Exemplo
De que adianta Centro de Formação de Condutores ter carros novos se continua refém de velhas práticas? Na manhã de hoje (06/03) instrutor de tradicional autoescola de Uberaba foi flagrado na condução de veículo de aprendizagem com apenas uma das mãos ao volante. A outra? Estava firme ao cigarro. Talvez o propósito seja ensinar aos futuros motoristas que no trânsito o que mais mata não é o tabaco, mas sim a irresponsabilidade de quem está ao volante.
Fé
Cerca de 600 pessoas lotaram ontem o salão de festas da Paróquia São Benedito para participar da Missa de Quarta-feira de Cinzas. Celebração marca o início do período quaresmal e durante a homilia o padre Marcelo Lázaro lembrou que é tempo de abster-se daquilo que conduz ao vício (jejum), inclusive redes sociais (pois muitos as elege como prioridade em detrimento até mesmo da família), de doar-se ao próximo (o que não precisa ser necessariamente material, pois o tempo que destinamos ao cuidado com o outro tem muito valor), e de estabelecer, por intermédio da oração, um período de intimidade com Deus.
Empoderamento
A prefeita Elisa Araújo, que desde o seu primeiro mandato estimula o desenvolvimento de ações focadas no empoderamento feminino, determinou ao seu time de governo a elaboração, para execução neste mês de março, de um cronograma de atividades voltadas para a conscientização, valorização e fortalecimento da mulher. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) será a responsável por abrir a programação, no sábado (08/03) com uma manhã de serviços e palestras. O evento acontece no Centro de Atenção Integral à Saúde (Caism), que fica na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1160 (Parque do Mirante), das 8h às 11h.
(Foto/Divulgação/Secom/PMU)
Satisfeito
Presidente da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), Cássio Facure, está “feliz da vida” com os números do Carnaval na Terra de Gigantes 2025. A iniciativa da Prefeitura transformou a cidade em um grande palco de folia e alegria entre os dias 1º e 4 de março. Estima-se que pelo menos 15 mil pessoas prestigiaram os eventos. Somente os desfiles dos blocos na Rua Artur Machado, nos dias 1º e 2, reuniram aproximadamente 1.500 foliões diariamente. No dia 3, a tarde de Carnaval no Mercado Municipal atraiu 1.200 pessoas. Já na Praça da Mogiana, nos dias 3 e 4, cerca de 5.400 pessoas passaram pelo evento a cada dia.
Tranquilidade
Salvo pequenas ocorrências, que incluíram um furto (com a prisão do suspeito) vidro de ônibus quebrado acidentalmente por um cidadão que assumiu o compromisso de pagar o dano e algumas tentativas de entrar com bebidas alcoólicas em áreas proibidas, o Carnaval 2025 foi tranquilo em Uberaba. Cássio Facure ainda comemora a bem sucedida estratégia adotada pela organização, que pode contar com seguranças privados e a Guarda Civil Municipal nos espaços fechados e a Polícia Militar além dos portões de acesso. Para o presidente da FCU essa união fez a diferença e garantiu ao público um nível segurança que deve estimular um público ainda maior nos próximos anos.
Só Samba e Axé?
Finda a festança da Corte de Momo, o presidente Cássio Facure disse que a cidade pode esperar por outros bons momentos ao longo de 2025. Os amantes de outros gêneros musicais também serão “paparicados” pela FCU neste segundo mandato da prefeita Elisa Araújo. Além do Jazz, que já se faz presente no calendário cultural de Uberaba, as negociações para que a cidade possa receber um grande festival de Rock estão a pleno vapor.
(Foto/Reprodução/Instagram)
Prisão
O relatório da Guarda Civil Municipal (GCM) corrobora com a posição do presidente Cássio Facure quanto à segurança no Carnaval 2025, pois os dados da corporação atestam que nos pontos da Rua Artur Machado, da Praça Concha Acústica e da FUNEL, as atividades transcorreram de forma pacífica. No Mercado Municipal, registrou-se apenas um caso de furto, mas a rápida atuação dos GCMs permitiu que o suspeito fosse detido poucos minutos após o crime, sendo posteriormente apresentado à autoridade policial.
Era digital
Se em Uberaba as coisas foram tranquilas, em outras cidades mineiras a situação parece ter sido bem diferente. Em todo o estado, mais de 200 celulares foram roubados ou furtados diariamente durante o período carnavalesco. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Aliás, esse foi o tipo de crime registrado durante a folia.
Melhorou
Apesar do número elevado, os dados oficiais mostram que houve uma queda de 17,5% nos furtos e roubos de celulares Minas Gerais, se comparados com o ano anterior, caindo de 1.621 para 1.338 ocorrências. Na capital, Belo Horizonte, a redução foi de 14,8%. As forças de segurança conseguiram recuperar pouco mais de 100 aparelhos e devolvê-los aos donos. Importante dizer que os números podem não refletir a realidade, pois muitas pessoas, cientes da burocracia para o registro da ocorrência e de uma “possibilidade remota” de seu bem ser recuperado, simplesmente “deixam pra lá”.
Pode confiar!
Entretanto, o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Edgard Estevo, afirmou que a redução de furtos e roubos de celulares é fruto do trabalho do estado, que tem aprimorado suas estratégias para reduzir esse tipo de crime. De acordo com o levantamento feito pela pasta, os casos de importunação sexual também caíram: 27,9% em todo o estado. Foram 44 ocorrências registradas no Carnaval 2025.
Faxina
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas, por meio da empresa terceirizada responsável pela limpeza urbana, recolheu aproximadas 35 toneladas de resíduos nos quatro dias de folia em Uberaba. Cerca de 20 equipes se revezaram nos turnos da tarde e da noite para garantir a continuidade da festa sem sujeira no chão, garantindo um ambiente limpo durante todos os dias da folia. Para a ação, foram utilizados aproximadamente 5000 mil sacos de lixo.
(Foto/Divulgação)
Tchau Pix
Publicadas nesta quinta-feira (6/3) pelo Banco Central (BC) alterações no regulamento do Pix. Com o objetivo de aprimorar a segurança do meio de pagamento instantâneo, a nova diretriz determina que chaves de pessoas físicas e jurídicas, que não estejam em situação regular perante a Receita Federal, sejam excluídas. Isso significa dizer que CPFs e CNPJs com situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” e “nula”, bem como CNPJs com situação cadastral “suspensa”, “inapta”, “baixada” e “nula”, não poderão ter chaves Pix registradas na base de dados do BC.
Drogas
Na última quarta-feira (05/03) a Guarda Civil Municipal interceptou um motociclista em uma Honda/CG 150 Fan vermelha após o mesmo tentar fugir pela contramão, desrespeitando sinais de parada e colocando pedestres e motoristas em risco. Rezar não era a intenção do infrator, que em plena Quarta-feira de Cinzas tinha em sua posse cinco porções de cocaína, uma de maconha e R$ 507 em espécie. O suspeito, que não apresentou Carteira Nacional de Habilitação, foi encaminhado à UPA e depois à delegacia, enquanto a moto foi apreendida.
Frase
“Algumas máscaras caem e outras continuam mesmo depois do carnaval.”
(Roni Alves)