Festival de Dança confirma valores no SesiMinas
O IV Festival Regional da Dança de Minas Gerais, promovido pelo Conselho Brasileiro da Dança, no Teatro SesiMinas, na semana passada, contou com a participação de grupos de várias cidades mineiras, além de Uberaba, entre elas Divinópolis, Patos de Minas, Araxá, Uberlândia, Araguari e Belo Horizonte, que apresentaram trabalhos de ballet clássico, moderno, contemporâneo, jazz e danças populares. “No meu jardim, rosas ao luar”, coreografia de Emerson Mariano, interpretada pelos bailarinos da Academia Beth Dorça, abriu o Festival.
Integraram o Júri renomados nomes da dança, como Guivald de Almeida, conceituado professor de ballet clássico e um dos diretores do Grupo Especial de São Paulo; Luana Campos, professora de Jazz e Sapateado de São Paulo; Bethânia Paiva, primeira bailarina da Cia. de Dança Sesiminas e a ex-bailarina da Academia Beth Dorça, Janaína Castro, hoje bailarina solista do Grupo Corpo.
Com a participação da bailarina Nayara Gondim, que a cada apresentação deixa evidente o seu amadurecimento artístico, com apenas 11 anos, o Grupo Dorcinha, com a coreografia “Tribus Sound”, de Emerson Mariano, ganhou o 1º lugar na modalidade Contemporâneo Juvenil. O 1º lugar Duo Livre Adulto ficou com Fernanda Machain e Vinícius Oliveira, com a coreografia “Dois”, do coreógrafo Hélio Silva, que recebeu o Prêmio Revelação do Festival. É dele a coreografia “Quando não está”, que ganhou o 1º lugar Solo Feminino Adulto, com Bárbara Weitzel. E Hélio ganhou, ainda, o 1º lugar Solo Masculino Adulto, com a coreografia “Diante de mim mesmo”, de Edson Fernandes.
ara Sempre, que está entre os mais vendidos de Veja Raízes Arbëreshë - Histórias e memórias da família Riccioppo
Para Sempre encanta leitores
Para Sempre, que está entre os mais vendidos de Veja, conta a história do casal Kim e Krickitt Carpenter. Segundo a crítica, trata-se de um livro puro, verdadeiro, que leva o leitor à reflexão, como bem diz Bárbara Lorentz. Eles se casaram numa cerimônia grande, bonita. No primeiro Dia de Ação de Graças casados, o casal resolveu dirigir até a casa dos pais de Krickitt e dar carona para um amigo deles. Mas não há como prever o rumo que as coisas tomam. Kim não estava se sentindo bem e Krickitt tomou posse do volante. Eles acabaram se envolvendo em trágico acidente em que a motorista foi a mais prejudicada. A editora é Novo Conceito. Quem já leu espera ansiosamente a chegada da história aos cinemas.
Sarau abre leque para o talento
Sarau de Quixote é o programa do dia 14 de abril de 2012, das 11h às 12h30, na Livraria Alternativa, com participação da Cia. Rogê. Quem tem um texto bacana pode levá-lo e fazer a leitura diante dos participantes, assim como mostrar outros talentos como dança, interpretação. O local e hora certos para extravasar sua veia poética e deixar sua sensibilidade atingir o cume. Experimente!
Os homens são de Marte, é pra lá que eu vou”, espetáculo que, em seus seis anos em cartaz O comediante Léo Lins aterrissa em Uberaba para curta temporada de apenas dois dias (14 e 15 de abril)
Alternativa atrai leitores e profissionais
O espaço do Café Sabor&Saber da Alternativa Cultural está sendo cada vez mais utilizado para reuniões, cursos, lançamentos, bate-papos, saraus, aulas, danças. O local começa a ser escolhido também para encontros pessoais/profissionais, já que dispõe de wi-fi, tecnologia que permite a conexão entre vários dispositivos sem fio. Nesta semana, por exemplo, sediou o lançamento do site pessoal do advogado Rodrigo Mateus.
Destaque da Semana
Por iniciativa do professor Décio Bragança, evento realizado na terça-feira (3 de abril de 2012), resgatou As sete palavras da cruz, na Universidade de Uberaba. Participaram, entre outros, os professores Marco Antônio Nogueira, Cláudio Yudi, Leila Venceslau Rodrigues da Cunha, Aldo Matos, Alan Carlos da Silva, Renê Bernardes, Otaviano Mendonça.
