CONEXÃO URBANA

"Ser corno ou não ser": campanha da Prefeitura desestimula entulhos em Prata/MG

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 11/02/2025 às 16:50Atualizado em 12/02/2025 às 16:57
Compartilhar

Chifrudo
O prefeito de Prata, Marcel Vieira Rodrigues da Cunha (Xexéu), cansado do “pouco” ou “quase nenhum” efeito de campanhas educativas tradicionais, resolveu pegar pesado contra os “sujismundos” que descartam entulhos e outros resíduos sólidos fora do Ecoponto. A iniciativa da Prefeitura, com aquela pitada de humor que alfineta, foi colocar em terreno no qual o descarte irregular é contumaz uma placa com a afirmação: “Aqui só joga lixo quem é corno assumido”.

Coação?!
O prefeito Xéxeu parece ter acertado na mosca. De acordo com o chefe do Executivo, “pelo medo de ser corno ou não ser”, a campanha já surtiu efeito e os infratores desapareceram. Ele disse ainda, que muita gente tem mudado a rota só pra passar próximo ao terreno para ver se flagram algum “corno jogando lixo no local". Outras placas, com mensagens diretas e bem humoradas foram instaladas em cerca de 60 terrenos espalhados pelo município do Triângulo Mineiro.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Despesa
Para realizar a limpeza dos imóveis que têm servido como ponto de descarte irregular de resíduos sólidos, a Prefeitura de Prata precisou mobilizar seis funcionários, retroescavadeiras e outros maquinários necessários. Ao que tudo indica o investimento nas placas vai virar garantir economia para os contribuintes. Se a moda pega e Uberaba adere... pode faltar chapéu de touro no mercado.

Comemoração
No início desta semana, moradora do Jardim Ipiranga acionou a coluna para agradecer ao vereador Samuel Pereira, “por ter ajudado os moradores do bairro a ficarem livres de um grande problema”. No início de janeiro ela e outras pessoas, residentes próximas do trecho entre a rua Pedro José Montandon e rua Ana Maria Abocater de Paula, pediram o auxílio do parlamentar para conseguir, junto à Prefeitura de Uberaba, a retirada de entulhos de construção e outros resíduos sólidos que, de maneira criminosa, foram descartados no local. De acordo com ela, a limpeza finalmente aconteceu. Acho que está aí um bom ponto para colocar placar como as utilizadas pelo prefeito de Prata.

Saúde
Já se encontra em Uberaba a Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre de Diamantina (OOIT). A Oficina funciona em um caminhão adaptado, que se desloca para diversos municípios. Com ele vai uma equipe de profissionais especializados, composta por fisioterapeuta, técnicos de órtese e prótese, e sapateiro, grupo este que se dedica à confecção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além de adaptações, ajustes e pequenos reparos em equipamentos já em uso pelos pacientes.

Cadeiras 
A Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre de Diamantina permanece na cidade até o dia 13 de fevereiro, período em que se fará a entrega de cadeiras de rodas adaptadas, motorizadas, comuns e de banho, a 149 pacientes que aguardavam pelos insumos. No total, são 298 equipamentos. Esta é a primeira vez que a entrega das cadeiras será feita diretamente pelo município, e a ação acontece no Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado na Rua Guaçuí, 195, Vila Militar.

(Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

Tempestade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu a previsão nesta terça-feira (11 de fevereiro) e colocou 34 cidades de Minas Gerais sob alerta de tempestade com risco de queda de granizo. Uberaba, Uberlândia, Água Comprida, Campo Florido, Veríssimo e Comendador Gomes estão na lista de municípios que podem ser atingidos pelas fortes chuvas que estão sendo esperadas em volume que pode variar entre 20mm e 50mm com ventos de até 60 km/h.

Então...
Enquanto a turma local patina para se organizar com vistas às eleições de 2026, já tem “cacique” de fora de olho nos votos do eleitor de Uberaba. O ex-deputado Eduardo Cunha, que foi presidente da Câmara dos Deputados, está investindo pesado por aqui. Bastidores dão conta que o ex-parlamentar já contaria com um jornal e uma emissora de rádio na cidade. Desde o ano passado, quando foi sinalizada a possibilidade de viabilizar patrocínio (via parceiros) para o Uberaba Sport Club, a continuidade das articulações demonstra que ele pretende “fincar um pé” por aqui.

Motivo
Um dos fortes motivos para Eduardo Cunha estar em busca de um novo “ninho” eleitoral é não querer competir com a filha pelos votos do eleitor fluminense. Danielle Dytz da Cunha, que é filiada ao União Brasil, foi eleita deputada federal pelo Rio de Janeiro com 75.810 votos (0,72% dos votos válidos). Concorrer pelo mesmo estado poderia comprometer a reeleição dela e prejudicar ambos. 

Condenado?
Em 2022, Cunha mudou seu domicílio eleitoral para São Paulo de forma a evitar esta mesma situação, mas concorreu às eleições proporcionais em um contexto de muita briga para suspender sua condição inelegibilidade (ele foi cassado em 2016 e perdeu seus direitos políticos). Na tentativa de retornar ao Legislativo pelo mais rico estado brasileiro, conseguiu apenas 5.044 votos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Algo que pode ser diferente agora, se concorrer por Minas Gerais.

(Foto/reprodução)

(Foto/reprodução)

Bola dentro!
Pesa a favor de Eduardo Cunha o fato de, em 2023, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal ter anulado a condenação que lhe foi imposta com base na operação Lava Jato, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além disso, político experiente, em meio às incertezas e dificuldade de diálogo e articulação verificados em Uberaba, ele pode encontrar terreno fértil para plantar por aqui uma semente de liderança que tem potencial para conduzir toda a região em favor de seu objetivo de retornar à Câmara Federal em 2026.

Jubileu das Famílias
A Arquidiocese de Uberaba, por intermédio da Pastoral Familiar, realiza no próximo dia 23 de fevereiro, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, das 7h30 às 16h30, o encontro para “Lançamento do Jubileu das Famílias e Aprofundamento de Agentes de Preparação de Noivos por Acolhimento”. As inscrições já se encontram abertas e a adesão custa apenas R$25,00 por participante.

Quem?
A programação, organização e realização do encontro, ficou a cargo da equipe da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Uberaba, que tem como coordenadores o Casal Freud e Solange Gomes. O arcebispo metropolitano Dom Paulo Mendes Peixoto, o Monsenhor Célio Pereira Lima (Coordenador de Pastoral) e o Padre Gustavo Cortez Fernandez (Assessor da Pastoral Familiar), emprestam seu apoio à iniciativa.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Conscientização
Por iniciativa do vereador Tulio Micheli (PSDB), o “Fevereiro Roxo Laranja” foi inserido no Calendário Popular do Município, graças à aprovação pela Câmara Municipal. Os vereadores presentes à sessão plenária solidarizaram-se com a proposta de que o mês seja dedicado à conscientização e combate de algumas doenças, sendo a cor roxa referente ao Lúpus e Alzheimer, enquanto a cor laranja representa a Leucemia.

Frase
“A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa.” 
(Jô Soares)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por