Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri), no mês de outubro choveu, em Uberaba, 49,81% a mais do que o previsto para o período. Foram 196,11 milímetros para uma média histórica esperada de 130,90 milímetros. Nos sete primeiros dias de novembro, choveu pouco mais de 30 milímetros. Espera-se para todo o mês corrente, um total de 203,40 milímetros de chuva.
Duro!!!
Será que vem aí mais uma “farra” patrocinada com dinheiro público? Por indicação vice-presidente da Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Donald Trump, será condecorado com a Medalha do Mérito Legislativo, honraria concedida a cientistas, políticos, atores, cantores, religiosos e outras personalidades que realizaram algum trabalho com repercussão e recebeu a admiração dos brasileiros. A intenção é entregar a medalha ao futuro presidente dos Estados Unidos em sua posse. Além do autor da homenagem, outros deputados da oposição a Lula (PT) também têm confirmada presença. De onde será que vai sair o “patrocínio” para o turismo político?
Dengue
No último sábado (09/11), a Prefeitura de Uberaba promoveu o “Dia D” de Combate à Dengue. A ação, que aconteceu no bairro Gameleiras contou com uma força-tarefa integrada por cerca de 160 agentes de endemias além de equipes das Secretarias de Serviços Urbanos e Obras, Defesa Social, Governo e Comunicação, Chefia de Gabinete, Defesa Civil, Posturas, Guarda Civil Municipal, Codau e Tiro de Guerra. Somente entre janeiro e 4 de novembro deste ano, 1.087 pessoas perderam suas vidas para a arbovirose em Minas Gerais.
(Foto/Reprodução)
Enem
Neste domingo (10/11), mais de 3 milhões de estudantes devem marcar presença no último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na primeira etapa, em 3/11 eram esperados mais de 4,5 milhões de candidatos, mas a abstenção foi de 26,6%. Hoje, os candidatos terão pela frente provas de ciências da natureza (biologia, física e química) e de matemática. Só em Minas Gerais foram mais de 390 mil inscritos.
Empoderadas
Em Minas Gerais, 61,9% dos 393.007 inscritos para participar das provas do Enem são mulheres, e 38,1%, homens. A maioria (58,22%) tem 17 anos ou menos, e quase metade (43,8%) já terminou o ensino médio. O exame facilita o acesso ao ensino superior, em especial às Universidades públicas, mas também no setor privado, servindo como critério para concessão de bolsas de estudos e substituindo os vestibulares tradicionais.
Na bronca
Moradores de condomínio localizado no cruzamento da Rua José Oscar De Castro com a Avenida Pedro Salomão, no bairro Santa Maria, estão chateados com a demora na solução de questões inerentes ao impacto de vizinhança causado por unidade de rede atacadista próxima ao local. O fluxo de caminhões, que para facilitar entregas no local desrespeitam a sinalização existente nas vias, coloca em risco motoristas e pedestres que circulam pelo local.
Desrespeito
Apesar de a rede atacadista contar com estacionamento próprio (que não raro está com portões fechados) e de terem sido instaladas placas de proibido estacionar ao longo de toda a Rua José Oscar de Castro, o desrespeito é constante e diário, como se observa no flagrante feito pela coluna Conexão Urbana. Se houverem veículos estacionados do lado permitido da rua, o trânsito simplesmente fica interrompido na via.
(Foto/Leilane Vieto)
Prejuízos
Desde que a rede atacadista se instalou no local, a calçada do condomínio já foi destruída em pelo menos cinco oportunidades, isso sem falar em danos menores que acontecem todos os meses. Por ser a via estreita, os caminhões sobem na calçada para conseguirem convergir e nem mesmo barreiras de contenção os desestimula. Este ano o condomínio foi notificado pelo município para reparar a calçada (o que novamente foi feito), mas em menos de 3 meses as barreiras foram arrancadas e o meio fio dilacerado, ficando inclusive com ferragem exposta e colocando em risco principalmente os pedestres.
Não é novo
O problema, como informado à Prefeitura de Uberaba não é novo, tanto que em uma oportunidade o governo Paulo Piau interviu e a rede atacadista reembolsou o condomínio pelos danos decorrentes da terceira reconstrução da calçada. A prefeita Elisa Araújo se comprometeu, ainda durante o período eleitoral, a dar solução e enviou uma equipe técnica ao local, quando houve posição firme no sentido de proibirem o trânsito de caminhões na Rua José Oscar de Castro. No entanto, até agora nada foi feito. Os moradores estudam a possibilidade de acionar o Ministério Público para auxiliar na solução da questão, que segue provocando prejuízos.
CEMIG
A Companhia Energética de Minas Gerais, que no ano passado ocupava a 16ª posição (de um total de 50) no Ranking nacional de tarifas por distribuidoras em levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), continua não fazendo jus ao elevado valor que cobra do consumidor mineiro. Uberaba não é exceção! As reclamações por aqui se multiplicam: demora na ligação e religação de energia, na manutenção emergencial e no atendimento da população em geral. Ontem (09), inclusive, essa mora foi a motivação para a interdição de pista realizada pelos moradores do setor de Chácaras Vila Real.
(Foto/Leilane Vieto)
No escuro
Sem energia elétrica desde a sexta-feira (08/11), moradores do condomínio de chácaras Vila Real, na saída para o município de Conceição das Alagoas (MG-427), realizaram protesto com direito a interdição da pista durante a manhã de ontem (09/11), causando muito transtorno aos motoristas. A reclamação geral era contra a demora da CEMIG, que tem como vice-presidente executivo o ex-prefeito de Uberaba, Marcos Montes Cordeiro (PSD), em restabelecer o fornecimento de energia para o local. Segundo os manifestantes, a região é muito procurada para locações visando a realização de festas e eventos, sendo os prejuízos com cancelamentos devido à falta de energia motivada pela mora no atendimento, inadmissíveis.
Frase
“A tecnologia moderna é capaz de realizar a produção sem emprego. O diabo é que a economia moderna não consegue inventar o consumo sem salário.”
(Hebert de Souza)