Na foto, com Beth Dorça, Carol Guardieiro, Vinícius Oliveira, Fernanda Tannus, Emerson Mariano, Jonatã Martins, Giovanna Passos, Letícia Dias, Natália Manfredini, Thaysa Brink, Michelle Dorça, Michael Sérgio, Ana Gabriela Fortes, Victoria Ficher, Nayara Gondim e Maria Luiza Renaud
Plauto lança Raízes Arbëreshë
Como antecipou esta coluna, no começo deste ano, em uma iniciativa do Arquivo Público de Uberaba e da Alternativa Cultural, será lançado, no dia 26, o livro de Plauto Riccioppo Júnior, Raízes Arbëreshë - Histórias e memórias da família Riccioppo, em que revisita o passado dos imigrantes italianos que chegaram a Uberaba no fim do século 19 e início do século 20 e adotaram a cidade como sua terra e dos respectivos descendentes.
Martelli traz “Os homens são de Marte...”
Em “Os homens são de Marte, é pra lá que eu vou”, espetáculo que, em seus seis anos em cartaz, já recebeu mais de um milhão de espectadores, Monica Martelli brinda o público com uma performance aclamada pela crítica. As apresentações acontecerão nos dias 21 (sábado – 21h) e 22 (domingo – 19h), com a assinatura TC Produções.
Por iniciativa do professor Décio Bragança, evento realizado na terça-feira (3 de abril de 2012), resgatou As sete palavras da cruz, na Universidade de Uberaba.
Léo Lins se apresentará em Uberaba
O comediante Léo Lins aterrissa em Uberaba para curta temporada de apenas dois dias (14 e 15 de abril) com o stand-up Surreal, no Teatro Sesiminas, em uma promoção ShowBrasil. Com vídeos no YouTube que já receberam dois milhões de acessos, Léo Lins está entre os 90 comediantes mais vistos no mundo.
E vem aí uma parceria incrível entre o violinista Nicolau Sulzbeck e os músicos Fausto, Boi, Reinado, Caju, Netinho, Bosco e Paulão, com estreia dia 19, no SesiMinas
Língua Afiada
NÃO ENCHA LINGUIÇA
Três exemplos retirados de bons jornais:
1. “A largada será no Leme. A chegada acontecerá no mesmo local da partida.”
Bastava ter escrit “A largada e a chegada serão no Leme.”
1. “O procurador encaminhou ofício à área criminal da Procuradoria determinando que seja investigado…”
Sendo diret “O procurador mandou investigar”.
1. “A posição do Governo brasileiro é de que esgotem todas as possibilidades de negociação para que se alcance uma solução pacífica.”
Enxugando a frase: “O Brasil é a favor de uma solução pacífica”.
Fui eu QUEM FEZ ou Fui eu QUE FIZ?
Tanto faz.
O verbo pode concordar com o pronome QUEM (=quem fez) ou com o antecedente do pronome QUE (=eu que fiz).
Vamos observar o exemplo que um leitor encontrou no livro Memorial do Convento do grande escritor português José Saramag “…são eles quem está construindo a obra que lhe vou mostrar…”
Nesse caso, embora o antecedente esteja no plural, o autor faz o verbo concordar com o pronome QUEM: “…eles quem ESTÁ construindo…”
HÁ CERCA DE ou ACERCA DE ou A CERCA DE?
a) HÁ CERCA DE
= “existem perto de”:
“Há cerca de trinta alunos em sala.”
= “faz perto de” (tempo decorrido):
“Não nos vemos há cerca de trinta dias.”
b) ACERCA DE (= a respeito de, sobre)
“Falávamos acerca do jogo de ontem.”
c) A CERCA DE
= referência a tempo futur
“Só nos veremos daqui a cerca de trinta dias.”
= referência a distância:
“Estamos a cerca de trinta quilômetros do tal lugarejo.”
= substantiv
“Cortaram a cerca de arame farpado.”
“Em baixo OU embaixo?”
EMBAIXO deve ser escrito sempre “junto”. A confusão se deve ao fato de EM CIMA ser escrito “separado”. Lembre-se do “V” da vitória: EMBAIXO junto, EM CIMA separado.