Escritor premiado autografa na Alternativa
O premiado escritor Rodrigo Domit, que ganhou, entre outros, o Prêmio Nacional SESC de Literatura e o Prêmio Utopia de Literatura, lançará o livro Colcha de Retalhos, em Uberaba, na Alternativa Cultural, neste sábado, às 11 horas. Com textos curtos e, apesar da predominância maciça dos contos, escapa em alguns momentos para a poesia e para a crônica. Nascido em Curitiba e criado em Londrina, Rodrigo Domit escreve contos e poesias desde 2003. A obra conta com projeto gráfico da ilustradora londrinense Laís Brevilheri. Além do lançamento, haverá sarau com a presença confirmada de Léo Freitas (Nuvem Design), com violão e voz, e Emílio e Cia Rogê, com declamação de poesias. Não dá pra perder! Saiba mais sobre o escritor no http://rodrigodomit.blogspot.com/.
Vencedora do Pulitzer vem ao Brasil
Jennifer Egan, autora do livro A Visita Cruel do Tempo, vencedor do Prêmio Pulitzer de Ficção 2011, virá ao Brasil participar da FLIP, que ocorrerá entre os dias 4 e 8 de julho, em Paraty, Rio de Janeiro. A editora Intrínseca revelou recentemente a capa do livro O Torreão, um de seus próximos lançamentos da escritora.
Carnival... será lançado em setembro
Carnival of Souls é o novo livro de Melissa Marr, autora da já conhecida série Wicked Lovely, com publicação dos dois primeiros volumes no Brasil pela editora Rocco. Carnival é o primeiro de uma série voltada para o público Young Adult, com previsão de lançamento para 4 de setembro deste ano, no exterior.
DESTAQUE - Reynaldo Gianecchini está em Jerusalém, cidade sagrada de Israel, acompanhado de sua mãe, Heloísa. Ele se emocionou ao visitar o Muro das Lamentações, onde foi agradecer pela saúde e cura do câncer. Giane retorna ao Brasil no início de julho, para o início das gravações da novela Guerra dos Sexos.
Homenagem. Dri Ribeiro e Thiago Neves são os convidados da Fundação Cultural de Uberaba para apresentações no Domingo Cultural, no Mercadão, a partir das 10h, em homenagem aos profissionais da imprensa.
Mostra destaca Caravaggio
Após três anos de negociações, o Masp recebe a maior mostra sobre Caravaggio já feita na América Latina. Obras do mestre barroco Michelangelo Merisi da Caravaggio(1571-1610) serão exibidas até 15 de julho na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte. Em seguida, os quadros irão para São Paulo e serão expostos no Masp, entre 26 de julho e 30 de setembro, como parte do Momento Itália-Brasil (2011-2012). Entre os trabalhos de Caravaggio expostos no Brasil estão São Jerônimo Que Escreve (foto) e São Francisco em Meditação, obras clássicas do pintor italiano. Caravaggio é conhecido pelas suas experimentações pioneiras e pela técnica claro-escuro.
*Arraial Apaeano é o programa do dia 15 de junho, às 19h, na sede da Associação, na rua Milton Campos, 350, com comidas típicas, show musical, quadrilha. Mais informações pelo telefone (34) 3331-7500. Convite custa R$ 10.
*Eco Arraiá da Escola para Surdos Dulce de Oliveira será realizado no dia 23 de junho, às 18h, na sede da escola, na rua Espir Nicolau Bichuette, 230, no bairro São Benedito. Mais informações pelo telefone (34) 3336-5319. Convite antecipado custa apenas R$ 10.
Sesiminas recebe Viola de Arco
O espetacular projeto Arte Explanada apresenta, nesta quarta-feira, 6, às 20h, no Centro de Cultura José Maria Barra/Sesiminas, Viola de Arco, com o violinista Willian Rodrigues, que será acompanhado ao piano por Glades Pádua, interpretando composições de Schumann, Bach e Guerra Peixe, entre outros. A iniciativa é resultado de parceria entre o CCJMB com o grupo Acuas, composto pelo quarteto de cordas de Ribeirão Preto, que sempre destaca um convidado, em que o público assiste ao espetáculo e ouve explanações dos músicos acerca das peças apresentadas.
Paralelamente, no dia 6, na Galeria de Arte do CCJMB, haverá abertura da mostra Pinturas Suspensas, de Mizac, que permanecerá à disposição do público visitante até o dia 1º de julho. E no dia 13, O Eterno Retorno, espetáculo inspirado na obra Gaia Ciência, de Nietzsche, e poesias de Fernando Pessoa.
O músico Willian Rodrigues é o convidado do dia 6
Solidariedade em alta
A Orquestra de Viola se apresentará, nesta sexta-feira, dia 1º de junho, às 15h, no Asilo Santo Antônio. No dia 8, será a vez do grupo Chorocultura. São apenas algumas das atrações que vão integrar as comemorações dos 100 anos da Associação Beneficente “8 de Setembro” - Asilo Santo Antônio. Mais informações pelo telefone (34) 3332-1747.
