Alternativa sedia lançamento. Apoteose dos gatos – contos, de Adhemir Marthins, autor do romance Um Exílio e um Reino e colunista do Blog da Alternativa, será lançado no dia 9, às 19h30, na Alternativa Cultural. Graduado em Filosofia e História, com pós em História Contemporânea, Adhemir conta que suas gavetas estão cheias de escritos entre romances, contos e poemas. Um pouco está no seu primeiro romance publicado e outro na coletânea que lança na semana que vem. Para ele, escrever é uma forma de enfrentar o mundo, é respirar em meio ao caos.
O Segredo dos Seus Olhos Adhemir Marthins lança coletânea
Espaço Arte recebe evento duplo. Arte em dose dupla é o que promete a noite de 14 de dezembro, em Uberaba, com o lançamento do livro de crônicas, Seguir Adiante, da educadora e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), Terezinha Hueb de Menezes, e a abertura da exposição Devaneios - óleo sobre tela, da artista plástica Aparecida Hueb. Será às 19h30, no Espaço Arte e Cultura, a linda galeria de Urbano Salomão.
A banda The Leds ganhou o troféu de Melhor Intérprete e de vice-campeã na categoria Universitário
Uberaba comemora Dia do Samba. Hoje é o Dia Nacional do Samba e roda com Fausto Reis e Convidados dá o tom da comemoração, neste domingo, com início às 10h30 e previsão de término às 13h30, no Mercado Municipal, em uma realização da Fundação Cultural de Uberaba. O professor, jornalista e agente cultural Antônio Carlos Marques fará uma apresentação contando a história do samba e suas curiosidades, com audição de gravações históricas - como Pelo Telefone, o primeiro samba gravado - dos principais sambistas brasileiros, intercalada com a música ao vivo.
Amanhã, às 20h, no Teatro Experimental de Uberaba - TEU, o Coral Cidade de Uberaba, regido por Marly Gonçalves, apresentará o espetáculo Em Casa de Bamba, Sua Majestade o Samba, com
17 músicas ao som de violão, cavaquinho, pandeiro, surdo, tamborim e flauta transversal, dança e vídeos, além de cenário alusivo à comemoração do Dia Nacional do Samba. O Coral é aberto à participação da comunidade. Os ensaios são realizados aos sábados, no TEU.
Ministério de Música Gratia Immersa
Samba e canção católica vencem Uniube Fest. Marina Rabelo com a canção Afim do Samba foi a grande vencedora do Uniube Fest, levando o primeiro lugar na categoria Universitário e os troféus de Melhor Letra e Melhor Arranjo. Antes da final, Marina disse que ficou imensamente feliz por ter sua canção classificada e a oportunidade de mostrar o seu trabalho. E ela acertou na previsã “Obrigadíssima aos que votaram! O festival vai ser lindo, vai dar samba!”.
Na categoria PIAS, a vencedora do Uniube Fest é a banda Ministério de Música Gratia Immersa, que iniciou suas atividades no ano de 2010, tendo como finalidade evangelizar através de canções que transmitem mensagens de amor, fé e esperança. Atualmente é composta por dez integrantes: Alcir Leandro (percussão), Alex Maia (baixo), Alynne Gondim (voz), Eduardo Romualdo (bateria), Giselle Romualdo (voz), Leonardo Gonçalves (guitarra), Luís Jr. (voz, violão e guitarra), Pablo Gil (teclado), Renata “Preta” (voz) e Robson Conrado (violão). Confira mais informações e fotos no hotsite http://www.uniube.br/eventos/uniubefest/.
Pacha em Uberaba
Música eletrônica desperta talentos. O talento do DJ tem sido mais um referencial de sucesso da música em festas, baladas, recepções, enfim. Uberaba, que tem uma inegável efervescência cultural, começa a ser também muito conhecida por este novo artista, que tem em suas mãos a possibilidade de transformar para melhor qualquer ambiente. A cidade já tem alguns nomes consagrados como Julinho Oliveira, Magrão, Renato Carneiro, Fabiano e, mais recentemente, Samhara e Juliana Pallatto. E outros vêm surgindo por força do talento, como Clayton DK, Vinny Depp, Patti Cicci, Jean Marco e Renato Bonetto. Sorte, Galera!!!
Imagem mostra o Presépio de Natal do ano passado
Pênfigo promove Feira do Amor. População solidária de Uberaba tem a chance de beneficiar o Hospital do Pênfigo. De 15 a 18 de dezembro será realizada a 1ª Feira do Amor - Natal 2011, evento pretende angariar recursos para a manutenção dos projetos sociais do Lar da Caridade, que atendem crianças, adolescentes e, ainda, famílias atendidas pelos projetos de educação “Vó Cida”, COM-VIVÊNCIA e Casas Lares, no que se refere às suas necessidades educacionais e pedagógicas. Mais informações pelo telefone (34) 3318-2900 ou pelo e-mail fogoselvagem@terra.com.br.
Vinny Depp, Patti Cicci e Clayton DK
DESTAQUE. Pacha em Uberaba, na semana passada, levou uma multidão à Casa do Folclore, para ver no line-up feras como Juan Diaz, Mário Fischetti, Rodrigo Ferrari, Diego Falleiros, Fabiano Tamburus, Samhara e VJ Spetto. Ponto para Top Entretenimentos!
