CONEXÃO URBANA

Nomes de potenciais candidatos para 2026 agitam a política em Uberaba

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos e Leilane Vieto
Publicado em 04/11/2024 às 20:18Atualizado em 05/11/2024 às 14:33
Compartilhar

Enem 2024
Novembro é mês de muita ansiedade para estudantes de todo o país. Teve início no último domingo (03/11), as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. As notas dessa prova são usadas para os processos de ingresso em universidades públicas e privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). A próxima etapa da avaliação, que fica a cargo do Inep, acontece no dia 10 de novembro.

Abstenção
A boa notícia do primeiro dia do Enem, foi a redução no número de abstenções em relação a 2023. Cerca de 73% dos mais de 4,32 milhões de inscritos compareceram para fazer a prova no último domingo, percentual que foi superior aos 71% do exame anterior.  De acordo com o Ministério da Educação, nada mesmo que 1,6 milhão daqueles que prestaram a prova são alunos que cursam o último ano do ensino médio.

Na capital
De volta a capital neste início de semana, o vereador Professor Wander (PODEMOS), que apesar da expressiva votação não conseguiu se reeleger, cumpre agenda para tentar mais recursos para Uberaba, em especial para esporte e educação. O parlamentar também deve conversar com um grande ídolo do Atlético Mineiro: Reinaldo. O maior o maior artilheiro da história do galo, com 255 gols vestindo a camisa preto e branca, atua nas bases do clube belo-horizontino já sinalizou com a possibilidade de uma parceria nos projetos sociais conduzidos por Wander em Uberaba.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Pré-candidato
Embora seu nome esteja sendo relacionado entre os potenciais pré-candidatos a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o professor Wander, que aniversariou no último final de semana, afirma que ainda não definiu seu futuro político. Porém, considera que Uberaba precisa de um deputado estadual comprometido com o desenvolvimento da cidade e o bem estar da população, e afirma que está pensando a respeito da possibilidade “despido de vaidade”, o que exigirá ainda uma análise sobre suas reais “condições de elegibilidade”. 

Eu também
Candidato do PSTU à Prefeitura de Uberaba nas eleições deste ano, o advogado Adriano Espíndola também aparece entre os pré-candidatos cotados para as proporcionais de 2026. O militante da “esquerda raiz”, admitiu a possibilidade: “[...] de fato posso sair candidato tanto a deputado, como a senador”. Contudo, afirma que seu desejo pessoal é que até lá a legenda socialista tenha novas lideranças para a tarefa, algo para o que o partido já trabalha.

Conservadores
O Partido Liberal já trabalha com pelo menos três nomes para concorrer aos cargos de deputado estadual e deputado federal em 2026, sendo eles os candidatos a prefeito e vice deste ano, Samir Cecílio e Romeu Borges; e a presidente da sigla em Uberaba, Ellen Miziara, recém-eleita vereadora e atualmente suplente de deputado federal pelo PL/MG. Dentre os evangélicos especula-se uma nova tentativa de Samuel Pereira, reeleito vereador pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), que caminhou com Elisa Araújo e Maurício de Sá nas eleições municipais.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Não é novidade
A possibilidade de o PMB investir em Samuel Pereira não é nenhuma surpresa. Em 2014, ele foi candidato a deputado estadual pelo Partido da República (PR), e obteve 27.904 votos, ficando com a 3° Suplência. Em 2022, uma vez mais teve significativa votação na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa. Outro nome, cogitado dentro do PMB, para concorrer às eleições em 2026 é o de Anna Maia Jampaulo de Andrade, presidente da legenda.

Moderadas
Na esquerda moderada surge novamente a possibilidade de contar com a petista Patrícia Mello, que chegou a ser relacionada entre as prefeitáveis este ano, mas foi preterida na composição do seu partido com Anderson Adauto (PV). Ela já concorreu a uma cadeira na ALMG em 2018 e em 2022, quando obteve 21.093 votos. A ex-vereadora Marilda Ribeiro, atualmente no PCdoB é outra liderança desejada pelos progressistas na composição das dobradinhas para 2026.

Elas
Mais nomes femininos estão sendo mencionados entre os potenciais candidatos de 2026, dentre os quais está a pastora Regiane Isidoro (AVANTE), que tentou, sem sucesso, cadeira na Câmara de Vereadores, mas conseguiu mais de 3 mil votos no pleito deste ano, e o da professora Maria Abadia Vieira da Cruz, que concorreu a deputada estadual pelo Solidariedade em 2022, com o apoio da prefeita Elisa Araújo.

Vencidos
Dentre os vencidos por Elisa Araújo nas eleições deste ano, Anderson Adauto, que até lá estará livre da inelegibilidade que lhe foi imposta por decisão judicial, aparece cotado para concorrer à Câmara Federal em 2026. Tony Carlos (MDB) e seu companheiro de chapa nas eleições deste ano, Franco Cartafina (Progressistas), saíram fortalecidos do pleito, com quase 70 mil votos, e são dados como certos na disputa proporcional porvir. Tony já ocupou cadeira na ALMG duas vezes e Franco foi mandatário em Brasília.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Tucanos
No ninho tucano dois são os mais desejados para 2026. O do vereador reeleito Tulio Michelli e o do campeão de votos das eleições proporcionais deste ano: Thiago Mariscal. Ele retorna à Câmara Municipal em 2025, após conseguir 5.447, votação esta que foi superior até mesmo ao candidato de seu partido n disputa pelo Executivo, o ex-prefeito Paulo Piau. Outro parlamentar reeleito integra o grupo e fortalece seu potencial de votos: Marcos Jammal.

Situação
O grupo de Elisa Araújo também já especula alguns nomes para concorrer aos cargos de deputado estadual e deputado federal, em 2026. O futuro vice-prefeito de Uberaba, que ela buscou no Mobiliza, de Luizinho Kanecão, é um que poderá ser trabalhado e colher bons resultados nas urnas. Neófito no contexto eleitoral, o comunicador Maurício de Sá, agregou simpatia e representatividade à chapa capitaneada pela prefeita reeleita. 

PSD
No partido de Elisa Araújo, o PSD, que também conta com o ex-prefeito, ex-deputado-federal e ex-ministro da Agricultura Marcos Montes Cordeiro, o principal nome também integra a Câmara Municipal de Uberaba e foi reeleito. Trata-se de Ismar Marão, que neste momento se dedica às articulações para conquistar a presidência da casa legislativa, cargo que já ocupou na legislatura que vai chegando ao seu fim. Em 2022, ele concorreu a uma cadeira na Câmara federal, oportunidade em que conquistou 16.394 votos.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Reflexão necessária
Embora a eleição seja somente daqui a dois anos, uma coisa é certa, as lideranças locais precisarão conversar entre si e enxugar a lista de candidatos que vão colocar seus nomes à disposição do eleitor. Dada a quantidade já acumulada, que tende a crescer até lá, corre-se o risco de, mais uma vez, Uberaba ficar sem representação em Belo Horizonte e Brasília.

Frase
“Os grandes conquistadores de urnas transformam a fantasia do sufrágio universal na clava de Hércules da nossa dignidade.”
(Euclides da Cunha)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por