CONEXÃO URBANA

Pesquisa coloca Elisa na frente, mas aponta crescimento de Tony em Uberaba

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos e Leilane Vieto
Publicado em 22/10/2024 às 09:20Atualizado em 22/10/2024 às 09:25
Compartilhar

Vou não!
Há poucos dias de o eleitor retornar às urnas para definir quem assumirá a Prefeitura de Uberaba a partir de 2025, o PDT, torna-se mais um entre os partidos que resolveram optar por não apoiar Tony Carlos (MDB) ou Elisa Araújo (PSD) no 2º turno. A agremiação da vereadora reeleita Rochelle Gutierrez (3.178 votos) e do novato Diego Rodrigues, eleito para a Câmara Municipal com 3.523 votos, caminhou com Anderson Adauto no 1º turno.

Com ele
O PDT segue, assim, o mesmo posicionamento do candidato da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV), para o qual compôs base. A sigla, por meio nota, informou que não irá declarar apoio a nenhum dos nomes que seguem na disputa pela cadeira do Executivo municipal. A decisão foi reflexo de diálogo com filiados e lideranças que integram o partido que teve como um de seus maiores expoentes a figura de Leonel Brizola.

Cenário
Os partidos que integraram a Federação representada por Anderson Adauto conseguiram eleger apenas um representante, que, aliás, estará assumindo em 2025 seu sétimo mandato. Irônico é que, mesmo após declarar apoio a Lula nas eleições presidenciais e defendê-lo de forma aguerrida na Câmara, comprando briga com muito de seus pares, Paulo César Soares (China) sofreu resistência à sua filiação no Partido dos Trabalhadores. Foi recepcionado no PCdoB com a chancela AA e. agora, assegurou aos comunistas a cadeira que não foi conquistada pelo PT.

Reestruturar
Não faltam ao PT motivos para refletir sobre seu posicionamento na política local. Verdade que o partido ocupou a condição de vice na chapa de Anderson Adauto, com a simpática Ana Clara Hercos. Contudo, deixou de investir em Patrícia Mello, uma das lideranças que mais se destacou nos quadros do partido em sua história recente. A jovem, que também sofre resistência interna, chegou a afirmar que fosse para o Executivo ou para o Legislativo, estaria à disposição. Seu nome, poderia ter ajudado o PT a conquistar uma cadeira na Câmara Municipal.

Sou Tony
Contrário a todos os demais, o candidato tucano ao Executivo declarou seu voto em Tony Carlos no 2º turno. Enquanto Samir Cecílio Filho (PL) e Anderson Adauto (FE Brasil) optaram pela neutralidade, o socialista Adriano Espíndola (PSTU) orientou aos eleitores que votem nulo. Paulo Piau (PSDB), por sua vez, emitiu nota oficial para registrar que: “Embora o voto seja secreto declarei, em reunião interna do meu partido e ao Jornal Estado de Minas, que votarei em Tony para prefeito de Uberaba”.

Só...
Foi uma manifestação tímida se considerada a disposição demonstrada pelo ex-prefeito quando foi anunciado no final do ano passado que estaria ao lado de Tony Carlos e Franco Cartafina no embate contra Elisa Araújo na disputa pela Prefeitura de Uberaba. Porém, o gesto mereceu o reconhecimento do candidato do MDB. Tony agradeceu a confiança de Piau nesse segundo turno e frisou que ele pode ter a “certeza de que da minha parte e de Franco, trabalharemos muito por nossa cidade e por nossa gente”.

Bônus
Outro motivo de celebração para Tony Carlos está no crescimento obtido por ele segundo pesquisa realizada pelo Instituto MDA (de Lavras-MG) sob encomenda do SINDUSCON. De acordo com o instrumento registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 05869/2024, o ex-deputado estadual, que no primeiro turno teve 46.294 votos, o equivalente a 28,09%, agora conta com a preferência de 32,6% dos entrevistados no cenário espontâneo e 37,4% no estimulado.

