Transparência
Os recentes episódios de violência policial, em especial aqueles ocorridos no estado de São Paulo, motivou um debate nacional sobre o uso de câmeras corporais em policiais militares, como instrumento de contenção dos abusos verificados em vídeos que inundam a internet. Em Minas Gerais, o coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, comandante-geral da Polícia Militar, afirma não ter “restrição” ao uso do dispositivo. Entretanto, admite que a aquisição dos equipamentos não é uma prioridade para o governo mineiro.
Mas assim não
O coronel Carlos Garcia disse que existem outras prioridades neste momento e se posicionou contra as diretrizes do Ministério da Justiça para o uso das câmeras corporais. Para o comandante-geral da PMMG, “[...] no modelo que está na portaria, o policial não tem domínio do momento da gravação, que ocorre ininterruptamente, até o fim do trabalho", prejudicando a privacidade do militar e até mesmo a atividade do profissional da segurança, em especial quanto à coleta de denúncias anônimas, já que pode intimidar o delator com o registro em vídeo.
Solidariedade
Instituto Professor Wander, que é capitaneado pelo vereador homônimo e conta com o apoio de voluntários comprometidos em dar mais qualidade de vida para as minorias em situação de vulnerabilidade, crianças e idosos, deu mais um belo exemplo de amor ao próximo esta semana. Embalados pelo espírito natalino, arrecadaram e doaram para os infantes atendidos pela Creche Comunitária Monika Budeus e Ricardo Henrique Misson, cerca de 120 brinquedos.
(Foto/Reprodução/Instagram)
Tem mais
Para o dia 21/12 (sábado) o Instituto Professor Wander, juntamente com voluntários e parceiros, prometem um dia de muita alegria para os moradores do Bairro Santa Marta. Na Praça da Paróquia da Ressurreição, eles vão realizar, a partir das 15h, mais uma edição do já tradicional “Natal Solidário” (2024). Wander garante que “vai ter muita coisa boa para a criançada...diversão garantida”!
Cuidado
Nem mesmo no final de ano os golpistas dão trégua! O foco agora, como adverte a Prefeitura de Uberaba, são os empresários. Criminosos têm se utilizado de falsas comunicações (via e-mail) para contactar empresas locais e “notificá-las” sobre “Irregularidade no Alvará de Funcionamento”. O Departamento de Licenciamento Urbano e Obras da Prefeitura, reforça que este procedimento não existe.
Criatividade do mal
De acordo com a Secretaria de Comunicação do município, os golpistas também criaram e-mails falsos usando diversos nomes de supostos gerentes de Licenciamento e Fiscalização e integrando à comunicação com as vítimas links também falsos para contato. Foi lavrado Boletim de Ocorrência para resguardar a Prefeitura de Uberaba e a recomendação é que esses e-mails devem ser desconsiderados.
Celebração
Nesta quinta-feira (12), a comunidade católica do Bairro São Benedito celebra, com alegria, a partir das 19h, os 26 anos de Diaconato do Padre Marcelo Lázaro. O religioso que, ao longo de doze anos à frente da Paróquia que fica na Praça Dr. Jorge Frange (n.180), compartilhou um profundo conhecimento sobre a Santíssima Trindade e os principais fundamentos da Igreja, também cativa pelo cuidado, carinho e atenção que endereça ao seu rebanho e, em especial, a pessoas em situação de vulnerabilidade. Parabéns!!!
(Foto/Reprodução/Facebook)
Educação para o futuro
Técnicos do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (IPSERV) estiveram reunidos na tarde de hoje (12), com os servidores concursados da Câmara Municipal, dentro do programa de “Educação Previdenciária”, e proporcionaram aos presentes melhor conhecer o regime previdenciário adotado pelo município e também esclareceram dúvidas sobre os benefícios e aposentadoria.
Voto impresso
Aprovado na última quarta-feira (11/12) na comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal, com 31 votos a favor e 20 contrários, o Projeto de Lei que impõe o voto impresso e prevê recontagem física de votos nas eleições brasileiras. Desejo antigo dos partidos alinhados à direita, que questionam a confiabilidade das urnas eletrônicas, a iniciativa agora irá à análise do plenário. Ainda não há data prevista para acontecer.
Lazer
A Prefeitura de Uberaba já investiu R$ 11.478.770,79 em áreas de lazer para a população. Com o programa "A Praça é Nossa", uma iniciativa do governo da prefeita Elisa Araújo, duas novas praças entregues e outras 12 encontram-se em obras. Em setembro, foi inaugurada a praça construída na Rua José Miguel Meccheri, no Jardim Maracanã, que com um investimento de R$ 225 mil, conta com brinquedos para as crianças, área de descanso, piso intertravado, paisagismo e iluminação em LED.
Formatura
A quarta-feira (11) foi noite de festa para os formandos (e suas famílias) do 5º ano do Ensino Fundamental do COC/Uberaba (antigo Colégio São Judas Tadeu/Rubem Alves). Em bela solenidade de colação de grau, realizada no auditório do SEST/Senat (av. Nossa Senhora do Desterro), os pais puderam acompanhar, emocionados, a entrega dos certificados de conclusão, pelo diretor Jair Lemes, seu corpo docente e funcionários administrativos.
(Foto/Jânio Pontes)
Eles não?!
Pesquisa realizada pela Quaest Pesquisa e Consultoria aferiu que a maioria (52%) dos eleitores brasileiros defende que Lula não deveria se candidatar à reeleição. Contudo, o mesmo levantamento, que foi divulgado nesta quinta-feira (12/12), também demonstra que se as eleições fossem agora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou o ministro da Fazenda Fernando Haddad venceriam o pleito em 2º turno caso a disputa fosse contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (que vale lembrar encontra-se inelegível).
Os outros
A pesquisa da Quaest demonstrou ainda, que caso não possa contar com Jair Bolsonaro em 2026, o que do ponto de vista jurídico é inequívoco, existem outras opções, pois a opinião popular indica que os próximos nomes na intenção de votos seriam o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, seguido do influenciador Pablo Marçal ou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
Chega de celular!
Vereador Samuel Pereira (PMB) formalizou requerimento para que a Câmara Municipal oficie a prefeita Elisa Araújo com o fim de reivindicar o cumprimento da Lei que determina a proibição do uso de aparelhos como telefones celulares, players musicais, câmeras digitais e similares em salas de aula, bibliotecas e demais espaços de estudo, excetuando-se casos de uso para atividades didático-pedagógicas devidamente autorizadas. De acordo com o parlamentar, que começou um movimento legislativo para que o veto ocorresse ainda em 2010, nas salas de aula, os celulares continuam a prejudicar o andamento das atividades e, de forma consequente, o aprendizado das crianças.
(Foto/Reprodução/Instagram)
Frase
“[...] o excesso de tecnologia leva a prejuízos na comunicação entre crianças e jovens, problemas no sono, atrasos no desenvolvimento cognitivo, entre outros problemas.”
(Hermano Alexandre Lima Rocha et. al., 2021)