CULTURA & ARTE

Espetáculo A Magia da Música

Grupo Marta Enes comemora 25 anos com o espetáculo A Magia da Música, com...

Rose Dutra
Publicado em 15/06/2012 às 11:40Atualizado em 19/12/2022 às 19:06
Compartilhar

Livro critica conceito de politicamente correto

O filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, com o seu Guia politicamente incorreto da filosofia, lidera a lista dos livros mais vendidos, segundo a Veja, no estilo não-ficção. O livro é uma crítica ao conceito de politicamente correto em que o autor usa ideias de vários filósofos misturadas com as suas. Pondé escreve semanalmente na Folha de S.Paulo, é autor de vários livros e tem uma linha de pensamento marcada pelo pessimismo e pelo conservadorismo. Ele desenvolve uma ideia de que, ao contrário do que se tenta dizer, quanto mais o homem ama uma mulher, mais inseguro ele fica. Entre os filósofos mais politicamente incorretos, de acordo com Pondé, sob a ótica do termo, que é contemporâneo, está Nietzsche.

Livro resgata história do Legislativo

A obra que sintetiza a evolução do Poder Legislativo do Brasil, consequentemente em Uberaba, escrito pela jornalista Evacira Coraspe e pelo professor Pedro Coutinho, por designação do presidente da Câmara Municipal, Luiz Humberto Dutra, está com edição concluída. O livro O Poder Legislativo através dos Tempos traz muitas fotografias das obras de arte da Casa, das belíssimas pinturas parietais e revela história, patrimônio, cultura e arte. Nesta semana, o presidente recebeu em seu gabinete a Comissão de Revitalização, Cultura e Memória, presidida por Evacira, com o vice-presidente, Sérgio Cad, além de Luiz Cláudio Argondizzi e Edméia Cassia, colaboradores do trabalho.

Dutra recebe integrantes da Comissão de Cultura e Memória

Alternativa recebe mestre de bhakti yoga

Purushatraya Swami, coordenador da Comunidade Sustentável e Ashram Hare Krishna, em Paraty, e criador do Instituto Paramatma de Filosofia e Espiritualidade Aplicada, estará em Uberaba neste fim de semana, quando atuará como facilitador do Seminário “Bhagavad-Gitá em seis aspectos: História - Filosofia - Psicologia - Ética - Yoga - Misticismo”. A promoção do evento é do Núcleo de Bhaki-Yoga e Filosofia Vedanta de Uberaba. Antes, nesta sexta-feira (15), das 18h às 19h30, Purushatraya Swami estará na Alternativa Cultural (rua Major Eustáquio, 500) para um bate-papo com os interessados no assunto, com entrada franca.

Zebu em Pé no Casquerado

O grupo de stand up Zebu em Pé renova elenco e volta ao palco do Cupim Casquerado Bar/avenida Odilon Fernandes, 605, na quinta-feira (21), a partir de 21h, em mais uma espetacular apresentação. Reserve sua mesa pelo telefone (34) 3331-1500.

DOMINGO CULTURAL

Quarteto de cordas formado pelos músicos Carlos Giovanny, Carlos Valeriano, André Fernandes e Ricardinho Moraes, com MPB de alta qualidade e sofisticação, será a atração no Mercado Municipal, neste domingo, a partir das 10h.

GRUPO MARTA ENES

Grupo Marta Enes comemora 25 anos com o espetáculo A Magia da Música, com repertório variado contemplando músicas brasileiras, ritmos latinos, grandes clássicos e compositores da atualidade, nos dias 29 e 30 de junho e no dia 1º de julho, sempre às 20h, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, com renda revertida para instituições assistenciais da cidade.

Cariúnas desvenda Velho Chico no Sesiminas

Com musicais em alta em Uberaba, neste domingo (17), às 11h, no Teatro Sesiminas, com entrada gratuita e classificação livre, será a vez do espetáculo Cariúnas – Rio Mar – Mistérios do Velho Chico. Embaladas por música coral e instrumental, 40 crianças e adolescentes do programa sociocultural de Belo Horizonte, desvendam o rio São Francisco, suas belezas e problemas, com a regência de Vivian Assis e direção de Tânia Cançado. Espetáculo remete a plateia à consciência de que a natureza merece olhos atentos e valorização.

E o Grupo Todo-Um de Teatro apresentará, no Teatro Sesiminas, no dia 20 (quarta-feira), em três sessões, 10h, 16h e 20h, A Flor e o Homem (profecias aos que não temem dizer sim), peça que evidencia a dificuldade do ser humano em lidar com os desafios contemporâneos, através da releitura de textos de Caio Fernando Abreu e Carlos Drummond de Andrade.

