CONEXÃO URBANA

Possibilidade de Bolsonaro ser candidato em 2026 anima liberais que concorrerão ao Legislativo

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 20/10/2024 às 09:06Atualizado em 20/10/2024 às 09:19
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Será?!
A decisão do ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que em junho deste ano resolveu anular uma das condenações à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo uso indevido das comemorações do 7 de setembro de 2022, parece ter reacendido a esperança do Partido Liberal. Em vídeo publicado, no último final de semana, em suas redes sociais, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que, em 2026, "Bolsonaro será candidato".

Surpresa
Em um nítido recado para a esquerda, que é comandada pelo PT do presidente Lula, o líder do PL deixou claro que "Bolsonaro é o representante da direita no mundo. O que acontece é que o Bolsonaro como está, por enquanto, inelegível eles acham ele não vai ser candidato, mas o Bolsonaro será candidato". Valdemar Costa Neto, ao refutar a condição de inelegibilidade do ex-presidente (determinada por outras condenações do TSE até 2030), alegrou os conservadores de Uberaba.

Em frente!
A convicção de Valdemar Costa Neto quanto à candidatura de Bolsonaro para a Presidência da República  em 2026 criou expectativa positiva para todos os conservadores uberabenses que podem concorrer à uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais ou na Câmara dos Deputados, em especial para a presidente do PL local, Ellen Miziara, que acaba de ser eleita vereadora; e, para os candidatos da chapa majoritária: Samir Cecílio Filho (Prefeito) e Romeu Borges (Vice), que apesar de não se elegerem, saíram fortalecidos das urnas.

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Força
A figura de Jair Bolsonaro é tão poderosa entre os conservadores que, em 2018, Romeu Borges, candidato a deputado federal pelo PSL, fez campanha desfilando por várias cidades com um totem dele na caçamba de sua caminhonete. Não foi o suficiente para vencer, mas a estratégia de utilizar a imagem daquele que seria eleito presidente da República, mesmo criticada por muitos, ajudou o uberabense a conquistar 26.386 votos. Com Bolsonaro na legenda, a bancada do PSL na Câmara Federal saltou de 1 para 52 deputados.

 Tchau
Após uma crise desencadeada no PSL em decorrência atrito entre ele e Luciano Bivar, o presidente Jair Bolsonaro deixou a sigla em 2019 e anunciou que criaria um novo partido, o Aliança Brasil. O projeto não decolou e em 2021 a maior personalidade da direita brasileira se filiou ao Partido Liberal para tentar a reeleição. Perdeu a disputa para Lula por uma diferença de pouco mais de 2 milhões de votos. Apesar de ter perdido em Minas Gerais, venceu em outros 14 estados.

Motivo
A euforia dos liberais de Uberaba com a possibilidade de derrubar a inelegibilidade de Bolsonaro é justificada. Afinal, ele venceu Lula por aqui, ficando com 54,02% dos votos válidos, o que demonstra uma empatia que foi reforçada quando esteve na cidade, este ano, para formalizar apoio à candidatura de Samir Cecílio, oportunidade em que foi assediado por lideranças, apoiadores e eleitores “apaixonados”.

Polêmica
A disputa pela atenção de Bolsonaro em Uberaba, inclusive, gerou rusgas entre a direção local do PL e a prefeita Elisa Araújo, cujo a assessoria chegou a confirmar previsão de um encontro com o ex-mandatário, postura que não agradou os conservadores. Porém, após o resultado do 1º turno e a decisão do partido em manter neutralidade no 2º turno, vários candidatos a vereador pela legenda manifestaram que agora apoiarão a candidata do PSD. Sinal de que a situação resta superada para muitos e que pode ocorrer uma reaproximação.

Rodoviária
Com o objetivo de ouvir suas reivindicações, o vereador Samuel Pereira (PMB) se reuniu com os permissionários do Terminal Rodoviário Jurandyr Cordeiro e se comprometeu a interceder pelo grupo junto à Prefeitura de Uberaba, em especial para melhorar a segurança no local. São comuns na rodoviária e seu entorno, o registro de ocorrências que incluem práticas de extorsão disfarçadas de mendicância, perturbação da ordem, ameaças, brigas, consumo de drogas, furtos e arrombamentos de veículos, entre outros.

Melhorias
Na oportunidade, Samuel Pereira foi acompanhado pelo adjunto da Secretaria de Defesa Social, Claudinei Nunes; pelo comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo dos Santos Silva; e pelo chefe de policiamento da GCM, Medeiros. Da reunião com a administradora do Terminal Rodoviário, Rosa Eli Cardoso, e permissionários, surgiu a proposta de que a Guarda Municipal tenha um ponto de base ali, o que daria mais proteção para passageiros e trabalhadores do Jurandyr Cordeiro.

(Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

Emprego
O Mapa do Trabalho Industrial prevê cerca de 1,6 milhão de oportunidades de emprego entre 2025 e 2027. Entre as áreas que o documento lista como de maior potencial para quem tiver qualificação, está a Logística e Transporte (361,2 mil vagas), Construção (205,5 mil), Operação Industrial (134,2 mil) e Manutenção e Reparação (129,7 mil). Com a falta e o alto custo do trabalhador qualificado, o contexto é motivo de preocupação para setor industrial.

Retomada
De acordo com o gerente de Análise Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marcelo Azevedo, essa carência de profissionais, que impacta valorização da mão de obra especializada “pressiona os custos das empresas; consequentemente, pode prejudicar a avaliação da situação financeira e a recuperação da indústria no médio prazo". Para atender à demanda do setor, o Estado precisará formar 257,3 mil novos trabalhadores e promover a requalificação de 1,3 milhão que já estão no mercado.

Contraponto
Na perspectiva do ex-presidente do PSTU-Uberaba, Adriano Espíndola, a “pressão nos custos” mencionada pela CNI ignora que trabalhadores bem remunerados e qualificados são essenciais para uma indústria robusta e competitiva e para mover a economia. Para o líder socialista é hora de o setor industrial “reconhecer que investir em capital humano não é gasto, mas sim investimento no futuro da própria indústria e do país. Isso inclui investir numa formação não apenas técnica, mas também crítica”.

Mais caro
Motoristas e motociclistas que transitam pelas rodovias pedagiadas da região podem preparar o bolso. A partir da zero hora da próxima terça-feira (22/10), as oito praças de pedágio administradas pela EPR no Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba ficarão 4,72% mais caras. Com o reajuste, autorizado por força de contrato, a tarifa-base para carros de passeio salta de R$ 12,70 para R$ 13,30 e para motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas, de R$ 6,35 para R$ 6,65.

Alcance
As rodovias administradas pela concessionária EPR na região possuem 627,4 quilômetros de extensão de pista, passando por 16 municípios. Para os caminhões que transitam por elas o valor do pedágio será de R$13,30 por eixo, o que pode contribuir para elevar o valor dos fretes. O mesmo índice de reajuste, de 4,72%, vale também para ônibus de passageiros, o que, em breve, impactará no custo de viagens interestaduais e intermunicipais.

Frase
“O erro é um pedágio que se paga por chegar cada vez mais perto dos nossos sonhos.” (Walace Miguel)

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