A dupla Guto & Rafael é uma das atrações do Arraiá do Jockey, nesta sexta-feira, 1°, a partir das 20h, na piscina central do Jockey Park, em parceria com a Apae. A noite ainda contará com as duplas Vander & Vandeir, Suellen & Francielly e DJ Juliana Pallatto. Mais informações pelo telefone (34) 3318-8400.
A Organização dos Amigos Solidários à Infância e à Saúde (Oasis) e o Uirapuru Iate Clube realizam, neste sábado, a partir das 19h, no UIC, a tradicional Festa do Interior, com apresentações da Cia. de Dança Maria Helena e da Academia Swimming, além de show com a dupla Rodrigo & Alexandre.
A dupla Guto & Rafael Dupla Rodrigo & Alexandre
Todo - Um encena no TEU
Começa nesta sexta-feira a temporada do Grupo Todo-Um de Teatro com o espetáculo A Flor e o Homem, às 20h, no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), que se estenderá até domingo. Através da releitura de textos de Caio Fernando Abreu e Carlos Drummond de Andrade, os atores mostram o desafio de construir uma identidade imune às influências da massificação. A peça destaca a dificuldade do ser humano em lidar com os desafios contemporâneos.
Filme Les Miserables estreia em 2013
Cinéfilos uberabenses já estão ansiosos à espera da adaptação cinematográfica do musical Os Miseráveis — esta é a versão da Broadway para a obra de Victor Hugo —, que tem lançamento previsto para março de 2013. Anne Hathaway interpreta Fantine, responsável por um dos solos mais famosos do musical: a canção I Dreamed a Dream. Parte da performance da atriz em Les Miserables pode ser vista no trailer divulgado na quarta-feira (30/05) no http://www.youtube.com/watch?v=EnLSG5t_dc8&feature=youtu.be. Integram o elenco, entre outros, os ótimos Hugh Jackman e Russell Crowe.
Anne Hathaway interpreta Fantine na adaptação cinematográfica de Os Miseráveis
Língua Afiada
TACHAR / TAXAR / LADRA
✕Marta foi taxada de ladrona.
✓Marta foi tachada de ladra.
Tachar: é acusar, censurar. Outros exemplos: Ele também foi tachado de ladrão / O promotor foi tachado de leviano.
Taxar é regular o preço; regular, moderar, lançar uma taxa (tributo) sobre.
Pode também significar “qualificar”: Muitos taxam a medicina
de infalível.
Ladrã seu feminino é ladra.
O correto, portanto, é:
Marta foi tachada de ladra.
BEM-VINDO / BENVINDO
✕Seja benvida, Maria Cristina.
✓Seja bem-vinda, Maria Cristina.
Bem-vindo(a): é um adjetivo composto.
Bemvindo(a) (sem hífen) é nome de homem ou de mulher. O plural de “bem-vindo” é “bem-vindos”; o feminino é “bem-vindas”. Assim: Bem-vindo, prezado mestre. / Bem-vinda, prazada professora.
O correto, portanto, é:
Seja bem-vinda, Maria Cristina.
DISPENSA / DESPENSA
✕A dispensa da casa estava sempre cheia de bons alimentos.
✓A despensa da casa estava sempre cheia de bons alimentos.
Dispensa: isenção, desobrigaçã Recebeu a dispensa do serviço militar.
Despensa: local onde se guardam alimentos.
O correto, portanto, é:
A despensa da casa estava sempre cheia de bons alimentos.
DEPREDAR
✕Os adversários de Danielle depedraram o caminhão.
✓Os adversários de Danielle depredaram o caminhão.
A forma correta é depredar: “roubar”, “saquear”, “destruir”.
O correto, portanto, é:
Os adversários de Danielle depredaram o caminhão.
POSSUIR
✕Ele possue mais de dez apartamentos.
✓Ele possui mais de dez apartamentos.
Possuir: nas formas dos verbos terminados em “uir”, mais precisamente na 2a e 3a pessoas do singular do presente do indicativo, grafa-se “-ui” e não “ue”, isto é, emprega-se a letra “i” e não a letra “e”. Assim: possuis, possui.
Observe também o verbo “concluir”: “concluis”, “conclui”.
O verbo “poluir” também: poluis, polui.
O correto, portanto, é:
Ele possui mais de dez apartamentos.
HAJA / AJA
✕Que você haja com prudência.
✓Que você aja com prudência.
Aja é do verbo “agir”. Haja, do verbo “haver”.
Aja: presente do subjuntivo do verbo “agir” (que eu aja, que tu ajas, que ele aja, etc.).
Haja: presente do subjuntivo do verbo “haver” (que eu haja, que tu hajas, que ele haja, etc.).
O correto, portanto, é:
Que você aja com prudência.