Adele ganha biografia. Chega às livrarias a biografia Adele - Uma vida, pela editora LeYa Brasil, escrita pelo jornalista Chas Newkey-Burden. Ao longo das páginas, o autor explora a trajetória da menina que hoje é a nova diva da pop music internacional e com apenas 23 anos, em quatro anos de carreira, já arrematou dois prêmios Grammy. A decisão de divulgar suas músicas no site My Space mudou o rumo de sua vida. Hoje, Adele é um ícone musical que veio para ficar.
Chas é autor de várias biografias de celebridades, entre elas a de Amy Winehouse. Ligue na Alternativa e reserve a sua! A dica da livraria esta semana destaca o livro Vinte mil léguas submarinas, adotado em escolas de Uberaba e que pode ser encontrado no Sebo da Alternativa, assim como vários outros.
Dom Alberto lança memórias. O livro de memórias Detalhes e retalhos de uma vida, de Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende (foto), será lançado hoje, às 20h, no Salão Padre Ângelo Pozzani, anexo ao Santuário de Nossa Senhora d’Abadia. Jornalista Ellen Gomes conta que o lançamento comemora o 30º aniversário da Ordenação Episcopal deste missionário estigmatino uberabense. Ele foi consagrado no Vaticano, através do saudoso Papa João Paulo II, bispo Emérito de Caetité, na Bahia. O prefácio do livro é assinado pelo professor Márcio Salge e a capa e design gráfico, por Alex Maia.
Presidente da Câmara recebe layout de livro sobre Legislativo. Já está nos últimos preparativos para impressão o livro O Poder Legislativo através do tempo, dos autores jornalista Evacira Coraspe e professor Pedro Coutinho, que se reuniram com o presidente da Câmara, Luiz Dutra, quando apresentaram o layout da obra. O livro divide-se em duas partes. A primeira refere-se ao Histórico Geral das Câmaras e a segunda destaca Memória, Patrimônio e Cultura do Poder Legislativo de Uberaba. O conteúdo é rico em informações e bem ilustrado com imagens internas e externas da Câmara, com suas belas pinturas parietais. Um capítulo é dedicado às legislaturas, com os respectivos nomes dos vereadores de cada época; os mais votados dos últimos 50 anos e esclarecimentos sobre o processo legislativo. Após avaliação de Dutra, que é extremamente atento à história, os autores vão encaminhar a obra para impressão.
Dutra recebe os autores Pedro Coutinho e Evacira Coraspe
DESTAQUES DE 2011
AMIZADE SINCERA – Encontro musical entre Renato Teixeira e Sérgio Reis foi aplaudidíssimo em Uberaba, em 2011, em uma realização do projeto Viola de Ouro. Clássicos integraram o repertório do show, que contou com a participação especial dos filhos dos cantores.
PASSEIO PITORESCO - Carne Quebrada, livro de Tiago de Melo Andrade, foi lançado em Uberaba, no dia 8 de abril de 2011, no Café & Sabor da Alternativa Cultural, com orelha escrita pelo saudoso Moacyr Scliar.
ARQUITETURA - Um dos destaques da mostra Casa Cor Brasília, a arquiteta e designer Ana Paula Barros, de Uberaba, ganhou o primeiro lugar no Prêmio Nacional Casa Claudia Design de Interiores na categoria Mostras de Decoração, com o Loft Bauhaus, em 2011.
LIVROS - A Festa Literária de Uberaba, de 15 a 17 de setembro de 2011, no Teatro Vera Cruz, Tenda das Ideias/calçadão ao lado do teatro, e Alternativa Cultural, transformou a cidade em capital da literatura com a presença dos escritores Ilan Brenman, Tiago de Melo Andrade, Renato Muniz Barretto de Carvalho, Fábio Sombra e Ziraldo.
SAX MÁGICO - O talentoso Lumumba integrou a banda que animou o Jantar Árabe em prol do Instituto de Cegos do Brasil Central, em outubro. Fãs mataram a saudade deste artista de Uberaba, que reside em Araxá.
MUSICAL - Sob a regência do maestro Darci Vieira da Silva, coordenação musical e artística de Daniel Lopes, Cristina Arruda e Rosana Prata, e direção-geral de Marta Enes Cruvinel, o musical Dança Comigo foi mostrado em maio, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, com renda para entidades assistenciais.
ARTE - Galeria de Arte do Centro de Cultura José Maria Barra recebeu a exposição “Fragmentos de um prisma”, apresentada por Luciana Brito Galeria, com curadoria de Andrés Hernández, uma das mais representativas de arte contemporânea de todos os tempos.
PRÊMIO - Com o vídeo Carteira de Pescador, Chico Lima foi premiado em primeiro lugar no Festival de Curtas sobre Educação Fiscal para a Cidadania, organizado pela Delegacia da Receita Federal de Administração Tributária (Derat), de São Paulo.
CONCERTO - Arthur Moreira Lima veio a Uberaba com o projeto “Um piano pela estrada”, que já brindou público de um milhão de pessoas, e se apresentou, no dia 24 de junho de 2011, na praça do 4º BPM.
DOCUMENTÁRIO O saudoso médico e escritor Elias Barbosa, amigo de Chico Xavier por cinco décadas, é tema de documentário produzido pelo pesquisador e documentarista espírita Oceano Vieira de Mel. O filme documentário será exibido em TV por assinatura e disponibilizado em DVD em 2012.
