CONEXÃO URBANA

Prefeitura de Uberaba começa iniciativas do pacote milionário para infraestrutura urbana

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 17/06/2025 às 07:55Atualizado em 18/06/2025 às 09:17
Compartilhar

Água no horizonte
A Prefeitura deve publicar em agosto as primeiras licitações do Desenvolve Uberaba, maior programa de investimentos da história do município. A fase inicial prevê obras para captação de água do Rio Grande, com aquisição de tubos especiais e contratação de empresa de engenharia. A proposta busca enfrentar o histórico déficit hídrico da cidade, que, como outras do interior, sofre com infraestrutura deficiente e abastecimento irregular, em especial nos período de seca.

Gestão técnica
Em paralelo à iniciativa para desencadear as obras, a Prefeitura conduz licitação internacional para contratação de consultoria técnica que irá gerenciar e supervisionar todas as etapas do programa. A abertura das propostas está prevista para julho. O movimento sinaliza uma tentativa de profissionalizar a execução dos projetos, num contexto em que gestões locais frequentemente enfrentam dificuldades para conduzir obras de grande porte, sendo esta também uma exigência do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) com que foi firmado contrato (foto) de US$ 72 milhões de empréstimo para investimento em obras estruturantes na cidade.

Cidade em obras
Ainda este ano, o governo da prefeita Elisa Araújo pretende lançar os editais para a revitalização da Rua Artur Machado e a reforma do Parque do Jacarandá, sonhos antigos da população, que vale dizer já foram frustrados em mais de uma oportunidade. Com foco em mobilidade e requalificação urbana, as intervenções somam-se a um esforço de modernização da cidade. A promessa é de desenvolvimento sustentável, mas a população e, principalmente, os adversários políticos, seguem atentos aos prazos e aos impactos reais das obras no cotidiano.

(Foto/Divulgação)

Família e responsabilidade
A Secretaria de Saúde de Uberaba promove na quarta-feira (18), às 8h30, mais uma etapa do projeto “Cuidando do Futuro: Planejamento Itinerante”, que desta vez ocorre na USF (Unidade de Saúde da Família) Planalto – Rua Asa Norte, 215. A ação facilita o acesso a métodos contraceptivos pelo SUS, como laqueadura, vasectomia e DIU. Para participar, é necessário levar documentos pessoais e comprovante de residência.

Direito e autonomia
Além de atender a comunidade, a ação informa sobre os direitos reprodutivos com base na Lei 14.443/2022, que permite a esterilização voluntária sem necessidade de autorização do cônjuge. O trabalho também segue regularmente no Caism, às terças, às 8h. Com a itinerância, a SMS amplia o acesso e fortalece a autonomia das famílias.

Raízes na sala de aula
Aprovado na segunda (16) no plenário da Câmara Municipal, o projeto “Conhecendo Minha Uberaba” vai levar às escolas públicas do município conteúdos sobre história, cultura, geografia e meio ambiente locais. Proposto pelos vereadores Varciel Cabeleireiro (PMB) e Diego Rodrigues (PDT), o programa busca fortalecer o vínculo dos alunos com a cidade por meio de atividades práticas e visitas a espaços de valor histórico, cultural e ambiental.

Crescer conhecendo
Com metodologia participativa, foco em acessibilidade e ênfase na sustentabilidade, o programa pretende formar cidadãos mais conscientes e engajados com seu território. A exclusão do inciso sobre participação comunitária gerou ressalvas, mas, segundo Varciel, foi necessária para viabilizar a implantação do projeto. Uberaba, reconhecida como Geoparque pela Unesco, dá um passo para educar com identidade.

(Foto/Rodrigo Garcia/Decom/CMU)

Junho Violeta aprovado
A Câmara Municipal de Uberaba aprovou, com a unanimidade dos 18 vereadores votantes, na tarde de segunda-feira (16), o projeto que institui o “Junho Violeta”, mês de prevenção das doenças oculares em cães e gatos. A proposta, de autoria da vereadora Denise da Supra (PRD), chama atenção para enfermidades como catarata e glaucoma, que podem levar os animais à cegueira. A medida reforça o papel do poder público na promoção do bem-estar animal.

Consciência e dever
Com mais de 30 milhões de animais em situação de abandono no Brasil, ações educativas como o Junho Violeta se tornam urgentes. A aprovação da lei, de iniciativa da vereadora Denise, também constitui um gesto de reconhecimento pelo Legislativo, do trabalho silencioso de ONGs, protetores e veterinários engajados na luta pela dignidade animal. Mas, como lembrou a autora do projeto, a compaixão precisa ir além do mês simbólico: cuidar é dever ético — e civilizatório.

Ciência no campo
A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) deu início a um experimento em parceria com a empresa Azul Pack para avaliar a eficiência de diferentes lonas na conservação da silagem. Com 24 mini-trincheiras instaladas na Fazenda Escola, o estudo analisa fatores como valor nutricional, temperatura e qualidade da fermentação da forragem ensilada — essencial para a alimentação do gado em períodos de escassez.

(Foto/Divulgação)

Inovação que alimenta
A pesquisa, conduzida pelo professor Rayner Barbieri, compara resultados após 60 e 180 dias de vedação, testando filmes plásticos com diferentes níveis de barreira ao oxigênio — principal vilão na perda da qualidade da silagem. A iniciativa fortalece a ponte entre academia e setor produtivo, promovendo soluções práticas para o agronegócio com base científica e foco em sustentabilidade alimentar.

Fé em comunhão
Esta semana tem feriado, mas para os católicos a data carrega um sentido muito mais profundo. O Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (19), é dia de preceito, de adoração e de testemunho público da fé na Eucaristia — o Sacramento central da vida cristã. Em Uberaba, a Arquidiocese promove uma grande celebração às 15h30, no Ginásio do Colégio Marista, aberta a todos os fiéis.

Tradição que mobiliza
Com 52,21% dos uberabenses se declarando católicos, segundo o Censo 2022 do IBGE (divulgado no início deste mês) a expectativa é de grande público na celebração de Corpus Christi. Em convite divulgado nas redes sociais da Arquidiocese, o vigário geral, padre Saulo Emílio convocou ministros da Eucaristia, coroinhas, acólitos e toda a comunidade para o encontro. Mais que tradição, a solenidade reforça a fé e a identidade religiosa da cidade.

(Foto/Reprodução/Redes Sociais)

Abono liberado
Trabalhadores nascidos em julho e agosto começaram a receber nesta segunda-feira (16) o abono salarial do PIS/Pasep. Segundo o Ministério do Trabalho, 4,3 milhões de pessoas terão acesso ao benefício, totalizando R$ 5,1 bilhões em repasses. Clientes da Caixa e do Banco do Brasil recebem diretamente na conta; quem não tem vínculo bancário pode sacar via Caixa Tem, lotéricas ou agências.

Prazo para regularizar
O valor do abono varia conforme os meses trabalhados no ano-base de 2023 e só é pago a quem teve carteira assinada por pelo menos 30 dias e renda média de até dois salários mínimos. O Ministério do Trabalho alerta que dados incorretos no eSocial ou na Rais podem barrar o pagamento. Empregadores têm até 20 de junho para corrigir as informações e garantir que o trabalhador receba o benefício.

Frase
"Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura". (Betinho)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por