CONEXÃO URBANA

Vandalismo: delinquentes destroem palmeiras na Av. Joaquim de Oliveira Prata

François Ramos e Leilane Vieto
François Ramos & Leilane Vieto
Publicado em 17/02/2025 às 15:39Atualizado em 19/02/2025 às 17:05
Compartilhar

Calorão...
Uberaba é daquelas cidades que não escapa dos mais de 30 graus de temperatura à tarde. Claro que a localização da cidade é um dos fatores determinantes para que isso ocorra, afinal a temperatura média anual no Cerrado é de cerca de 22–23°C, com máximas que podem chegar a mais de 40°C. Contudo, a falta de respeito com o meio ambiente também precisa ser freada. Grandes espaços de asfalto e concreto, com pouca cobertura vegetal impactam de forma significativa a temperatura do solo, tornando-a mais elevadas.

Em brasas?
Por aqui já deu pra perceber que o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem fundamento ao afirmar que Minas Gerais enfrenta, a partir desta segunda-feira (17/02) uma onda de calor. Segundo o Inmet, esta é a terceira temporada de altas temperaturas que atinge o país neste ano. Os termômetros podem ficar até 5ºC acima da média no estado mineiro.

Entulhos
Mesmo com os ecopontos municipais, algumas pessoas, sem se preocuparem com os prejuízos que trazem para toda a sociedade, insistem em depositar lixo e entulhos em terrenos baldios, de forma a favorecer também a proliferação de ratos, baratas e escorpiões, que ali encontram abrigo. As reclamações focadas em limpeza destas áreas se multiplicam, mas a Prefeitura limpa e logo aparece outro infeliz pra jogar mais lixo.

Desrespeito
Infelizmente, as formas de desrespeitar o que todos nós (contribuintes), pagamos pra ter proliferam ante a certeza da impunidade. Prova disso está na contribuição de leitor da coluna que nos enviou, acompanhadas do justo registro de sua revolta e indignação, fotos que mostram mais um ato de vandalismo inescrupuloso, desta vez com materializado na destruição de várias Palmeiras plantadas pela Prefeitura de Uberaba na Avenida Joaquim de Oliveira Prata.  O fato aconteceu no último final de semana.

Esquenta
Restando 20 meses para o “pega” visando à sucessão do governador Romeu Zema (Novo), que não pode mais concorrer, vários nomes começam a aparecer para ocupar a cadeira do Palácio da Liberdade. Seu vice-governador, Mateus Simões (Novo), inclusive já adota postura de pré-candidato. O senador Rodrigo Pacheco (PSD), ex-presidente do Senado Federal, por sua vez, tem a simpatia de Lula (PT), que já declarou desejar vê-lo comandar o Executivo de Minas Gerais.

Quem mais
Apesar da manifestação do presidente da República em favor da Pacheco, outro aliado do governo federal surge como potencial candidato: o do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). O PT também tem um nome (próprio) potencial para disputar a sucessão de Zema, trata-se da prefeita de Contagem, Marília Campos, que nos quadros da legenda é vista como a mais competitiva para a disputa. Contudo, a petista não parece gostar da ideia e tem rejeitado publicamente esta condição.

E...
Por enquanto, são pelo menos seis os nomes considerados como potenciais pré-candidatos à sucessão de Zema (que está de olho na presidência da República). Além de Simões, Pacheco, Silveira e Marília Campos, estão sendo cotados para ter seu nome nas urnas em 2026, dois representantes da direita: o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) e o nome preferido entre os bolsonaristas, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL).

(Fotos/Reprodução)

(Fotos/Reprodução)

Homenagem
Por iniciativa do vereador Tulio Micheli (PSDB), o compositor e violeiro Alexandre Augusto Fernandes Saad (Gutti), que dedicou sua vida à cultura de Uberaba, vai emprestar seu nome a logradouro público da cidade que sempre amou. Gutti compôs sua primeira canção aos 9 anos. Ao longo de sua história tornou-se referência por suas composições e contribuições para a autêntica música raiz brasileira. O artista uberabense, que faleceu em 11 de julho de 2024, era considerado um dos grandes talentos da música caipira, em que a viola e a poesia são protagonistas. Antes de ter seu projeto apreciado e aprovado pelos colegas, o parlamentar tucano frisou: “Deus estava precisando de alguém pra tocar viola no céu”! Sem dúvidas uma justa homenagem prestada pela Câmara Municipal de Uberaba em nome de seu povo.

Samba
Foi eleita no último sábado (15/02), a Corte do Carnaval 2025: Henrique de Aguiar é o novo Rei Momo. Karolin Santos Simão Ferreira assume como Rainha; e a Princesa, passa a ser Cynthia dos Santos Silva. A eleição, aconteceu durante evento na Concha Acústica, em uma promoção da Fundação Cultural de Uberaba "Professor Antônio Carlos Marques" (FCU). O vice-prefeito, Mauricinho de Sá, e o presidente da FCU, Cássio Facure, entregaram coroas e faixas aos eleitos, tendo ao lado o chefe do Departamento de Ações Culturais e Assuntos Afros da Fundação, Paulo Miranda, e Márcia Otaviano.

(Foto/Divulgação/Secom/PMU)

(Foto/Divulgação/Secom/PMU)

Luto
A velha guarda hoje está de luto. Estará sendo velado nesta segunda-feira (17/02), na Assembleia Legislativa da São Paulo, a partir das 15h30, o corpo do ator Carlos Miranda, conhecido pelo papel de Vigilante Rodoviário na série homônima, exibido na Rede Tupi de Televisão, no início da década de 1960. Ele faleceu aos 91 anos, de causas naturais.

SUS de outro nível
A Câmara dos Deputados pagou R$ 4,6 milhões em reembolso de despesas médico-hospitalares em 2024. Apesar de já oferecer um plano de saúde aos deputados e a seus dependentes, muitos parlamentares optam por profissionais fora da rede. Desde 2019, foram reembolsados pelo menos R$ 30 milhões aos parlamentares que preferiram recorrer à rede privada sem utilizar plano de saúde. O levantamento foi feito pelo jornal Correio Braziliense a partir de dados públicos e via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Chegando
Na última sexta-feira (14/2), em celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, teve início a nova missão pastoral do Frei Luís Fernando Nunes Leite. O sacerdote assumiu oficialmente a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Estados Unidos. Ele veio de transferido Franca (SP) graças à reorganização pastoral da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus.

(Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

Boa nova!
Frei Luís Fernando é natural de Uberlândia (MG), tem 16 anos de vida religiosa e oito anos e meio como sacerdote. Sua partida foi sentida pela comunidade São Judas Tadeu (Franca), que graças ao seu carisma e alegria, contribuiu para fazer retornar ao berço católico muitos fiéis. O amor no servir já se faz presente em Uberaba desde os primeiros contatos do religioso com os paroquianos da Nossa Senhora de Fátima, que podem esperar momentos enriquecedores a serem vivenciados em pastorais, movimentos e celebrações.

Frase
“E que o nosso dia seja um conclave, onde a gente possa parar, pensar, escolher o melhor e tocar a vida.”

(Márcia Paula Vaz)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por