MÚSICA – O CD Minha música pra você foi lançado por Fausto Reis, com a participação especial de ilustres convidados, no dia 20 de agosto de 2011, no Teatro Sesiminas.
MAGIC - Ballet Beth Dorça, com o espetáculo Magic, marcou o fim de 2011. Três dias de pura emoção com belíssimas coreografias no Teatro Sesiminas. A bailarina Nayara Gondim foi a little girl do Magic, que também apresentou números de dança contemporânea e, ainda, O Lago dos Cisnes.
ESPETÁCULO - O maestro João Carlos Martins regeu concerto com a Filarmônica Bachiana Sesi-SP, no dia 20 de março de 2011, na Casa do Folclore, em Uberaba. O espetáculo fez parte das comemorações dos 60 anos da empresa Duratex. Ídolo e modelo de superação para uma legião de fãs, ele investe na missão de inserir crianças e jovens de baixa renda no mundo da música.
MENESTREL - Cantor e compositor Oswaldo Montenegro fez show em Uberaba, no dia 2 de outubro de 2011, no Campus Aeroporto da Uniube. Ao seu lado, Madalena Salles, virtuose da flauta e dos teclados. Integraram o repertório músicas novas e os clássicos que o consagraram como compositor: Bandolins, A Lista, Intuição, Lua e Flor e tantas outras.
SOLIDARIEDADE - A cantora Aracelle comandou a música na Noite Italiana, em prol do asilo Lar André Luiz, no Loft São Geraldo, dia 25 de junho, assinada pelos cursos de Direito e Administração da Universidade de Uberaba.
DANÇA - Sob a organização da bailarina Beth Dorça, com renda revertida para a Associação de Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba (Vencer), o espetáculo O Lago dos Cisnes, foi apresentado no teatro do Sesi, no Centro de Cultura José Maria Barra, tendo como solistas principais Isabella Pessotti, e Edson Fernandes.
CULT - Show de Maria Rita em Uberaba, no dia 18 de junho, no Centro Cultural Joubert de Carvalho, em uma realização de Diou Diou, marcou o calendário cult do ano. Ela cantou músicas de seus três CDs, além de canções inéditas e de trabalhos de amigos dos quais participou.
GUIA CIDADE
Ferveção
Hoje – 6 de janeiro
Virgínia Takay , Gustavo Pedrosa e Tide Bomfim
21h – Gaudí Hamburgueria
Sexta Vip com Branco & Bruno
22h - Central Pub
Weekend com DJs Analy Rosa/Fabiano/Samhara/Flávio Valle
23h - Cervejaria Santo Onofre
Amanhã – 7 de janeiro
Summer rock open bar com Banda B4/DJs Clayton dK e Jean Marco
22h - Cervejaria Santo Onofre
Sábado Mix com Jean & Jeferson
22h - Central Pub
Terça – 10 de janeiro
Noite Sertaneja com Rodrigo & Alexandre
22h - Central Pub
Quinta – 12 de janeiro
Noite das Intenções com Rodrigo Lennix
22h - Central Pub
Domingo – 15 de janeiro
Grupo Nova Onda/Entre Amigos/Luciano Borges
18h - Cervejaria Santo Onofre
Sábado – 21 de janeiro
Amnésia com os DJs Clayton dK/Vinny Depp/Yuri Gonçalves/Fabiano Resende
22h – Rua Artur Machado, 1.175- Inf.- (34) 9656-4891
Língua Afiada
Hoje com dicas do professor Sérgio Nogueira
O GRAMA ou A GRAMA?
A palavra GRAMA, referindo-se à “massa”, é do gênero masculino.
O correto é “DOIS gramas” e “DUZENTOS miligramas”.
ETC. OU ETC.. OU ETC
Quando se termina uma frase, basta escrever “etc.” (com um ponto). Não é necessário usar dois pontos (=o segundo seria o ponto final).
E usar reticências (três pontos) após o etc. é redundante: ou você usa o etc. ou as reticências.
DIA A DIA OU DIA-A-DIA
Segundo o novo acordo, palavras compostas que apresentem elementos de conexão só terão hífen se forem nomes ligados à zoologia ou à botânica: joão-de-barro, copo-de-leite…
Os demais compostos não terão hífen: dona de casa, fim de semana, lua de mel, pé de moleque, cara de pau, pé de cabra, passo a passo, disse me disse, sobe e desce…
Assim sendo, dia a dia não terá mais hífen quando usado como substantivo, com o sentido de “cotidiano”: “Isso tudo faz parte do dia a dia do carioca”.
Maiores OU Mais informações
Informação não tem tamanho, nem maior nem menor. O que se quer é uma maior quantidade de informações, ou seja, MAIS INFORMAÇÕES.
DÚVIDA DO LEITOR
RÁPIDO ou RÁPIDA?
Leitor quer saber se a frase “A bola tem que chegar rápida ao ataque” está certa.
Não é a bola que é rápida. RAPIDAMENTE é o modo como a bola deve chegar ao ataque. Trata-se, portanto, de um advérbio de modo. Não devemos esquecer que os advérbios são invariáveis (=não se flexionam).
Isso tudo significa que a concordância está errada. Devemos dizer que “a bola deve chegar RÁPIDO ao ataque”. Melhor ainda: “a bola deve chegar RAPIDAMENTE ao ataque”.
Envie sua dúvida para o e-mail rosedutracultura@gmail.com
Dica: se você curte a página Cultura & Arte visite http://rosedutra.blogspot.com.