Livro inspira transformação interior
O livro Seja o herói de sua história, de Eliana Barbosa e Richard Krevolin, será lançado no Brasil, no dia 14, às 19h30, na FNAC Paulista, em São Paulo, e, em data a ser divulgada oportunamente, nos Estados Unidos, com as capas que ilustram esta nota. Eliana, escritora de Uberaba, articulista do Jornal da Manhã e apresentadora de TV, escreveu o livro em parceria com o escritor, dramaturgo, roteirista e professor universitário, que reside em Los Angeles. Seja o herói de sua história ou Be the Hero of your Story é especialmente preparado para mostrar ao leitor que ele é o autor e personagem principal de sua história, o herói de sua vida! Entre as mensagens de destaque da publicação está “Herói é quem não fica inerte diante das dores e busca mudanças e crescimento no dia a dia”.
Alternativa recebe autor premiado
Bate-papo com o autor Luiz Antonio Aguiar, com o tema A leitura dos clássicos e a importância de suas adaptações, é o programa imperdível para a próxima quinta-feira (14 de junho), às 19h, com entrada franca, na Alternativa Cultural. Aguiar é mestre em Literatura Brasileira e um dos fundadores e membro da atual diretoria da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ). Ele está inscrito na Lista de Honra do IBBY-2008 pela tradução de Os corvos de Pearblossom, de Aldous Huxley. Ganhou o Prêmio Jabuti 1994 e, em 2009, o Prêmio Malba Tahan - 2009, melhor livro informativo de 2008, pela FNLIJ.
Zebu em Pé no Casquerado
O grupo de stand up Zebu em Pé, formado pelos comediantes Breno Moraes, Eurico Rodrigues, Luiz Alluado e Victor Ahmar, volta ao palco do Cupim Casquerado Bar/avenida Odilon Fernandes, 605, na quinta-feira (15), a partir de 21h, em mais uma espetacular apresentação. Reserve sua mesa pelo telefone (34) 3331-1500.
Teatro na veia
Grupo Todo-Um de Teatro apresenta A Flor e o Homem (Profecias aos que não temem dizer sim), no dia 20 (quarta-feira), em três sessões no Teatro Sesiminas, às 10h - 16h - 20h. Ingresso custa apenas R$8 (inteira) e R$4 (meia).
Solidariedade
A Magia da Música, espetáculo apresentado pelo grupo Marta Enes, ficará em cartaz no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, sempre às 20h. A renda será revertida para instituições assistenciais da cidade.
Museu mineiro convida Hélio Siqueira
A mostra Santos todos nós, do artista plástico que Uberaba conquistou, Hélio Siqueira, estreará em julho, em Juiz de Fora, a convite do Museu Murilo Mendes. Hélio trabalha no projeto desde o começo do ano e no último fim de semana, segundo o artista Paulo Miranda, foi feita a primeira queima no atelier, no “Forno Garrafão”, com boa parte das peças. Provavelmente, ainda nesta semana, eles realizem o “Forno de Buraco” e, na próxima, o “Forno de Papel”, finalizando assim mais de uma centena de peças que integrarão a mostra.
Queima de parte das peças que integrarão a mostra
Câmara Municipal preserva história
A Câmara Municipal de Uberaba distribui jornal e DVD de imagens contando a história dos 175 anos de instalação do Legislativo na cidade, com fatos e fotos importantes do período até os dias atuais, como resultado do Projeto Memória Viva. O informativo impresso e o DVD encantam aqueles que primam por exercer a cidadania e desconheciam as grandes realizações deste poder.
