CULTURA & ARTE

Espetáculo atraiu público expressivo

Show beneficente do Grupo Marta Enes A Magia da Música apresentado na...

Rose Dutra
Publicado em 06/07/2012 às 11:18Atualizado em 19/12/2022 às 18:40
Compartilhar

História revela poder da introversão

O poder dos quietos, da americana Susan Cain, está entre os livros mais vendidos nos Estados Unidos, segundo o The New York Times, lançado no Brasil pela Editora Agir, destaca a introversão como um dos ingredientes fundamentais para a criatividade e inovação. O livro descarta a timidez como sinônimo para introversão, que é a preferência por ambiente onde não predominam os estímulos externos.

Cine Cultura exibirá documentário com debate e entrada franca na OAB

O documentário Lucilia, 90 anos de memória, dirigido pela jornalista Tereza Ávila, será exibido pelo Cine Cultura OAB, neste sábado, dia 7, às 20h, no Salão Nobre da 14ª subseção da entidade (na rua Lauro Borges, 82), com debate sobre o livro Lucilia - Rosa Vermelha, tendo como moderadores, o jornalista Luiz Alberto Molinar e a historiadora Luciana Maluf, que são coautores do livro. Também estará no evento, memorialista e dono da Editora Bertolucci, que publicou o livro, Carlos Alberto Cerchi. O documentário e o livro abordam a vida da revolucionária Lucilia Soares Rosa, uma das primeiras vereadoras de Minas Gerais, nascida em Uberaba, em 1912. A entrada é gratuita. Saiba mais sobre esta irreverente mulher acessando  http://www.youtube.com/watch?v=_cgl3pMJpmA.

O diretor de seleções da CBF e ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, conta tudo o que viveu no comando do clube, em O Mais Louco do Bando livro lançado pela editora G7 Books, no mês passado. A publicação traz a trajetória dele e a do clube também após a queda para a segunda divisão em 2007.

Em prol do ICBC. Festa Julina do SESC terá parte da renda revertida para o Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC), neste sábado, dia 7, das 17h às 22h. O ICBC participará com barracas e brincadeiras. A entrada será 1k de alimento não perecível, que será doado às instituições parceiras. Além das barracas e da tradicional quadrilha “vai quem quer” haverá casamento caipira e banda.

Legislativo é contado em livro

O lançamento do livro O Poder Legislativo através do Tempo, de autoria da jornalista Evacira Coraspe e do professor Pedro Coutinho, foi realizado ontem, no Paço Major Eustáquio, praça Rui Barbosa, no salão nobre “Mario Guimarães”. A obra revisada e ampliada engloba história, educação, política, cultura e arte. São citados todos os presidentes da Câmara, todas as legislaturas, os vereadores mais votados, a restauração do edifício sede do Legislativo, além de informações históricas do funcionamento das Câmaras no contexto das Constituições.

A distribuição é gratuita. Trata-se de um projeto cultural do presidente da Câmara, Luiz Dutra, com apoio do Arquivo Público de Uberaba, dirigido por Lélia Bruno, e revisão da educadora e poeta Iara Fernandes. A capa assinada pela agência Solis mostra a cidade de Uberaba em flash de Marise Romano, e lustre e máquina de escrever fotografados por Lindomar Rogério.

Presidente Dutra com os autores Evacira Coraspe e Pedro Coutinho

Tenor de Uberaba no topo

Thiago Neves, tenor de Uberaba, que está na final do quadro Estilos, do programa Tudo é Possível, conduzido por Ana Hickmann, que elegerá os Três Tenores do Brasil. As gravações aconteceram nesta quinta-feira, com a presença de um grupo de uberabenses que foram até à Record para torcer e aplaudir o excepcional cantor que tem grandes chances de ser um do trio que gravará um CD pela Sony Music e terá contrato com a gravadora. O programa irá ao ar neste domingo, às 15h.

Thiago Neves, tenor de Uberaba

Espetáculo atraiu público expressivo ao Vera

Show beneficente do Grupo Marta Enes A Magia da Música apresentado na semana passada, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, ainda recebe os melhores comentários. Todos encantados com o talento dos solistas e, é claro, com os bailarinos. Com a regência do maestro Darci Vieira Silva e direção geral de Marta Enes, os conceituadíssimos músicos acompanharam os cantores em repertório eclético e de muito bom gosto.

Dri Ribeiro cantou lindamente a canção Vermelho

Elenco encerra o espetáculo sob aplaudo do público

Marta Enes recebe elogios pelo belíssimo evento

REPRISE. Quem perdeu O Fantasma da Ópera tem mais uma, ou melhor, três chances de assistir. A coordenadora e produtora do espetáculo, professora Miriam Morel, revela que haverá reprise do musical, nos dias 23 e 24 de agosto, às 19h30, e no dia 26 (domingo), às 18h, no Centro Cultural Cenecista Joubert de Carvalho.

Publicação conta história do Timão

O diretor de seleções da CBF e ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, conta tudo o que viveu no comando do clube, em O Mais Louco do Bando livro lançado pela editora G7 Books, no mês passado. A publicação traz a trajetória dele e a do clube também após a queda para a segunda divisão em 2007.

Língua Afiada

Com dicas do professor Sérgio Nogueira

 

ATERRIZAR ou ATERRISSAR?

O velho dicionário Caldas Aulete só registrava a forma aterrissar. No entanto, a forma aterrizar já está devidamente registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, publicado pela Academia Brasileira de Letras, e por vários dicionários, entre eles o próprio Aulete digital, o Houaiss, o Michaelis e o Aurélio.

Aqui não há mais discussão. As duas formas são totalmente aceitáveis.

MAU-OLHADO ou MAL-OLHADO?

As duas palavras existem, mas apresentam significados diferentes:

a) mal-olhado = adjetivo, é o “que não é bem visto, bem aceito; malvisto; detestado, odiado” (Dicionário Michaelis).

b) mau-olhado = substantivo, é a “qualidade que a crendice popular atribui a certas pessoas de causarem desgraças àquelas para quem olham”.

Observaçã o adjetivo mal-olhado não aparece no dicionário Aurélio, mas está registrado no dicionário Michaelis e no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da ABL.

INCIPIENTE = iniciante, o que está no início – “Era um projeto incipiente”;

INSIPIENTE = não sapiente, ignorante, sem sabedoria – “Era um argumento insipiente”;

RATIFICAR = confirmar – “O presidente vai ratificar a nossa decisão”;

RETIFICAR = corrigir – “É necessário retificar o seu erro”;

DESAPERCEBIDO = não apercebido, desprovido, desinformado – “Ficou desapercebido” ;

DESPERCEBIDO = não percebido, não observado – “O juiz passou despercebido”;

Alguns dicionários já consideram DESAPERCEBIDO sinônimo de DESPERCEBIDO (= não despercebido).

MANDATO = representação, poder de mando – “Cassaram o seu mandato”;

MANDADO = ordem judicial – “Impetrou um mandado de segurança”;

TRÁFEGO = de trânsito, movimento – “O tráfego está muito intenso nesta rua”;

TRÁFICO = comércio – “O tráfico de drogas está cada vez maior”;

DESCRIÇÃO = ato de descrever – “Foi fazer a descrição do cenário”;

DISCRIÇÃO = qualidade de quem é discreto – “Agiu com muita discrição”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por