O Fantasma da Ópera chega dia 21

Guilherme França Assunção (Fantasma) e Amanda Luiza Amaral Araújo (Christine) são os protagonistas do musical

O Fantasma da Ópera, que será apresentado em Uberaba, nos dias 21,

22 e 23, pontualmente às 19h30, no Centro Cultural Cenecista Joubert de Carvalho, produzido e coordenado por Miriam Barbosa Morel, com renda destinada à Casa do Caminho e à Casa de Lóide e Eunice. Também integram o elenco, entre outros, Giovanna Cruvinel Pagliaro (Fantasia - Homem e mulher) Artur Batistuta (Monsieur Firmin), Ísis Cunha Oliveira Barbosa (Carlotta) Luiza Perez Medina Gomide (Meg Giry) e Vanessa Isabel Leal Salvador Bizinotto (Madame Firmim).

Guilherme França e Amanda Amaral; Giovanna Cruvinel, Artur Batistuta, Ísis Cunha Oliveira Barbosa, Luiza Perez e Vanessa Salvador, nos ensaios do musical beneficente, que estreará dia 21, no Joubert de Carvalho

Miriam conta que o projeto pedagógico “Musicais” estreou em 2003 com elenco de aproximadamente 80 alunos.

A adaptação ganhou um toque especial em várias produções nos anos seguintes. As apresentações não se limitaram a Uberaba, percorrendo várias cidades do Brasil, como Varginha, Caeté, Brasília, Gramado e Salvador.

Atualmente, o elenco conta com 215 integrantes e, aproximadamente, 120 figurinos, envolvendo alunos do Maternal – 2 anos ao Ensino Médio, acompanhados pela Orquestra Filarmônica Cenecista

Dr. José Ferreira. Em celebração aos dez anos de sucesso do projeto, foi escolhida a montagem O Fantasma da Ópera.

FOLIA DE HISTÓRIAS

Neste sábado tem Arraial da Alegria, com histórias para toda a família, no Jardim Suspenso da Biblioteca Pública Bernardo Guimarães, das 10h às 11h, com entrada franca.

Miriam Morel acredita que, além de o projeto possibilitar o trabalho das emoções, desenvolver a sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, entre outras coisas, destaca a oportunidade de ampliação da bagagem cultural com o aprendizado de junção com a música, a dança, a literatura e as artes cênicas. Ela diz que o objetivo é divulgar a manifestação artística e cultural, como uma nova relação do ser humano com a realidade que o cerca, desempenhando um papel fundamental, como a perspectiva educacional de melhores condições de vida para toda a sociedade. Entre no http://rosedutra.blogspot.com e confira  programação completa e a ficha técnica deste espetáculo que marcará o calendário cultural da cidade.

Hoje tem show solo do comediante Victor Ahmar, às 20h, no Teatro Experimental de Uberaba, com participação especial de Breno Moraes e Luiz Alluado. Miriam Morel

Língua Afiada

Com dicas do professor Sérgio Nogueira

TRÁFEGO = de trânsito, movimento –

“O tráfego está muito intenso nesta rua”;

TRÁFICO = comércio – “O tráfico de drogas está cada vez maior”;

DESTRATAR = tratar mal – “Foi destratada em público pelo marido”;

DISTRATAR = romper um trato – “Não querem mais cumprir o contrato. Vão assinar um distrato”;

IMPLANTAR e IMPLEMENTAR?

IMPLANTAR = dar início; IMPLEMENTAR = desenvolver, pôr em prática.

DESCRIMINAR e LEGALIZAR?

DESCRIMINAR = inocentar de um crime, descriminalizar; LEGALIZAR = tornar legal.

EM PRINCÍPIO e A PRINCÍPIO?

EM PRINCÍPIO = em tese, em teoria;

A PRINCÍPIO = no começo, inicialmente.

DE ENCONTRO A e AO ENCONTRO DE?

DE ENCONTRO A = contra; AO ENCONTRO DE = a favor.

EVENTUAL x POSSÍVEL x PROVÁVEL x POTENCIAL?

EVENTUAL = ocasional, esporádico, ocorre de vez em quando, difícil de acontecer;

POSSÍVEL = tudo o que pode acontecer;

PROVÁVEL = o que deve acontecer;

POTENCIAL = o que pode vir a ser.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por