CULTURA & ARTE

Bienal do Livro de Minas

Premiado escritor uberabense, Tiago de Melo Andrade está na Bienal do Livro de Minas

Rose Dutra
Publicado em 25/05/2012 às 11:38Atualizado em 19/12/2022 às 19:29
Compartilhar

Livro mantém complexidade

Com uma tiragem inicial de um milhão e duzentas mil cópias nos Estados Unidos, A Esperança, de Suzanne Collins, na semana de lançamento, vendeu 450 mil exemplares. A editora Scholastic adicionou para a impressão mais 400 mil cópias, somando 1,6 milhão de exemplares. As críticas sobre o livro são boas também. A Entertainment Weekly disse que os fãs ficarão felizes em saber que A Esperança é tão complexo e imaginativo quanto Jogos Vorazes e Em Chamas. No Brasil o livro já ocupa o nono lugar entre os mais vendidos, segundo a revista Veja.

Escritor uberabense na Bienal

Premiado escritor uberabense, Tiago de Melo Andrade está na Bienal do Livro de Minas, em Belo Horizonte, e, neste sábado, às 16h, faz sessão de autógrafos no lançamento da coleção de quatro títulos pela editora FTD, ilustrada por Luiz Maia: Os mistérios do Rio do Peixe. Tiago conta como eram as brincadeiras das crianças nos anos 30, mostrando a sensacional criatividade num tempo em que não havia luz elétrica, televisão, videogame, internet, enfim. A leitura deixa o idoso com saudade, o adulto curioso e as crianças surpresas com as deliciosas aventuras que existiam há mais de 80 anos.

Tiago de Melo Andrade está na Bienal do Livro de Minas Fãs ficarão felizes em saber que A Esperança é tão complexo e imaginativo quanto Jogos Vorazes e Em Chamas

Grupo interpreta Música Indiana

Kátia Beatriz, que estuda música clássica indiana há mais de dez anos, atualmente com a mestra Meeta Ravindra, tem se destacado na cidade com apresentações que faz com o grupo que formou, recentemente, com três amigos de Uberaba: Aryanna, na percussão; Laura, na tampura e chocalho, e Eurípedes, ao violão. Kátia toca dois instrumentos milenares indianos, tampura e harmônio. Kátia é formada em Canto Lírico pelo Conservatório de Uberaba e, na última década, tem se dedicado ao estudo e à prática do canto da Música Clássica Indiana, fazendo recitais e ministrando cursos, sozinha ou acompanhada por outros músicos.

Na semana passada, ela e seu grupo promoveram a Primeira Noite de Cantos Indianos, assistida por seleto público. A apresentação, no estilo “kirtan”, proporcionou à plateia a sensação de alegria, relaxamento e paz. Kátia Beatriz, que trabalha também com musicoterapia indiana, ainda encontra tempo para cursar Letras, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Casquerado apresenta Zebu em Pé

Estreia do Casquerado Cupim Bar, na página Cultura & Arte, destaca o grupo Zebu em Pé, que se apresenta toda quinta-feira, a partir de 21h. O stand up comedy, que virou sucesso no Brasil inteiro, tem lugar cativo no Casquerado, localizado na avenida Odilon Fernandes, 605. O grupo Zebu em Pé, composto pelos talentosos comediantes Breno Moraes, Eurico Rodrigues, Luiz Alluado e Victor Ahmar, tem surpreendido o público com espetáculos extremamente criativos e absolutamente inteligentes.

Couvert custa apenas R$ 5. Reserve sua mesa pelo telefone (34) 3331-1500.

Kátia Beatriz e seu grupo na I Noite Indiana Grupo Zebu em Pé, que se apresenta toda quinta-feira

A MAGIA DA MÚSICA - Espetáculo do grupo Marta Enes ficará em cartaz no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, sempre às 20h. A renda será revertida para instituições assistenciais da cidade.