Fausto Reis Marina Rabelo
Inauguração de Presépio abre Natal. Hélio Siqueira e Paulo Miranda, que a cada ano surpreende a cidade com a montagem do Presépio de Natal, deverão repetir a façanha em 2011. A inauguração do presépio será neste domingo, às 10h, no Museu de Arte Sacra (MAS). Durante o evento, haverá apresentação do Coral do Colégio Marista. O convite é da Fundação Cultural de Uberaba, através da diretora, Tânia Mara Garcia. Paralelamente, Hélio e Paulo preparam mais uma edição da Exposição Arte Acessível, que será promovida nos dias 9 e 10 deste mês, no ateliê dos dois. Imperdível!
Língua Afiada
Hoje com dicas do professor Sérgio Nogueira
MAU ou MAL?
Leitor critica manchete jornalística: “Saúde em mal estado”.
O leitor tem razão. Estamos escrevendo muito mal. Quem está em mau estado é o texto.
Não esqueça:
MAU é o contrário de BOM;
MAL é o contrário de BEM.
Se você não escreve bem, é porque escreve mal; se a Saúde não está em bom estado, é porque está em mau estado.
EMINENTE OU IMINENTE?
Leitor quer saber se está correta a frase: “Nessas ocasiões o clima fica tenso e as brigas são eminentes.”
O certo é: “Nessas ocasiões a clima fica tenso e as brigas são IMINENTES.”
Veja a diferença:
Eminente significa “ilustre, elevado, sublime”: “Ele é um político eminente”.
Iminente é “o que está prestes a acontecer”: “A chuva é iminente”; “Há um perigo iminente de explosão”.
VAI FAZER ou VÃO FAZER?
A frase errada era: “Vão fazer dez anos que não lhe vejo”.
Dois erros:
1º) O verbo FAZER, quando se refere a tempo decorrido, deve ser usado sempre no singular. É verbo impessoal (=sujeito inexistente). Devemos dizer “FAZ dez anos” e “VAI FAZER dez anos”;
2º) O verbo VER é transitivo direto. Pede objeto direto. O pronome LHE substitui objetos indiretos. Para os objetos diretos devemos usar os pronomes: o, a, os, as.
A frase certa é: “VAI FAZER dez anos que não O vejo (ou que não A vejo)”.
FIM ou FINAL?
Leitor faz um alerta: “Um novo modismo invadiu a TV e os jornais. Não há mais fim de semana, e sim final de semana.”
Só discordo quanto ao “novo modismo”. Há muito que observamos essa mania não só de “final de semana”, mas também de “final de jogo”, “final de ano”, “final do dia”…
FINAL é adjetivo (opõe-se a INICIAL): partida final, prazo final, julgamento final, juízo final…
FIM é substantivo (opõe-se a INÍCIO): fim de semana, fim de jogo, fim de ano, fim do dia…
DÚVIDA DO LEITOR
Sempre vejo alguém dizer que fulano interviu no caso. Está correto?
Luciano dos Santos – Uberaba
Está errado. O verbo INTERVIR é derivado de VIR. Se ele VEIO, ele INTERVEIO. A forma verbal interviu não existe.
Envie sua dúvida para rosedutracultura@gmail.com. A pesquisa será feita e o resultado, publicado na sexta que vem!
GUIA CIDADE
Ferveção
Hoje – 2 de dezembro
Sexta Vip com Joyce e Robson
22h – Central Pub
Amanhã – 3 de dezembro
Filme “O Segredo dos Seus Olhos”
Cine Cultura OAB
19h30 – Salão Nobre da OAB/Uberaba
Sábado Mix com Rildo & Riany e Banda
21h – Central Pub
Arena Atômica
23h - Favela Chic Rock Bar
Domingo– 4 de dezembro
Inauguração do Presépio de Natal
Montagem dos artistas Hélio Siqueira e Paulo Miranda
Apresentação musical do Coral do Colégio Marista
Realizaçã Fundação Cultural de Uberaba
10h – MAS - Museu de Arte Sacra - Igreja Santa Rita
Roda de samba com Fausto Reis e Convidados
Comemoração do Dia Nacional do Samba - Realizaçã Fundação Cultural de Uberaba
10h30 – Mercado Municipal
Terça – 6 de dezembro
Noite Sertaneja com Denílson & Tiago
22h – Central Pub
Quinta – 8 de dezembro
Rodrigo Lennix
22h – Central Pub
Sexta – 9 de dezembro
Lançamento do livro Apoteose dos gatos – contos, do escritor Adhemir Marthins
19h – Alternativa Cultural
Sábado – 10 de dezembro
Uma colcha de histórias: Contos para divertir e sonhar com Heliana Castro Alves
Das 11h às 12h – Alternativa Cultural
Quarta – 14 de dezembro
Lançamento do livro de crônicas Seguir Adiante, de Terezinha Hueb de Menezes, e exposição - Devaneios - óleo sobre tela, da artista plástica Aparecida Hueb
19h30 - Espaço Arte e Cultura - rua Major Eustáquio, 149 C