E ela?
Nesta primeira pesquisa divulgada sobre o panorama do segundo turno, Elisa Araújo, que concorre à reeleição pelo PSD e no primeiro turno cravou 76.409 votos (46,36%), teve uma pequena redução de desempenho no levantamento espontâneo, no qual teve a preferência de 45,08% dos entrevistados. Porém, no estimulado ela cresceu para 49,4% e continua (em ambos os cenários) a liderar a disputa pela Prefeitura de Uberaba.

Tendência
Com a recomendação de voto nulo emitida por Adriano Espíndola (PSTU) e a neutralidade declarada por Anderson Adauto e Samir Cecílio Filho, a possibilidade de aumento no número de votos brancos e nulos no 2º turno tornou-se objeto de especulação, uma possibilidade que resta agora confirmada pela pesquisa do Instituto MDA. De acordo com o estudo, no cenário espontâneo, cerca de 10,1% dos eleitores declararam votos brancos ou nulos. No primeiro turno 2,76% votaram em branco e 3,84% nulo.

Dúvida
A pesquisa do Instituto MDA/SINDUSCON também apontou a existência de um universo de 11,5% de eleitores indecisos (espontâneo). Este índice foi reduzido para 5% no questionário estimulado, quando uma lista com o nome dos candidatos é passada para os entrevistados escolherem alguma das alternativas. Se considerados apenas os votos válidos, Elisa está com 56,9% da preferência do eleitorado e Tony com 43,1%.

Inconsistente
Até o próximo domingo (27/10) cerca de 13,7% dos eleitores disseram que ainda podem mudar a escolha. A pesquisa do Instituto MDA, entretanto, aponta que o posicionamento já seria definitivo para 86,3% dos entrevistados. No quesito rejeição, Tony Carlos ficou à frente com 34,1% contra 26,6% de Elisa Araújo. Cerca de 32,3% afirmaram não rejeitar nenhum dos candidatos e 6,3% que rejeitam ambos.

Universo
A pesquisa do Instituto MDA/SINDUSCON ouviu 601 entrevistados e foi realizada entre os dias 18 e 20 de outubro. A coleta de dados foi presencial e georreferenciada. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Além do estudo realizado pelo MDA, outras 5 pesquisas tiveram pedido de registro requisitado ao TSE nos últimos sete dias e novos números podem ser divulgados logo.

Condenação
Propaganda, divulgada nas redes sociais e no horário eleitoral, associando a candidata Elisa Araújo à figura de Pinóquio, para insinuar que ela seria mentirosa, se tornou objeto de condenação pela Justiça Eleitoral de Uberaba. Ontem (21/10), o Judiciário se manifestou a favor dos argumentos apresentados pelo jurídico de sua campanha à reeleição, e concedeu a ela direito de resposta. Além disso, a decisão proferida pelo juiz Stefano Renato Raymundo, da 347ª Zona Eleitoral, determinou a retirada de propagandas consideradas ofensivas, que foram veiculadas pela campanha de Tony Carlos.

Outra
Em mais uma decisão desfavorável ao candidato do MDB, a Justiça Eleitoral multou o candidato Tony Carlos, em R$ 53 mil por uso indevido da Rádio Atividade FM, da qual ele é sócio, para propaganda eleitoral irregular. Segundo a decisão emitida pela 347ª Zona Eleitoral, a emissora favoreceu o ex-deputado estadual ao elogiar sua candidatura a prefeito e criticar a gestão da atual mandatária, Elisa Araújo.

Oportunidade
Amanhã (23/10), a Fundação Logosófica de Uberaba promove uma roda de conversa para discutir “A contribuição da Ciência Logosófica no exercício profissional”. O evento está programado para acontecer a partir das 20h, na Rua capitão Domingos, 384, bairro Abadia. A entrada é gratuita.

Frase
“Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem.”
(Bertolt Brecht)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por