Paralelamente, na solenidade que comemorou os 237 anos da Polícia Militar de Minas Gerais, na terça-feira (5), na praça Magalhães Pinto, o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Dutra, foi homenageado com o Certificado de Colaborador Benemérito da corporação, entregue pelo comandante da 5ª Região de Polícia Militar, coronel Laércio dos Reis Gomes (foto abaixo).
destaque - Marília Bartolomeu e Hélio Siqueira cantaram Perhaps Love na solenidade da PM
Sesiminas recebe Murilo Gun e Marrom
Uma comédia em Preto e Branco, show formado por esquetes, improviso, música e dança, com Murilo Gun, o pioneiro do stand up comedy no Nordeste, e Marcelo Marrom, músico e compositor, com vídeos que receberam milhões de acessos, é o programa deste domingo (10), às 20h, no Teatro Sesiminas. Elogiado por referências da arte como Jô Soares, com casas lotadas e recordes de público, o espetáculo divide o foco entre os artistas e a plateia.
Estilos aprova tenor de Uberaba
Thiago Neves, tenor de Uberaba, pode ser um dos Três Tenores do Brasil, que a TV Record procura para gravar um álbum pela Sony Music e assinar um contrato de um ano com a gravadora. O quadro Estilos, apresentado pelo produtor musical Marco Camargo, do programa Tudo é Possível, é uma das melhores atrações da TV aberta dos últimos tempos. A ideia é reeditar com brasileiros o sucesso de Os Três Tenores, formado por Plácido Domingo, José Carreras e Luciano Pavarotti, que cantaram juntos em concertos, durante a década de 1990 e no início da década de 2000.
Thiago passou pela eliminatória no domingo passado e segue na disputa que elegerá o trio. Uberaba inteira torce por ele e com sua talentosa e emocionante apresentação, na semana passada, conquistou fãs por todo o país. Muitos espectadores foram às lágrimas assistindo à sua irretocável interpretação para a canção Somewhere. Integrante do Júri, o presidente da Sony Music, Alexandre Schiavo, disse que Thiago é um artista completo e está pronto para o mercado fonográfico.
Língua Afiada
NÃO CONFUNDA!
Não há regra sem “excessão”.
O certo é “exceção”.
Veja outras grafias erradas e, entre parênteses, a forma correta:
“beneficiente” (beneficente)
“previlégio” (privilégio)
“vultuoso” (vultoso)
“frustado” (frustrado)
“impecilho” (empecilho)
“entitulado” (intitulado)
“envólucro” (invólucro)
FIQUE ATENTO!
Ele foi um dos que “chegou” antes.
Um dos que faz a concordância no plural:
Ele foi um dos que chegaram antes (dos que chegaram antes, ele foi um).
Era um dos que sempre vibravam com a vitória do time.
Vive “às custas” da família.
O cert Vive “à custa” da família.
Use também em via de, e não “em vias de”:
Espécie em via de extinção. /Trabalho em via de conclusão.
O processo deu entrada “junto ao” STF.
Processo dá entrada “no” STF.
Igualmente:
O jogador foi contratado do (e não “junto ao”) Milan.
Cresceu muito o prestígio do jornal entre os (e não “junto aos”) leitores.
Era grande a sua dívida com o (e não “junto ao”) banco.
A reclamação foi apresentada ao (e não “junto ao”) Procon.
NÃO ERRE MAIS!
Sentou “na” mesa para comer.
Sentar-se (ou sentar) em é “sentar-se em cima de” - Normalmente você não senta em cima da mesa para comer, não é?
Veja o cert
Sentou-se à mesa para comer. / Sentou ao piano, à máquina de escrever, ao computador.
O fato passou “desapercebido”.
O certo é:
O fato passou despercebido, não foi notado.
Desapercebido significa desprevenido.
Ao meu ver.
Não ocorre artigo nestas expressões do verbo Ver. Assim: A meu ver, A nosso ver, A seu ver.
Dos leitores
Venho dar os parabéns pela coluna Cultura & Arte, com as regras gramaticais da língua portuguesa. Espero que “Língua Afiada” continue sendo publicada, ainda que uma vez por semana - Robertinho
Se você curte a página Cultura & Arte, visite http://rosedutra.blogspot.com/