Câmara distingue personalidades

A Câmara de Vereadores de Uberaba distinguiu, nesta semana, 14 personalidades com a outorga da Medalha Major Eustáquio, que tem como objetivo valorizar personalidades que se destacam em suas áreas de atuação contribuindo para o desenvolvimento do município. Trata-se da mais importante comenda do

Legislativo e que leva o nome do fundador da cidade. Entre os homenageados está a educadora Marta Queiroz Fabri, dedicada à formação escolar de crianças e jovens, com destaque para a união entre família e escola para formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

MUSICAL - O Fantasma da Ópera será encenado em Uberaba pelo elenco do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, em junho. Amanda Araújo (foto) interpretará Christinne Daaé. Marta Queiroz Fabri, dedicada à formação escolar de crianças e jovens, com destaque para a união entre família

Alternativa traz Kiko Pessoa

Pocket show com Kiko Pessoa é o programa deste sábado, 26, às 11h, na Alternativa Cultural (rua Major Eustáquio, 500), com entrada gratuita, com livro solidário para contribuições espontâneas. Natural de Ibiá-MG, Kiko vive em Uberaba desde o seu primeiro ano de vida. Em casa, ouvia os grandes monstros da música mineira: Milton Nascimento, Lô Borges, Venturini e os demais do Clube da Esquina.

Permanece aberta à visitação pública, até o dia 31, a exposição do artista plástico francês Pascal Moscovitz (na foto, com Lívia Ferola), na Galeria de Arte do Centro de Cultura José Maria Barra.

Filme de brasileiro é ovacionado

Filme do brasileiro Walter Salles, Na Estrada (On the road) foi ovacionado pelo público presente à sessão de gala em que foi exibido, na quarta-feira, 23, em Cannes. A rodada de aplausos durou cerca de seis minutos, chegando quase a uma aclamação. A boa repercussão do filme, ainda que seja uma produção internacional, fará bem à indústria audiovisual brasileira. A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, assistiu na área reservada ao júri oficial de Cannes e gostou do que viu, ressaltando que o filme é lindo e tem chances de ganhar a Palma de Ouro.

Kristen Stewart (esq.), Garrett Hedlund, Walter Salles, Kirsten Dunst e Viggo Mortensen no tapete vermelho

Sesi recebeu Arte Explanada

Projeto Arte Explanada mais uma vez dominou o palco do Teatro Sesiminas do Centro de Cultura José Maria Barra, ontem, com espetáculo em torno da valsa, executado pelo Quarteto de Cordas, de Ribeirão Preto, que trouxe nos violinos Milton Bergo e Fábio Baldo; na viola, Jeziel Paiva, e no violoncelo, Arthur Villaforte. Na apresentação contou com os músicos convidados Tiago Santos (bandolim) e Diocles Ribeiro (contrabaixo).

O Quarteto de Cordas de Ribeirão Preto se apresentou com convidados

Língua Afiada

Erros comuns na Internet

concerteza

O certo é “com certeza”.

agente

O certo é “a gente”. Quando possui função de pronome, substituindo de modo informal a palavra “nós”

à partir, apartir

O certo é “a partir”, pois não se usa crase antes de verbo. E são duas palavras.

nada haver

O certo é “nada a ver”, dando a ideia de nada semelhante, nada parecido, sem fatos em comum.

derrepente

O certo é “de repente”. São duas palavras, significando “inesperadamente”, “de forma brusca”, “do nada”.

quiz

Em se tratando do verbo querer, o certo é “quis”.

por causa que

Escreva simplesmente “porque”, quando for relatar uma causa.

porisso

O certo é “por isso”.

mais

No sentido de “porém”, o certo é escrever “mas”. A palavra com “i” dá a ideia de adição.

meio-dia e meio

O certo é “meio-dia e meia [hora]”.

Fonte

http://assuntoslegais.com/os-erros-de-portugues-mais-comuns-na-internet/

Recado do leitor

Filóloga, Rose Dutra:

Importante sua coluna “Língua Afiada”. Acessei-a, hoje, aleatoriamente. A mim será bastante útil, quando das redações que faço e me deparar a algumas dúvidas gramaticais, que são frequentes. Felicito-lhe, pois, pela iniciativa. Inocêncio Nóbrega - Maceió, AL.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por