CULTURA & ARTE

Biografia de Nirvana traz fotos raras

A história da banda é uma das dicas da Alternativa Cultural desta semana

Rose Dutra
Publicado em 27/01/2012 às 10:43Atualizado em 17/12/2022 às 07:59
Compartilhar

Livro alerta sobre autoproteção. Em tempo de aumento da criminalidade, vale a pena ler o livro Comunidades Blindadas – Informaçã Uma Arma Eficaz Contra a Violência, de autoria do policial militar Flávio Jackson Ferreira Santiago. A obra aborda os diversos caminhos para que a blindagem e a proteção de seus sonhos, de suas vidas, bem como de seus familiares, se deem pela informação, pelo associativismo e pela utilização de medidas de autoproteção. Nunca por muros cada vez mais altos, cercas elétricas, isolamento, mas sim com participação e convívio social. O capitão Santiago, que tem proferido palestras sobre o projeto Rede de Comércio Protegido, garante que se informar é a melhor maneira de reduzir o medo e a violência.

Biografia de Nirvana traz fotos raras. Come as you are - a história do Nirvana é uma das dicas da Alternativa Cultural para esta semana. O Nirvana saiu do anonimato em 1991 para vender quase nove milhões de cópias do clássico álbum Nevermind. A obra faz uma análise detalhada de cada canção dos três principais álbuns da banda, uma discografia completa e mais de cem fotografias raras e inéditas, Come as you are - a história do Nirvana é, sem dúvida, a abordagem mais íntima desse grupo, que fez muito sucesso na música mundial no fim do século XX.

Capitão Santiago  Richard Bourne

Livro destaca raízes arbëreshë. Plauto Riccioppo Filho, engenheiro mecânico e pedagogo com Mestrado em Educação, começou a escrever o livro Raízes Arbëreshë - Histórias e memórias da família Riccioppo, contando a saga dos herdeiros da família no país, há oito anos. No fim do ano passado, imprimiu a primeira edição. O nome tem origem na Idade Média, quando os habitantes da região, onde hoje se situa a Albânia, eram chamados de arbëreshë. Um exemplar será repassado ao Arquivo Público, já que a obra traz fatos da família Riccioppo, que, de certa forma, se misturam aos da cidade de Uberaba. Mais informações podem ser obtidas acessand http://www.termoarclima.com.br/familiariccioppo/. Uma noite de autógrafos deverá ser preparada para o o lançamento da segunda edição. Além desta obra, Plauto é autor de um livro na área da Educação já pronto para ser publicado.

Almodóvar se supera em A pele que habito. Quando decidiu adaptar ao cinema o livro Tarantula, do escritor francês Thierry Jonquet, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar disse que faria um filme de terror sem gritos ou sustos.

A Pele que Habito é assim. Antes de surgir como consequência dos atos, o terror e a violência estão presentes na própria natureza dos objetos, seja uma lâmina, um pano rasgado ou um rabo fálico de tigre. Neste filme, que está em cartaz nos grandes centros, fica evidente a maestria do diretor em controlar essa salada de gêneros, em mais uma trama de complexidade única. A história se passa no sugestivo ano de 2012 e traz o impecável Antonio Banderas como o bem-sucedido cirurgião plástico Richard Legrand, que, após a trágica morte de sua esposa (que tem seu corpo completamente incinerado em um acidente), parte em busca de uma “pele perfeita”, que poderia tê-la salvado. Sem limites em sua insaciável busca, Richard é capaz de tudo para tentar reescrever a história e evitar o inevitável.

Curso Desafinados

Fátima Bernardes ganha prêmio por apoiar a cultura. O Prêmio São Sebastião de Cultura foi entregue pela Associação Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no dia 19, na Casa de Cultura Julieta de Serpa, às personalidades que contribuíram de forma expressiva para a cultura, respeitando os critérios da Igreja e da fé cristã. A escolha dos homenageados é feita por um conselho formado por 55 pessoas. Entre os premiados está a jornalista Fátima Bernardes (foto).

Fevereiro começa com show de Ary Toledo. Ary Toledo está de volta aos palcos, com novo show e novas piadas, comemorando 50 anos de carreira. Em Uberaba ele se apresentará no dia 1º de fevereiro de 2012 (quarta-feira), às 20h30, no Cine Teatro Vera Cruz, com apoio do Jornal da Manhã. Em cinco décadas, Ary tem acervo de 65 mil piadas catalogadas, 20 livros e 10 CDs e com a possibilidade de entrar para o Guiness como o maior colecionador de piadas. Ary Toledo, ao lado de Chico Anysio, Jô Soares e José Vasconcelos, é um dos mais antigos humoristas do formato Stand Up Comedy, gênero que foi introduzido no Brasil na década de 60.

 Ary Toledo

Concurso vai premiar escritores e estudantes. A 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que acontecerá em Brasília, de 14 a 23 de abril de 2012, anuncia a presença de autores consagrados confirmados, como o nigeriano Wole Soyinka, a australiana Gill Pittar, o britânico Richard Bourne (foto) e o norte-americano Daniel Polanski, entre outros, e abre inscrições para um concurso que promete mexer com o cotidiano de escritores e estudantes brasileiros. Autores de todo o Brasil têm até as 18h do dia 15 de fevereiro de 2012 para fazer inscrições para o Prêmio Brasília de Literatura 2012. Mais informações, inscrições e o edital completo, através do site www.bienalbrasilidolivro.com.br.

DICA. O curso Desafinados, ministrado pelo professor Daniel Lopes, que chega à terceira turma, está com inscrições abertas na Alternativa Cultural. Para efetivar a inscrição, o interessado deve participar de uma entrevista e posterior seleção. Quem acha que não sabe cantar, que não tem afinação, enfim, não deve perder esta chance. Tem aluno que entrou tímido e, na noite de encerramento, cantou Escrito nas estrelas, de Tetê Espíndola. Mais informações pelo (34) 3333-6824.

 A pele que habito  Fátima Bernardes

Língua Afiada

Hoje com dicas do professor Sérgio Nogueira

 “Um apartamento de dois andares é um DUPLEX ou

DÚPLEX?”

 “Ele precisa de VÁRIOS XEROX ou VÁRIAS XÉROX”?

Tanto faz. Todas as opções estão corretas.

 A forma original era DÚPLEX e TRÍPLEX (pronúncia paroxítona, com acento gráfico), mas a variante DUPLEX e TRIPLEX (oxítona sem acento agudo), consagrada no Português do Brasil, é aceitável na língua padrão e já está devidamente registrada no Vocabulário Ortográfico da ABL e nos nossos principais dicionários.

 A palavra XEROX, usada como sinônimo de fotocópia, aceita as duas pronúncias (oxítona sem acento gráfico e paroxítona com acento agudo). Também são aceitáveis os dois gêneros: o xerox ou a xerox; o xérox ou a xérox.

 HAJAM ou AJAM?

A frase errada é: “Vai dar certo à medida que os articuladores hajam em torno do sucesso do governo e não usem suas funções para fortalecer segmentos partidários.”

O certo é: “ que os articuladores ajam em torno do sucesso do governo…”

Na frase acima, devemos usar o presente do subjuntivo do verbo AGIR (=ajam), e não do verbo HAVER (=hajam).

Se você curte a página Cultura & Arte, visite http//:rosedutra.blogspot.com

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por