Escândalo
Nem parece que que estamos vivendo no século XXI. Em Além Paraíba, no interior de Minas Gerais, uma trabalhadora doméstica negra foi resgatada após ser explorada por 28 anos pela família da vereadora Simone Cabral (União Brasil). Ao longo de todo esse tempo a vítima não recebeu salário, férias ou décimo terceiro. Além disso, a equipe que participou da ação identificou que ela não tinha um quarto para dormir e seus pertences se resumiam a poucas roupas, produtos de higiene, um cobertor e um espelho.
Absurdo
Agrava a realidade o fato de que a parlamentar, suas redes sociais, ostentava posts de dezembro de 2022 e de 2023 em que, durante sessões na Câmara Municipal de Além Paraíba, entregava a homenageados a medalha "Zumbi dos Palmares", honraria que “é outorgada a pessoas ou entidades que se destacam nos diversos setores da sociedade na luta pelo combate à prática do racismo”, destacou a parlamentar em uma das postagens.
Consequência
Em 2009 a carteira de trabalho da vítima foi assinada, mas ela continuou sem remuneração e acesso a direitos essenciais. Após o resgate, os auditores-fiscais do Trabalho determinaram o encerramento do contrato e o pagamento integral dos direitos trabalhistas retroativos a 1996 (quando teve início o trabalho em condição análoga à escravidão. Acordo firmado pelos “empregadores” com o Ministério Público do Trabalho também prevê indenização moral.
Combate
Em Uberaba, a faculdade de Direito da Unipac conta com uma Clínica de Combate ao Trabalho Escravo. Coordenada pela professora Mestre Nayara Beatriz, a organização presta assistência judicial e extrajudicial às pessoas que são resgatadas desta condição pelas autoridades policiais e trabalhistas e encaminhadas para a instituição. Por seu intermédio são judicializadas causas em que se busca os direitos e reparações devidas.
Retrocesso
A coordenadora da Clínica Combate ao Trabalho Escravo considera que o crescente número de registros de pessoas resgatadas demonstra um grande retrocesso no país em relação ao respeito dos direitos humanos mais essenciais. De acordo com Nayara Beatriz o cenário gravoso estimulou a Unipac de Uberaba a levar seu trabalho até as escolas, públicas e particulares, e outras instituições, com o fim de conscientizar a população sobre a existência de formas de combate a essa forma de exploração e também sobre a importância de denunciar essas situações para as autoridades competentes: “É preciso dar um basta à escravidão. Não se pode mais tolerar essa ultrajante forma de abuso com o ser humano.”
(Foto/Divulgação/Unipac de Uberaba)
Pet levada
Família que na noite de domingo (22), transitava pela avenida Leopoldino de Oliveira com o objetivo de mostrar a luzes de Natal aos visitantes que hospedaram em sua casa, levaram um susto. Durante o trajeto perceberam que gatinha de estimação, a Marinette, estava escondida na caçamba da caminhonete e pulou do veículo em movimento entrando no prédio da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), localizado na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1.274, no Bairro Parque do Mirante.
Insensibilidade
Imediatamente estacionaram a caminhonete e o carro que a acompanhava (com os demais familiares), e foram até o portão da instituição para pedir o apoio do vigia. O mesmo, porém, negou (obedecendo a regra) acesso ao espaço para o resgate, mas não se limitou a isso, espantou o pet diante da família apavorada e teria aproveitado para arrematar com um sonoro “Não é problema meu, não estou nem aí”, oportunidade em que teria virado as costas e se dirigindo para o interior das instalações, não mais disposto a conversar sobre o pedido de ajuda.
Autoridades
Os tutores resolveram recorrer então à vereadora Alessandra do Abrigo dos Anjos, mas foram informados por sua assessoria que ela não atenderia ao pedido por estar de folga. Buscaram, na sequência, contato com a vereadora Denise da Supra, mas o número que possuíam não atendeu. Recorreram à Polícia Militar, que por sua vez os orientou buscar o apoio do Corpo de Bombeiros, que, for fim, registraram impossibilidade de ir ao local. O jeito então foi apelar para as redes sociais.
Diferente
Após publicar o post narrando o ocorrido no Facebook e no Instagram, marcando a prefeita Elisa Araújo (PSD), na manhã de hoje (23) o pedido de ajuda foi a atendido mesmo em meio ao recesso do UAI. A coordenadora do órgão municipal, Sathia Silva, se solidarizou com os tutores e foi até o local franqueando o acesso para o resgate da gatinha, que para alívio de todos estava dentro de um banheiro interditado para reforma. Que esta empatia seja um exemplo para o serviço público municipal.
(Foto/Reprodução/Instagram)
Coração duro
Quem ainda não se deixou tocar pelo espírito do Natal e segue “carrancudo”, espalhando sentimento ruim em seu em torno, pode optar por seguir caminho diverso e aproveitar o final de dezembro para refletir sobre se tornar alguém melhor. Oportunidade não vai faltar. Em todas as igrejas que integram a Arquidiocese de Uberaba haverá celebrações da Véspera e do Dia de Natal, isso sem falar na rica programação para as celebrações eucarísticas dos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro.
Presépio
O sentimento de solidariedade e fraternidade que Jesus Cristo deixou para a humanidade pode ser objeto de reflexão, por exemplo, na Vigília de Natal da Paróquia São Geraldo Majela (Bairro Alfredo Freire) que acontece no dia 24/12, às 19h. No dia 25/12, também às 19h, ocorre a Missa do Natal do Senhor. No dia 26/12, o Padre Fabiano Roberto celebra última Missa da “Noite das Velas” de 2024, um momento de adoração que tem atraído centenas de pessoas a cada edição. Vale lembrar que, logo após as missas, é possível visitar o presépio da comunidade, que já conquistou várias vezes o título de maior de Minas Gerais.
Alegria
A Prefeitura de Uberaba promoveu durante o mês de dezembro a ação "Natal Solidário do Servidor". Encerrada no último dia 20, a iniciativa, além de proporcionar momentos de integração entre os servidores, com apresentações culturais temáticas de Natal, possibilitou a arrecadação de alimentos não perecíveis que vão deixar a vida de muitas pessoas em situação de vulnerabilidade mais feliz.
Saldo
Durante o "Natal Solidário do Servidor" foram arrecadados 254 quilos de alimentos, que foram destinados ao Banco de Alimentos de Uberaba, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). Atualmente o Banco atende 78 instituições sociais e cerca de 400 famílias que são assistidas pelas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Feliz Natal
Neste primeiro ano como colunistas da equipe do Jornal da Manhã foi possível crescer e amadurecer no jornalismo. A interação com os leitores nos proporcionou um rico aprendizado e fortaleceu nosso comprometimento com cada um de vocês que nos acompanha. Que Deus abençoe a todos e oportunize um Feliz Natal, com o coração cheio de amor e esperança no poder de Cristo para restaurar a humanidade.
(Foto/Divulgação)
Frase
“O dom precioso do Natal é a paz, e Cristo é a nossa paz verdadeira”
(Papa Francisco)