Como ficam?
A declaração de neutralidade realizada na noite de ontem (16/10) por Samir Cecílio Filho (PL) somou-se à posição análoga de Anderson Adauto, candidato da Federação Brasil da Esperança. Com a manifestação de Adriano Espíndola, que concorreu à chefia Executivo pelo PSTU, já são três aqueles que optaram por ficar fora do processo eleitoral após não conseguirem sucesso no primeiro turno.
Resta um
Apenas Paulo Piau ainda não formalizou sua posição tornando-a pública, mas a tendência, observadas as declarações feitas durante as sabatinas que ele participou no primeiro turno, é que fique com Tony Carlos e Franco Cartafina, com quem chegou a anunciar uma coalizão para enfrentar Elisa nas urnas. A decisão de Piau em apoiar os candidatos do MDB/Progressistas já foi confirmada pelo presidente dos tucanos, Thiago Tiveron. O PSDB, por sua vez, manteve seu perfil e anunciou neutralidade.
Coerência
A decisão de Samir Cecílio e Anderson Adauto, que optaram por manter neutralidade e não apoiar Tony Carlos (MDB) ou Elisa Araújo (PSD) no segundo turno, demonstram coerência com as críticas que ambos teceram contra seus oponentes ao longo de suas campanhas. O mesmo vale para o socialista Adriano Espíndola, que além de não apoiar nenhum candidato no segundo turno das eleições municipais, recomendou aos eleitores que votem nulo, uma posição que demonstra fidelidade à reconstrução política pretendida pelo PSTU.
Representatividade
Anderson Adauto limitou-se a justificar que sua posição lhe permite se concentrar no objetivo de ajudar a cidade com o programa do gás. Já Samir Cecílio fez questão de comunicar a decisão de manter-se neutro ao lado da presidente do PL Uberaba, Ellen Miziara, e destacar que ela foi construída após ouvir os companheiros de legenda. De acordo com eles, “[...] o compromisso agora é fiscalizar, cobrar ações e responsabilidade, independentemente de quem estiver no comando da prefeitura”.
Então
Com o crescimento exponencial que experimentou ao longo da campanha e os quase 15 mil votos conquistados ao lado de Romeu Borges, o passe de Samir Cecílio estava valorizado no 2º turno. Uma posição de apoio a um dos candidatos (Elisa ou Tony) poderia garantir ao PL cargos no primeiro escalão do Executivo em 2025 e colocar os conservadores no governo.
Mas e aí?
Porém, com pautas e propostas bem definidas, os liberais, que elegeram dois vereadores (Ellen Miziara e Luiz da Farmácia), optaram por dar continuidade ao seu projeto e agora focar nas eleições de 2026, especialmente em eleger deputado estadual e deputado federal de Uberaba. Os candidatos ao legislativo municipal pelo partido, filiados e apoiadores foram consultados durante o processo para esta tomada de decisão.
Reflexos
Importante lembrar que, no primeiro turno da disputa pela Prefeitura de Uberaba, 6.778 eleitores não quiseram depositar sua confiança em nenhum dos seis candidatos que colocaram seu nome à disposição da população e optaram por anular o seu voto. Com a derrota de AA, nada menos que 21.256 uberabenses ficaram “órfãos” e não contarão com a influência do seu candidato para definirem sua posição nas urnas no próximo dia 27/10, o que pode contribuir para aumentar a quantidade de abstenções e votos nulos no segundo turno.
Impacto
Em um momento no qual Tony Carlos e a candidata à reeleição Elisa Araújo disputam os votos de seus oponentes para tentar garantir a vitória, considerado o perfil do eleitor da extrema esquerda, é bem provável que com a recomendação de Adriano Espíndola no voto nulo, os seus 576 eleitores sintam-se encorajados a não manifestar, nas urnas, preferência por um dos nomes disponíveis, aumentando o índice ou aderindo às abstenções.
Fraude
Agentes da Polícia Federal cumpriram ontem (16/10) sete mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais nas cidades mineiras de Formiga, Luz, Piumhi e Guapé, além da cidade paulista de Ribeirão Preto. Ação é o desdobramento de investigação sobre quadrilha suspeita de fraudar o Seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores (DPVAT) e gerar prejuízo de R$ 2,5 milhões aos cofres públicos.
Modus operandi
De acordo com o apurado até o momento corretores de seguro captavam vítimas de acidentes veiculares e, mediante documentos falsos fornecidos por médicos e fisioterapeutas, instruíam requerimentos para aumentar o valor do DPVAT. Em Uberaba também existem indicações da existência de irregularidades e práticas de corretagem ilícitas no que se refere ao seguro obrigatório.
Força
No dia 14 de dezembro acontece, no Uberlândia Tênis Clube (UTC), mais uma edição do “Duelo de Gigantes”. A tradicional competição de fisiculturismo, que é a maior da região, contará com a participação de Marcia Beatriz Martins, atleta master sênior que disputará a categoria Welness, voltada para mulheres que focam em desenvolver o corpo e alcançar um padrão de baixa gordura e medidas proporcionais. Em 2022, ela, que também é servidora pública na CODAU, disputou a Kálon Cup, em Brasília, e garantiu medalha para Uberaba.
Encorpando
Elisa Araújo (PSD) e seu companheiro de chapa, Maurício de Sá (MOBILIZA) continuam firmes no trabalho para consolidar apoios visando ao segundo turno das eleições. Ela tem, sido procurada por várias lideranças, inclusive candidatos à vereador que não viram as chapas apoiadas por seus respetivos partidos lograrem êxito na disputa pelo Executivo.
Gente nova
Em sua busca pela reeleição, Elisa Araújo não tem perdido a chance de agregar novos simpatizantes que vêm direto das bases de seus adversários, dentre os quais estão, por exemplo, Rubério Santos, do PSB, que teve 987 votos na briga por uma das cadeiras da Câmara Municipal e possui boa circulação no meio católico; e Carlão Connect (Progressistas), bacharel em Direito pela Unipac de Uberaba que conquistou outros 507 votos.
Movimento
Tony Carlos também não para. Ontem o candidato do MDB esteve em Uberlândia para gravar sua participação no Programa Política Cruzada, que é comandado pelo apresentador Danilo Caixeta (expert em jornalismo político). Na oportunidade o candidato apresentou suas propostas para Uberaba. A exibição será no próximo domingo (20/10), a partir das 9h, na TV Paranaíba.
Em frente
Apesar da diferença de votos no primeiro turno, Tony Carlos está convicto que pode vencer Elisa Araújo nas urnas no próximo dia 27/10. Para isso tem intensificado sua agenda e participado de caminhadas e carreatas por toda a cidade. No Residencial 2000 ele foi acompanhado pelo ex-vereador Kaká Carneiro (Avante), que desistiu de concorrer a uma cadeira na Câmara este ano após antecipar a inviabilidade de seu partido conseguir alcançar o quociente eleitoral.
Frase
“A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes.”
(Winston Churchill)