Dom Benedito
Natural de Mococa, cidade do interior de São Paulo, Dom Benedito Ulhoa Vieira foi Vice Presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 1983 a 1987 e presidente do Regional Leste 2. Nomeado para servir a Arquidiocese de Uberaba em 1978, permaneceu à frente da Igreja Católica na cidade (e sua jurisdição) até 1996, quando sua renúncia por Uberaba foi aceita pelo Papa João Paulo II. O religioso, que foi membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, na cadeira 19, faleceu em 2014, mas deixou um legado de Esperança.
Lançamento
A vida do bispo que cativou admiradores em Uberaba, dentro e fora da Igreja, foi objeto de estudo da dissertação de mestrado da historiadora Amanda Oliveira, que no próximo dia 21de fevereiro lançará um livro inspirado nesta pesquisa: “Dom Benedito de Ulhôa Vieira: uma trajetória de Esperança”. O evento acontece às 19h, na Paróquia da Ressurreição e contará com a apresentação da Orquestra Municipal de Uberaba.
(Foto/Reprodução)
Cultura
O Livro, que retrata a Trajetória e as Práticas de Dom Benedito, 2º Arcebispo Metropolitano de Uberaba (1978 – 1996), desde a sua juventude até o auge do seu ministério episcopal, está sendo lançado a partir da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Paulo Gustavo, o que foi possível graças a participação em um processo seletivo feito pela Fundação Cultural de Uberaba em novembro de 2023.
Vai não vai
A vereadora Ellen Miziara (PL) apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (12/02) proposta para aprovar Moção de Repúdio contra a aprovação e publicação da Resolução 258/2024, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que dispõe sobre o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e a garantia dos seus direitos. O pedido gerou polêmica no plenário, em relação à data de publicação da norma e também seu conteúdo, chegando a ser retirada da pauta pela parlamentar para corrigir possível equívoco sobre o período correto.
O porquê
Em seus fundamentos para a Moção, Ellen Miziara, argumentou que a Resolução 258 do CONANDA fomenta o aborto em crianças e adolescentes vítimas de violência sexual até nove meses, sem a necessidade de conhecimento ou consentimento dos pais. A vereadora fez questão de frisar que é pró-vida e em hipótese nenhuma aprova esse tipo de legislação. Após superar a questão relativa à data de publicação da Resolução, a presidente do PL Uberaba pediu seu retorno à pauta.
Controvérsia
Os vereadores Diego Rodrigues e Rochelle Gutierrez, ambos do PDT, apontaram inconsistências no documento apresentado pela líder liberal, que originalmente conferia à Resolução 258, data de publicação de 2023. Diego chegou a insistir que “o documento está errado” e Rochelle, afirmou não ter encontrado na norma do CONANDA referência objetiva aos 9 “nove meses” informados no pedido de Moção, motivo que fundamentou seu voto negativo. Ela foi seguida por Diego que votou contra dizendo que o fez “pelo compromisso com a verdade que esta casa de ter”.
(Foto/Reprodução)
Esquentou
O vereador Ripposati Filho (PSD), também votou contra a Moção de Repúdio. Ao final da votação, o painel registrou 16 vereadores presentes, dos quais 13 votaram favoráveis à pretensão de Ellen Miziara, mas 3 votaram contra, o que determinou a rejeição da proposta. A autora da iniciativa requereu a recontagem do quórum, mas foi informada por Caio Godoy, que estava a frente dos trabalhos da mesa, que mesmo se isso ocorresse a Moção não poderia ser colocada em votação novamente.
Pacificado
Alguns minutos depois, a vereadora Ellen Miziara fez uso da palavra para pedir desculpas aos vereadores Diego Rodrigues e Rochelle Gutierrez porque realmente a data da Resolução 258, objeto da proposta de Moção de Repúdio, estava incorreta no documento, sendo esta de 2024. Mas destacou que em relação ao outro tópico, “a legislação brasileira não deixa claro qual é o tempo de gestação e do aborto, e como está em aberto, a resolução segue o mesmo padrão”. A liberal disse ainda que como não há clareza nas normas, o procedimento pode ser feito até nove meses, sendo esta uma questão de interpretação. Por fim, garantiu que as correções necessárias serão feitas e a proposta reapresentada.
Boa notícia
O secretário municipal de Desenvolvimento Social (SEDS) Ernani Neri, em entrevista concedida nesta quarta-feira à comunicadora Renata Quirino (Metropolitana FM), deu uma boa notícia para a Terceira Idade: a UAI deve receber significativos investimentos do governo municipal. A intenção, de acordo com ele é transformar o órgão em um Centro de Referência do Idoso, pois “a expectativa de vida está aumentando cada vez mais, o que exige um olhar mais próximo e atento às demandas deste segmento”.
Time
O titular da SEDS aproveitou a oportunidade para apresentar uma realidade em que quase 500 servidores municipais emprestam sua dedicação para entregar à população atendimento de qualidade. Segundo Neri são nove CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), um CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), três casas de proteção e acolhimento e UAI (Unidade de Atenção ao Idoso), além outras ações.
Triste
Tem assustado, cada vez mais, o que algumas pessoas que se intitulam cristãos e até mesmo assumem posição de liderança neste universo, mostram-se capazes de fazer. A adolescente Sthefany Vitória, de 13 anos, de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, que estava desaparecida desde domingo (09/2), teve seu corpo encontrado na última terça-feira (11/2). Ela foi capturada, morta (enforcada) e teve o corpo abandonado pelo pastor João das Graças, de 54 anos, próximo a um monte utilizado para orações. O religioso confessou a autoria do crime.
Investimento
A prefeita Elisa Araújo esteve na comunidade rural de Peirópolis para conhecer as instalações do Parque dos Dinossauros: o Titam Parque. A iniciativa privada representa fortalecimento para o turismo de Uberaba com a chancela Geoparque e deve contribuir com o desenvolvimento econômico do município, e gerar emprego e renda para a população. O investimento previsto é de R$50 milhões.
Tecnologia
Com área de 100 mil m², o parque traz mais de 100 réplicas de dinossauros mecatrônicos, articulados e com sensor de movimento e emissão de som, importados da China. Além disso, o espaço vai oferecer uma verdadeira imersão na era dos dinossauros e contará com estacionamento e praça de alimentação A iniciativa é do empresário Hermany Andrade Júnior, o Jota Junior.
Frase
“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.”
(Oscar Wilde)